Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

possível Erro no código vba

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
Mathmatic
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 184
Registrado em: Seg Out 24, 2011 1:50 pm

possível Erro no código vba

Mensagem por Mathmatic »

Saudações amigos,

tenho um arquivo teste.xls (em anexo) que contém uma macro vba, cujo objetivo é converter arquivos libreoffice (.ods) para arquivos Excel (.xls)

a macro foi construída para fazer o seguinte:
Ler o nome do arquivo + extensão contido na célula B8 e então deve convertê-lo para o nome do arquivo + extensão contido na célula C8 (localizado no diretório especificado no código vba por filePath)

o autor da macro vba do arquivo anexo, diz que o código está convertendo corretamente para ele. Mas para mim, não converte corretamente, apenas cria uma cópia (em filePath) do arquivo teste.xls com o nome contido em C8 .

inclusive, por curiosidade, limpei as células B8 e C8, ou seja, deixei-as vazias para ver o que acontece, e a macro continua criando apenas uma cópia do arquivo teste.xls em filePath .

então venho até os amigos pedir ajuda a fim de verificar se há algum possível Erro na macro ?
Anexos
teste.rar
(11.04 KiB) Baixado 232 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Julio Mangilli
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 127
Registrado em: Sex Out 05, 2018 2:42 pm

Re: possível Erro no código vba

Mensagem por Julio Mangilli »

Olá amigo,

Essa Nova macro que você editou eu testei ela aqui, ele pega o arquivo libre.ods, faz um novo arquivo na extensão libre.xls com os dados originais da ods.

Queria entender, porque não era isso que você precisava? Eu devo ter entendido errado, porque com esse novo arquivo com os dados originais, ai sim você consegue puxar os dados para qualquer outra correto?


Mathmatic
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 184
Registrado em: Seg Out 24, 2011 1:50 pm

Re: possível Erro no código vba

Mensagem por Mathmatic »

Julio Mangilli escreveu: Seg Set 09, 2019 9:59 am Essa Nova macro que você editou eu testei ela aqui, ele pega o arquivo libre.ods, faz um novo arquivo na extensão libre.xls com os dados originais da ods.
olá Julio,

eu não entendo por que pra mim a macro não faz o novo arquivo com os dados originais da ods.

a macro até gera o novo arquivo libre.xls no diretório filePath, mas não é uma cópia fiel da ods.

o que a macro faz pra mim, é apenas uma cópia em ods do arquivo onde a própria macro está instalada.

ela obedecesse o comando de nomenclaturas e de diretório, mas não gera uma cópia fiel do arquivo ods.

Pergunto:
quando você baixou o arquivo que anexei, o que você teve que alterar na macro para adaptar para sua situação ?

por acaso colocou o arquivo da macro na mesma pasta onde está o arquivo ods ? pois eu não fiz isso, coloquei em pasta diferente.

coloco em anexo o arquivo xls que a macro está gerando pra mim no diretório filePath .

quer tentar anexar um arquivo .xls com a macro instalada para ver se funcionará pra mim ?
Anexos
libre.rar
(8.9 KiB) Baixado 238 vezes


Julio Mangilli
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 127
Registrado em: Sex Out 05, 2018 2:42 pm

Re: possível Erro no código vba

Mensagem por Julio Mangilli »

Olá,
Segue link com vídeo e Planilha.
Verifica se é isso mesmo por favor.

Eu somente mudei o destino do caminho...
https://www.dropbox.com/s/3vbgi7181nhl5 ... e.rar?dl=0

Fiz o teste em pasta diferente e dentro da mesma pasta tinha feito já também e ocorreu certinho.
Mas verifica se é isso mesmo amigo.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Mathmatic
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 184
Registrado em: Seg Out 24, 2011 1:50 pm

Re: possível Erro no código vba

Mensagem por Mathmatic »

o Link que você postou, só me permitiu visualizar imagens, pois para baixar arquivos precisaria ter uma conta e login (que não possuo).

ao visualizar sua imagem libre.xls , verifiquei que os dados do arquivo ods original se mantiveram perfeitos e nas posições originais , eh isso mesmo que eu também preciso que ocorra.

não sei por que pra mim não funcionou . vou tentar outros testes.


Julio Mangilli
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 127
Registrado em: Sex Out 05, 2018 2:42 pm

Re: possível Erro no código vba

Mensagem por Julio Mangilli »

Serio? No superior direito da pagina tem um botão baixar \ dowload direto, não apareceu?

https://www.dropbox.com/s/3vbgi7181nhl5 ... e.rar?dl=0

Fiz de novo amigo.


Mathmatic
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 184
Registrado em: Seg Out 24, 2011 1:50 pm

Re: possível Erro no código vba

Mensagem por Mathmatic »

consegui baixar os arquivos agora... :) mas ainda não funcionou pra mim ... mudei o caminho do diretório na macro conforme local onde está meu arquivo ods, mas continua acontecendo mesmos fatos já citados anteriormente.

achei uma coisa estranha. Quando tento abrir o seu arquivo teste.xls (onde está a macro), aparece uma mensagem avermelhada de "Modo de Exibição Protegido...." isso também aconteceu ao abrir o arquivo do primeiro criador da macro. E com você também aconteceu isso ao abrir o arquivo anexado ? Talvez aí está o segredo do por que não está funcionando corretamente pra mim.

em anexo estão duas imagens:
img1 (que mostra a mensagem ao abrir o seu arquivo teste.xls)
img2 (local que eu clico depois de clicar na mensagem avermelhada, ou seja, clico em Editar Mesmo Assim)

então eu altero o caminho da Pasta e rodo a macro, e os fatos anteriores voltam acontecer, ou seja, não funciona pra mim.

Talvez uma configuração tenha que ser feita no meu Excel 2010 para aceitar esta macro ??????
Anexos
img1.png
img1.png (26.48 KiB) Exibido 6537 vezes
img2.png
img2.png (22.63 KiB) Exibido 6538 vezes


Julio Mangilli
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 127
Registrado em: Sex Out 05, 2018 2:42 pm

Re: possível Erro no código vba

Mensagem por Julio Mangilli »

Realmente, pode ser a versão...
Bom edita mesmo assim e salva para ela cair fora do modo protegido ou tu pode configurar essa proteção e tirar.

Tem duas macros dentro da planilha que te enviei que converte o arquivo e funciona , tenta as duas e verifica se ocorre o mesmo? tenta também converter o arquivo dentro da sua maquina que pode ocorrer algum problema de permissão....
Tenta fazer o teste em um Excel com a versão mais nova também para verificar se consegues, o mais importante que sabemos que funciona, agora é testar e ir adiante.


Mathmatic
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 184
Registrado em: Seg Out 24, 2011 1:50 pm

Re: possível Erro no código vba

Mensagem por Mathmatic »

Julio, podes por favor me informar detalhes da sua versão do Excel que você testou a macro ?

pois, já que pra você funcionou a macro, vou tentar instalar a mesma versão que a sua.

eu estou usando Excel 2010 com Windows 10 .


Julio Mangilli
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 127
Registrado em: Sex Out 05, 2018 2:42 pm

Re: possível Erro no código vba

Mensagem por Julio Mangilli »

Bom dia,

Então pode tentar também com a versão 2016 e é 64 Bits, esse que estou agora é o que é pago mensalmente plano básico ele é a versão mais atualizada sempre e é 64 Bits também.

Mas baixa e faz o teste, estou enviando um print das referências.

Depois retorna se deu certo, estou torcendo aqui para que de tudo certo.


Att.
Anexos
Versão Excel.JPG
Versão Excel.JPG (16.65 KiB) Exibido 6463 vezes
Referências.JPG
Referências.JPG (45.14 KiB) Exibido 6463 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder