Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Upload de arquivo PDF no GDrive para envio de e-mail automático

Fórum para dúvidas gerais sobre programação Web
marcio.rosalen
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Abr 14, 2019 10:11 am

Upload de arquivo PDF no GDrive para envio de e-mail automático

Mensagem por marcio.rosalen »

Olá a todos! Sou iniciante na programação do google app scripts e estou desesperado por não encontrar uma solução para meu problema. Já fiz algo parecido em programação VBA porem não encontrei nadinha que eu compreendesse na linguagem google app scripts. Estou escrevendo uma rotina simples onde desejo enviar um e-mail com um arquivo pdf anexo. Ele está sempre dentro de uma mesma pasta no disco local. Eu não consigo criar a parte da rotina que "anexa" o arquivo. Fiz muitas pesquisas e parece que só consigo anexar um arquivo que esteja no google drive. Também pesquisei bastante e não consegui montar a rotina que carrega um arquivo local no google drive. Sei que é basicamente falta de conhecimento de minha parte, mas preciso muito desta rotina para que meu trabalho seja concluído. Obs.: Se for possível, para mim o mais simples seria criar a rotina de anexar diretamente o arquivo local no e-mail!!! Caso contrário terei que criar os dois passos: 1- Carregar no gDrive e 2- Anexar no E-mail. Alguém pode me ajudar por favor???
Capturar.PNG
Capturar.PNG (67.91 KiB) Exibido 19193 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


marcio.rosalen
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Abr 14, 2019 10:11 am

Re: Upload de arquivo PDF no GDrive para envio de e-mail automático

Mensagem por marcio.rosalen »

Pessoal, consegui fazer a rotina para buscar o arquivo dentro do google drive. :D

Agora preciso apenas descobrir com carregar o arquivo local (pdf) no google drive...
Anexos
Capturar.PNG
Capturar.PNG (71.42 KiB) Exibido 19188 vezes


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Upload de arquivo PDF no GDrive para envio de e-mail automático

Mensagem por webmaster »

Marcio,

Não tive tempo de testar, mas dê uma olhada nisto:

https://webapps.stackexchange.com/a/84645


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Upload de arquivo PDF no GDrive para envio de e-mail automático

Mensagem por webmaster »

Ops... não tinha visto que já tinha resolvido o problema. Valeu pelo feedback e parabéns!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


marcio.rosalen
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Abr 14, 2019 10:11 am

Re: Upload de arquivo PDF no GDrive para envio de e-mail automático

Mensagem por marcio.rosalen »

Isso mesmo amigo. Consegui resolver a primeira parte. Agora estou buscando como fazer o upload para o google drive... ou até mesmo como fazer um download do drive para uma pasta local (considerando que o usuário vai sempre guardar o arquivo primeiramente em seu próprio drive e depois a rotina cria uma copia no drive local para acesso de todos!


marcio.rosalen
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Abr 14, 2019 10:11 am

Re: Upload de arquivo PDF no GDrive para envio de e-mail automático

Mensagem por marcio.rosalen »

Olá! Primeiramente muito obrigado pelas duas intenções de ajuda. Quanto a esse último exemplo confesso que já tinha estudado ele várias vezes e não consegui compreender o código. Mesmo parecendo um absurdo, com minha falta de conhecimento nítida, tentei copiar e colar, mas sem compreender os detalhes não consegui fazer funcionar. Eu diria que tenho tido sorte com muitas rotinas que consegui montar com a engenharia reversa de outros exemplos. O interessante é que consegui realizar algumas boas rotinas com pouquíssimas linhas ao contrário de muito do que vejo. Mas ainda assim estou travado nessa de upload/download do Google drive. Fico muito agradecido por tentar ajudar e ainda estou procurando por uma solução simples. Se ver algo novo lhe agradeço. Grande abraço!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder