Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Conexão banco de dados e vba via Dropbox. É possível?[RESOLVIDO]

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
israel556
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Fev 26, 2018 8:09 am

Conexão banco de dados e vba via Dropbox. É possível?[RESOLVIDO]

Mensagem por israel556 »

Srs. bom dia,

Conclui um projeto solicitado por um amigo contador, precisei de algumas ajuda no fim, mas graças a Deus consegui concluir. Mas agora me esbarrei com alguns impasses.

Usando a sugestão do adm, segue minha duvida e pedido para me ajudarem:
É possível ter a opção, de colocar um link e buscar o banco de dados do Dropbox?
Anexos
Disponibliilizar.rar
(811.4 KiB) Baixado 288 vezes
DB_Syscon.rar
(694.28 KiB) Baixado 293 vezes
Editado pela última vez por israel556 em Qui Out 24, 2019 11:02 am, em um total de 1 vez.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Conexão banco de dados e vba via Dropbox. É possível?

Mensagem por webmaster »

israel,

Vou assumir que estamos falando de Dropbox no Windows, certo? Estou também assumindo que sabemos o que o Dropbox é (um serviço que cria pastas na nuvem com um app que a sincroniza com seu computador).

O que o aplicativo do Dropbox faz é "vigiar" mudanças na pasta em que ele está configurado para assim fazer sincronização em todos computadores associados a na mesma conta (ida e volta). Ele é até esperto em quebrar o arquivo em pedaços pequenos para otimizar a atualização.

Até aqui, tudo bem. O problema é que o Dropbox não trata concorrência. A solução que propôs funcionaria perfeitamente se cada usuário usasse o banco de dados por vez (turnos). Se dois ou mais usarem ao mesmo tempo, a mudança de cada um vai gerar uma nova versão do banco de dados na máquina local e ao tentar sincronizar, a chance é que o Dropbox, ao tentar sincronizar, vai gerar conflito (ele gera um arquivo separado quando isso acontece), que você vai ter que resolver manualmente. Do contrário, perderá dados.

Vi que o Dropbox tem versões pagas que prometem uma melhor resolução desse tipo de conflito, mas não focada nesse tipo de arquivo, sendo mais para documentos.

Você pode tentar, mas acho arriscado e quando houver perda de dados, bem, você já deve imaginar o pesadelo que vai ser.

Boa sorte


israel556
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Fev 26, 2018 8:09 am

Re: Conexão banco de dados e vba (topico 2)

Mensagem por israel556 »

Vou tentar outro caminho....Sugere alguma coisa?


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Conexão banco de dados e vba via Dropbox. É possível?

Mensagem por webmaster »

De cara, desenvolvimento Web. Mas este é um monstro completamente diferente.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Conexão banco de dados e vba via Dropbox. É possível?

Mensagem por webmaster »

Você também poderia construir um sincronizador. Isso manteria o aplicativo rodando local, no Windows com VBA e Access. Mas a sincronia não é algo simples de se fazer. Você terá que ou definir a prioridade da sincronização, ou dar a opção ao usuário (provavelmente um admin) de definir o qual dado é válido, fazendo uma análise tabela a tabela, campo a campo.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder