Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

[RESOLVIDO] Lista suspensa

Dúvidas gerais sobre Excel
Marciel Silva
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 98
Registrado em: Qui Nov 01, 2012 2:37 pm

[RESOLVIDO] Lista suspensa

Mensagem por Marciel Silva »

Boa tarde a todos!

Antes de criar este tópico já pesquisei no fórum e não encontrei algo que possa resolver minha necessidade.

Preciso incluir uma lista suspensa com meses.
Ao selecionar determinado mês as informações que estão na planilha dados preencha os campos da planilha Menu.

Espero que esteja claro...

Segue planilha:
Lista Suspensa.xls.zip
(2.64 KiB) Baixado 525 vezes
Desde já agradeço.

Att,
Editado pela última vez por Marciel Silva em Qui Abr 14, 2016 11:54 am, em um total de 1 vez.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Marciel Silva
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 98
Registrado em: Qui Nov 01, 2012 2:37 pm

Re: Lista suspensa

Mensagem por Marciel Silva »

Pessoal... bom dia!

Consegui resolver o meu problema:

Código: Selecionar todos

=DESLOC(Dados!$B$2;CORRESP(Menu!$A3;Dados!$A$3:$A$5;0);(Menu!$I$2-1)*2+MOD(COL();2))
Até a próxima!

Att,

Marciel Silva


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Lista suspensa

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Maciel, bom dia.

Cara, muito bom você ter conseguido. Até estava dando uma olhada, usando também a função DESLOC.

Bem, vou deixar o modelo modificado aqui, para que você de uma olhada e veja se ajuda em algo.

Forte abraço.
Anexos
Lista Suspensa (alterado).zip
Modificado por: Mikel S. Fraga
(8.89 KiB) Baixado 546 vezes


Marciel Silva
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 98
Registrado em: Qui Nov 01, 2012 2:37 pm

Re: Lista suspensa [RESOLVIDO]

Mensagem por Marciel Silva »

Mikel, boa tarde!

Funcionou perfeitamente!

Agora tenho duas opções!!!

Muito obrigado pela atenção e disposição.

Abraços.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Alex Abreu
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Jun 30, 2018 4:40 pm
Localização: Rio do Campo/SC
Contato:

Re: [RESOLVIDO] Lista suspensa

Mensagem por Alex Abreu »

Bom dia, aproveitando o mesmo tema do tópico eu estou com um abacaxi que preciso resolver
Eu tenho algumas listas suspensas onde os dados são provenientes de um Workbook central (Sistema de Controle de Estoques 2019.17.07161035.xlsm),

Código: Selecionar todos

=DESLOC('D:\Dados Alex Abreu\Trabalho\Controle de estoque\[Sistema de Controle de Estoques 2019.17.07161035.xlsm]BD'!$BI$2;0;0;CONT.VALORES('D:\Dados Alex Abreu\Trabalho\Controle de estoque\[Sistema de Controle de Estoques 2019.17.07161035.xlsm]BD'!$BI:$BI);1)
para que a lista suspensa (exemplo acima) funcione nos demais workbooks com os dados que vem desse workbook central mencionado ele precisa ficar aberto e minimizado (resulta em consumo de memória pois o arquivo é gigante), agora que vem o abacaxi:

Tem como eu fazer essas listas suspensas cujo origem é desse workbook central sem que haja a necessidade dele ficar aberto o tempo inteiro?


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: [RESOLVIDO] Lista suspensa

Mensagem por srobles »

Alex,

Para o que deseja, conheço 2 maneiras.

1) Fazer a consulta através de uma conexão á banco de dados (neste caso, uma pasta do Excel).
Assim, toda vez que adicionar ou editar um item, essa conexão é aberta, realiza a consulta e retorna os dados relacionados ao item pesquisado. Este processo é feito toda vez que adicionar ou editar um item.

Ou

2) Ao Abrir a pasta de consulta, a mesma abre a pasta que contém todos os dados, carregamos todos os produtos em uma lista do tipo array em memória e fechamos a pasta base. Este processo é feito apenas uma vez (ao abrir a pasta de consulta)
Ao adicionar ou editar um item na pasta de consulta, realizamos a consulta e retorno de dados nesta lista array, que está em memória.

Abaixo deixo um modelo, utilizando a opção 2, que acredito ser a menos trabalhosa.
Anexos
Modelo.zip
(36.94 KiB) Baixado 503 vezes


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: [RESOLVIDO] Lista suspensa

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Bom dia a todos os amigos.

Saulo Robles, quanto tempo!? Espero que esteja tudo em ordem por ai.

Bem, sobre a questão mencionada pelo amigo Alex, acredito que nesse caso, ele esteja utilizando o recurso de validação de dados, através de uma área nomeada, que contém uma função Desloc para alcançar o resultado.

As suas soluções são perfeitas, mas pode ser que não atenda a necessidade dele.


Tem como eu fazer essas listas suspensas cujo origem é desse workbook central sem que haja a necessidade dele ficar aberto o tempo inteiro?
Alex Abreu, antes de qualquer coisa, quero agradecer a inscrição no canal. Terminando de ajustar as coisas aqui, voltarei com uns vídeos logo bem legais.

Sobre sua dúvida, como esta utilizando referência de dados de outra Pasta de Trabalho, dentro de uma função do Excel, acredito que será necessário que as duas estejam abertas.

Caso resolva seguir as sugestões do amigo SRobles, você conseguirá alcançar o resultado desejado, e com um maior desempenho.

Outro ponto importante para ser mencionado, o recurso de vincular dados entre Pastas de Trabalho diferentes, através de funções, não é muito bem recomendado pela maioria dos especialistas em Excel.


Abraços aos dois e tenham uma excelente semana.


Avatar do usuário
Alex Abreu
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Jun 30, 2018 4:40 pm
Localização: Rio do Campo/SC
Contato:

Re: [RESOLVIDO] Lista suspensa

Mensagem por Alex Abreu »

srobles escreveu: Qui Ago 15, 2019 9:13 pm Alex,
Para o que deseja, conheço 2 maneiras.
1) Fazer a consulta através de uma conexão á banco de dados (neste caso, uma pasta do Excel).
Assim, toda vez que adicionar ou editar um item, essa conexão é aberta, realiza a consulta e retorna os dados relacionados ao item pesquisado. Este processo é feito toda vez que adicionar ou editar um item.
Ou
2) Ao Abrir a pasta de consulta, a mesma abre a pasta que contém todos os dados, carregamos todos os produtos em uma lista do tipo array em memória e fechamos a pasta base. Este processo é feito apenas uma vez (ao abrir a pasta de consulta)
Ao adicionar ou editar um item na pasta de consulta, realizamos a consulta e retorno de dados nesta lista array, que está em memória.
Abaixo deixo um modelo, utilizando a opção 2, que acredito ser a menos trabalhosa.
Mikel Silveira Fraga escreveu: Sáb Ago 17, 2019 8:22 am Sobre sua dúvida, como esta utilizando referência de dados de outra Pasta de Trabalho, dentro de uma função do Excel, acredito que será necessário que as duas estejam abertas.
Caso resolva seguir as sugestões do amigo SRobles, você conseguirá alcançar o resultado desejado, e com um maior desempenho.
Outro ponto importante para ser mencionado, o recurso de vincular dados entre Pastas de Trabalho diferentes, através de funções, não é muito bem recomendado pela maioria dos especialistas em Excel.
Abraços aos dois e tenham uma excelente semana.
Bom dia a todos, Grato pelas Respostas e Sugestões informadas SRobles e Mikel
Estou um pouco ocupado com outros afazeres de trabalho e finalização de um TCC de uma pós que estou finalizando por isso não pude ver vossas participações na minha dúvida hehe
Vou dar uma analisada com calma nesse modelo SRobles, me pareceu interessante, espero eu conseguir incorporar esse método no meu uso diário uma vez que possuo muitas listas suspensas compartilhadas entre várias planilhas o que acaba gargalando minha memória conforme o tempo vai passando!
Só fiquei em dúvida como posso usar esse procedimento num Combobox (Propriedade RowIndex) dentro de um UserForm ao invés de dentro de uma célula (Validação de Dados)!
Mikel Silveira Fraga escreveu: Sáb Ago 17, 2019 8:22 am Alex Abreu, antes de qualquer coisa, quero agradecer a inscrição no canal. Terminando de ajustar as coisas aqui, voltarei com uns vídeos logo bem legais.
Mal posso esperar para ver seus tutoriais, principalmente aquele que ajusta todos os objetos do userform ao maximizar ou ajustar hehe


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: [RESOLVIDO] Lista suspensa

Mensagem por srobles »

Alex,

Para usar as rotina dos modelo em UserForms, basicamente é tudo a mesma coisa.
Basta apenas alterar tudo que faz referência á células da planilha para os controles do UserForm, exemplo:

Quando pesquisamos por um item na lista suspensa, ao invés de retornar os dados nas colunas subsequentes da planilha, retornamos os dados em TextBox's do Userform.

Deixo em anexo, o modelo anterior, mas agora contendo um UserForm. Repare que as rotinas são idênticas.
Anexos
Modelo_AlexAbreu.zip
(44.36 KiB) Baixado 497 vezes


Avatar do usuário
Alex Abreu
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Jun 30, 2018 4:40 pm
Localização: Rio do Campo/SC
Contato:

Re: [RESOLVIDO] Lista suspensa

Mensagem por Alex Abreu »

srobles escreveu: Qua Ago 21, 2019 12:44 pm Alex,
Para usar as rotina dos modelo em UserForms, basicamente é tudo a mesma coisa.
Basta apenas alterar tudo que faz referência á células da planilha para os controles do UserForm, exemplo:
Quando pesquisamos por um item na lista suspensa, ao invés de retornar os dados nas colunas subsequentes da planilha, retornamos os dados em TextBox's do Userform.
Deixo em anexo, o modelo anterior, mas agora contendo um UserForm. Repare que as rotinas são idênticas.
Obrigado pela ajuda e rapidez em dar mais essa assistência Srobles, acho que com um pouco de calma e uns pequenos ajustes no código acredito que conseguirei o resultado que procuro, fiz um teste com um outro arquivo mantendo o mesmo nome e deu certo, então esses comandos bem esmiuçados vão me ajudar horrores hehe
EDIT:
Fazendo uns testes nesse módulo percebi que se a coluna principal de onde o comando pegará os dados para preencher o Combobox for igual ele repetirá os valores das células subsequentes, ou seja se acaso ele pegar a coluna onde possui as data das entradas de estoque e mesmo que possuir 10 entradas no mesmo dia o comando identificará apenas os valores da primeira linha e repetirá no loop inteiro essa informação, quando modifiquei as datas de entradas dos mesmos lotes aí puxou corretamente, apesar de que as datas estão na coluna B do Arquivo Base e não puxou pelo código do lote que está na coluna A que é a primeira do arquivo Base no teste que realizei! Enfim vou fuçar um pouco até conseguir entender como tudo funciona Srobles


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder