Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Cadastro e relatorio.

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
kjaty
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jul 22, 2020 2:47 pm

Cadastro e relatorio.

Mensagem por kjaty »

Boa tarde,
Sou novo nesse mundo de VBA e venho aqui humildemente pedir ajuda com um projeto pessoal em que estou trabalhando.

Com muita pesquisa e esforço criei uma planilha de cadastro com 2 formulários, o primeiro e o principal está funcionando até que bem, porém o segundo estou me deparando com alguns problemas e por mais que olhe o código não consegui resolver.
Quando gero um valor parcelado, já tenho o problema que as parcelar não saem em ordem, tipo 3x = parcela 1, 2, 3, e na listview quando escolho qual eu quero baixar ele não atualiza os status a não ser que eu feche e abra novamente para aparecer. Depois que aparece eu vou imprimir o relatório e mais um problema ocorre o relatório só exibe o status das parcelas em aberto, mesmo selecionando a opção correta, o engraçado que na listview mostra o correto.
Fora outros erros que estão ocorrendo.
Estou anexando casa alguém possa me ajudar, agradecerei muito.

cadastro.rar
(84.74 KiB) Baixado 179 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: Cadastro e relatorio.

Mensagem por srobles »

kjaty,

Veja se as alterações feitas em seu modelo, atendem sua necessidade.
Anexos
Teste 002 (version 1).xlsb.xlsm.zip
(70.39 KiB) Baixado 170 vezes
Editado pela última vez por srobles em Qui Ago 13, 2020 9:45 pm, em um total de 1 vez.


kjaty
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jul 22, 2020 2:47 pm

Re: Cadastro e relatorio.

Mensagem por kjaty »

srobles escreveu: Qui Ago 13, 2020 5:11 pm kjaty,

Veja se as alterações feitas em seu modelo, atendem sua necessidade.
Sim, nossa ficou muito bom, vi que agora ele atualiza acada alteração, porém quando eu tento gerar um relatorio para impressõa mesmo selecionando as parcelas pagas quanto em aberto, no relatorio aparecem todas que eu selecionei em aberto. Fica parecendo que no relatorio para impressao o sistema não intende que tem parcelas paga e traz todas como em aberto.
Uma outra duvida, na verdade são mais duas rsrsr, seria possivel fazer que quando eu escolha ex. 10 parcelas ele mostre parcela 1,2,3, e etc, pq no meu codigo ele mostra ex. 03 parcelas fica parcela03, parcela 03, parcela 03 e não 01, 02, 03.
E a segunda duvida era que eu tinha colocado para que quando eu ecolhece PAGO o sistema mostrasse em Verde automaticamente.
Acha que seria possivel?
Obrigado pela ajuda.


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: Cadastro e relatorio.

Mensagem por srobles »

kjaky,

Você precisa que, ao gerar o relatório, somente as parcelas pagas irão para a guia Relatório, é isso ou inverso?

Quanto ás demais dúvidas, estou trabalhando nas soluções no modelo existente em meu último post.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


kjaty
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jul 22, 2020 2:47 pm

Re: Cadastro e relatorio.

Mensagem por kjaty »

srobles escreveu: Qui Ago 13, 2020 9:09 pm kjaky,

Você precisa que, ao gerar o relatório, somente as parcelas pagas irão para a guia Relatório, é isso ou inverso?

Quanto ás demais dúvidas, estou trabalhando nas soluções no modelo existente em meu último post.
Boa noite,
Na verdade o que eu preciso é que tanto as pagas quantos as Em aberto que selecionei por cliente estejam disponiveis para ser impresso no relatorio.
Ex. Maria deve 1000,00 em 04 parcelas, ela pagou 01 e ficou 03 em aberto, queria que ao escolher maria conseguisse gerar um relatorio para conferir quantas estão pagas e quantas estão em aberto para esse cliente.
No atual codigo quando escolho ex. maria mesmo ela tendo parcelas pagas ainda ainda o relatorio me mostra como se maria nunca tivesse pago nada tudo em aberto, inclusive as que já dei baixa na listview.
Parece confuso mas vai em finaceiro e escolhe um cliente qualquer, da um valor e escolhe o numero de parcelas e clica em gravas, a listview vai mostrar as parcelas desse cliente, escolhe uma e clica em baixar parcela, vai perceber que aparece como pago e as demais em aberto. Entretanto quando escolho todas as parcelas desse clinte e clica em gerar relatorio ela vai mostrar para vc tudo em aberto.


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: Cadastro e relatorio.

Mensagem por srobles »

kjaty,

Favor, baixe novamente o modelo disponibilizado em meu post anterior, teste e retorne ok?


kjaty
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jul 22, 2020 2:47 pm

Re: Cadastro e relatorio.

Mensagem por kjaty »

srobles escreveu: Qui Ago 13, 2020 9:46 pm kjaty,

Favor, baixe novamente o modelo disponibilizado em meu post anterior, teste e retorne ok?
Nossa era isso mesmo que precisava, só uma duvida como posso fazer para quando eu escolher um nome no campo pesquisar ao inves dele aparecer todas as pessoas que tem valores em aberto mostrar só o que eu estou pesquisando?
Ex. Clico em maria, ele mostra tudo de maria, mas o que ocorre agora é, busco maria aparece jose e etc no listview.
Estou anexando novamente o arquivo, pq tirei uma parte que não precisava.
Anexos
Teste 002 V2.rar
(60.16 KiB) Baixado 166 vezes


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: Cadastro e relatorio.

Mensagem por srobles »

kjaty,

Estranho esse erro ter ocorrido.

Analisando seu novo modelo, pude notar que a linha responsável pela filtragem por nome estava comentada na rotina CarregaDados pois, o TextBox de pesquisa foi removido e gerava erro.
Acredito que ao remodelar / retirar itens desncessários dos Forms, você possa ter comentado esta linha para evitar erros, e consequentemente, a pesquisa passou á não mais filtrar os dados.

Código reparado e espero que atenda sua demanda.
Anexos
Teste 002 V2.zip
(64.93 KiB) Baixado 169 vezes


kjaty
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jul 22, 2020 2:47 pm

Re: Cadastro e relatorio.

Mensagem por kjaty »

srobles escreveu: Sex Ago 14, 2020 12:13 pm kjaty,

Estranho esse erro ter ocorrido.

Analisando seu novo modelo, pude notar que a linha responsável pela filtragem por nome estava comentada na rotina CarregaDados pois, o TextBox de pesquisa foi removido e gerava erro.
Acredito que ao remodelar / retirar itens desncessários dos Forms, você possa ter comentado esta linha para evitar erros, e consequentemente, a pesquisa passou á não mais filtrar os dados.

Código reparado e espero que atenda sua demanda.
Nossa, amigo vc está me ajudando muito, as alterações que vc fez estão me ajudando muito, porém estou querendo dar um passo ainda além. Fiz algumas alterações para que quando eu executasse o programa ele executasse somente em forma de programa e não mostrasse a planilha, e que ao fecha o programa fosse salvo automaticamente sem precisar escolher salvar .
Aparentemente quando eu clico em fechar, ela fecha e ao tentar abrir tenho que tentar executar duas vezes para que o programa abra novamente. Depois que consigo abrir eu clico em financeiro e escolhi uma pessoa aleatório para parcelar ou baixar parcela, nesse ponto acontesse o erro que vou mandar um print do erro e anexar o arquivo que modifiquei, no meu pouco conhecimento que tenho parece ser que ele não encontra a planilha e da um erro que pode ser visto na image, fora que quando fecho o programa ele só esta fechando a interface grafica, pq se eu for em Gerenciador de Tarefas a planilha está la oculta.

https://ibb.co/3SqxSkG - Imagem 01

https://ibb.co/yXVwQC2 - Imagem 02
Anexos
Teste V2.1.rar
(62.69 KiB) Baixado 163 vezes


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: Cadastro e relatorio.

Mensagem por srobles »

kjaty,

Quanto aos erros relacionados á Métodos de dados não encontrados, isso se dá á exclusão do controle TextBox do formulário. Logo tudo que faça referência á este controle, gera erro. Erros esses, já corrigidos no modelo em anexo.

Quanto á sua solicitação, acredito que ocultar o Excel e exibir somente o formulário não será viável. Explico:

1) Você terá de desenvolver métodos para trabalhar com mais de um arquivo aberto. Pois ao ocultar a aplicação, todas as demais pastas de trabalho abertas ficarão ocultas também. Isso gera inúmeras possibilidades de erros em tempo de execução, podendo ocasionar perda de dados e/ou corrupção dos arquivos.

2) A parte relacionada a geração do relatório, teria de ser melhor elaborada, pois ao se clicar em Relatório, a respectiva guia é exibida em layout de impressão. Logo, com aplicação oculta, você não teria controle total da aplicação, o que poderia ocasionar a trava da aplicação (pois será necessário sair do layout de impressão para destravar o excel). Sem contar que, os demais documentos abertos, ficariam praticamente inutilizáveis.

3) Assim como no parágrafo 1, condições para tratamento de arquivos terão de ser elaboradas, pois hora ou outra, as referências á este controle podem ser perdidas, o que ocasionaria mais erros.
Anexos
Teste V2.1.xlsm.zip
(69.3 KiB) Baixado 198 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder