Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Erro Barra de Progresso

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
AndersonRamos
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Jan 21, 2019 9:50 am

Erro Barra de Progresso

Mensagem por AndersonRamos »

Prezados, boa tarde!

Estou enfrentando alguns problemas no VBA, com erros mais frequentes na barra de progresso de alguns clientes, em alguns computadores a barra de progresso funciona perfeitamente na versão do Office 2010 ao 365, porém, em alguns computadores não funciona com as mesmas versões do office, gostaria de saber o por que isso acontece.

Quando vou la na Caixa de Ferramenta para identificar o componente não o encontro, não sei se é alguma DLL, alguma atualização ou alguma configuração que eu tenho que fazer para conseguir que apareça a barra de progresso sem dar o erro.

Como consigo solucionar este tipo de situação?

Obrigado!

Erro a seguir:

Imagem


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: Erro Barra de Progresso

Mensagem por srobles »

Anderson,

Pelo que pude notar, e caros colegas, corrijam-me se estiver errado, acredito que o erro ocorra devido á versão do office que seu cliente possui, que talvez, seja 64bits e não 32bits.

Praticamente todos os controles disponibilizados pela MSCOMCTL.OCX somente são suportados em versões 32bits do pacote office.

Espero ter ajudado.

Abs


AndersonRamos
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Jan 21, 2019 9:50 am

Re: Erro Barra de Progresso

Mensagem por AndersonRamos »

srobles escreveu: Ter Abr 09, 2019 4:19 pm Anderson,

Pelo que pude notar, e caros colegas, corrijam-me se estiver errado, acredito que o erro ocorra devido á versão do office que seu cliente possui, que talvez, seja 64bits e não 32bits.

Praticamente todos os controles disponibilizados pela MSCOMCTL.OCX somente são suportados em versões 32bits do pacote office.

Espero ter ajudado.

Abs
Boa noite,

Então, o meu Office é o 365 64bits e roda 100%, nas máquinas dos meus clientes também tem Office 32 e 64 bits que funcionam perfeitamente, hoje por exemplo instalei em um PC que tinha o Office 2013, atualizei para o 2016 e mesmo assim não rodou, não sei se tem que fazer alguma instalação de pacotes DLLs ou sei la, não sei mais o que fazer, já tentei fazer de tudo, a ultima coisa que fiz foi comentar as linhas que utilizavam a barra de progresso, ai todo o resto funciona, só que o escritório não sabe qual o andamento do processo, e as vezes são processos de 10 minutos pra cima...

:cry:


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: Erro Barra de Progresso

Mensagem por srobles »

Anderson,

Em pesquisas que realizei, pude notar que, aparentemente a Microsoft atualizou esta OCX, permitindo que a mesma funcione em versões 64bits do Office. Desculpe pelo equivoco.

Quanto ao problema que está enfrentando, sinceramente, por hora, não tenho nada concreto para informar.
Se puder, experimente testar um projeto que contenha a progress bar no Office 64bits, porém fazendo a declaração de compatibilidade no escopo, usando a instrução PtrSafe. Aqui mesmo no fórum, existem tópicos abordando o assunto.

Aqui, deixo um link da Microsoft explicando seu uso : https://docs.microsoft.com/pt-br/office ... fe-keyword

E aqui, um link do fórum : viewtopic.php?t=4257

Caso consiga mais informações, retorno ok?

Espero ter ajudado.

Abs


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


AndersonRamos
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Jan 21, 2019 9:50 am

Re: Erro Barra de Progresso

Mensagem por AndersonRamos »

srobles escreveu: Qua Abr 10, 2019 3:00 pm Anderson,

Em pesquisas que realizei, pude notar que, aparentemente a Microsoft atualizou esta OCX, permitindo que a mesma funcione em versões 64bits do Office. Desculpe pelo equivoco.

Quanto ao problema que está enfrentando, sinceramente, por hora, não tenho nada concreto para informar.
Se puder, experimente testar um projeto que contenha a progress bar no Office 64bits, porém fazendo a declaração de compatibilidade no escopo, usando a instrução PtrSafe. Aqui mesmo no fórum, existem tópicos abordando o assunto.

Aqui, deixo um link da Microsoft explicando seu uso : https://docs.microsoft.com/pt-br/office ... fe-keyword

E aqui, um link do fórum : viewtopic.php?t=4257

Caso consiga mais informações, retorno ok?

Espero ter ajudado.

Abs
Boa tarde Saulo,

Fiz alguns acessos em máquinas diversas de clientes e fui observando as questões anteriores, como por exemplo, no meu computador eu tenho o Office 365 64 bits e roda 100% o sistema, já na máquina de um cliente ele tem a versão do Office 2013 32 bits e também roda 100% o sistema, já tem outro cliente que atualizei o Office para a versão 2016 64 bits e não funciona a bendita barra de progresso, o que notei é que ela não aparece nos controles adicionais como na imagem abaixo (do meu office), mas a DLL está lá, eu a instalei para não ter problema com isso.

Obrigado até agora, espero que possam me ajudar.

Imagem


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: Erro Barra de Progresso

Mensagem por srobles »

Anderson,

Posso estar errado, mas este print que disponibilizou é de uma máquina com Office x64? Caso seja, acredito que o correto seria registrar a OCX existente em "C:\Windows\SysWOW64" e não em "C:\Windows\System32".

Experimente utilizar no prompt desta máquina ou outra de testes, os comandos :
regsvr32 /U C:\Windows\System32\MSCOMCTL.OCX para remover o registro dela, e,
regsvr32 C:\Windows\SysWOW64\MSCOMCTL.OCX para registrá-la novamente, porém usando respectivo diretório 64 do windows.

Aguardo retorno.

Abs


AndersonRamos
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Jan 21, 2019 9:50 am

Re: Erro Barra de Progresso

Mensagem por AndersonRamos »

srobles escreveu: Qua Abr 10, 2019 5:13 pm Anderson,

Posso estar errado, mas este print que disponibilizou é de uma máquina com Office x64? Caso seja, acredito que o correto seria registrar a OCX existente em "C:\Windows\SysWOW64" e não em "C:\Windows\System32".

Experimente utilizar no prompt desta máquina ou outra de testes, os comandos :
regsvr32 /U C:\Windows\System32\MSCOMCTL.OCX para remover o registro dela, e,
regsvr32 C:\Windows\SysWOW64\MSCOMCTL.OCX para registrá-la novamente, porém usando respectivo diretório 64 do windows.

Aguardo retorno.

Abs
Boa tarde!

Testei em dois computadores diferentes e não deu certo, vou tentar mapear um padrão.

Por ora agradeço a gentileza em tentar solucionar este problema.

Obrigado!


AndersonRamos
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Jan 21, 2019 9:50 am

Re: Erro Barra de Progresso

Mensagem por AndersonRamos »

Saulo,

Acredito saber o que está ocorrendo, estou realizando testes, e percebi, depois que você disse que:
Em pesquisas que realizei, pude notar que, aparentemente a Microsoft atualizou esta OCX, permitindo que a mesma funcione em versões 64bits do Office. Desculpe pelo equivoco.
Comecei a analisar as situações, versões, arquitetura dos computadores dos meus clientes, notei que a maioria (até agora verificada, que não foram muitos clientes) tem Office 32 bits e os que usam 64 bits tem problema na hora de executar o software, porém, o meu office é 64 bits, até aqui era uma incógnita (por que no meu executa e nos outros não?), ai é que me veio a cabeça o que você falou sobre a Microsoft ter atualizado e colocado compatibilidade nas versões e como o meu é o 365 (atualizado com a ultima versão) ele funciona 100% e os meus clientes usam versões anteriores, agora estou só esperando o TI de alguns escritórios atualizar da arquitetura 64 bits para a 32 bits e ver se vai dar certo, se vai corrigir este problema.

Assim que obtiver maiores informações posto o resultado aqui.

Obrigado por enquanto.


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: Erro Barra de Progresso

Mensagem por srobles »

Anderson,

Que bom que pôde levantar mais informações quanto á versão do Office dos clientes e que tenha conseguido ao menos uma passo inicial.

Instalei o Office 365 em um dos meus computadores e também em uma VM com Windows 7, e pude ver que esta OCX e seus controles rodam normalmente, sem quaisquer inconvenientes.

De qualquer modo, fico no aguardo de maiores informações e o desfecho deste problema.

Grato pelo retorno,

Abs


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder