Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

criar botao para ir buscar ficheiro pdf [RESOLVIDO]

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
pedro_mexico
Consultor
Consultor
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Dez 09, 2015 5:54 pm

criar botao para ir buscar ficheiro pdf [RESOLVIDO]

Mensagem por pedro_mexico »

Boa tarde amigos,
gostava de saber se me conseguem ajudar;
queria criar no meu formulario um botao que fizesse abrir uma pasta expecifica , e nela contem os ficheiros PDF que necessito colocar no formulario.
ex: C:\Users\Pc\Documents\Minha pasta

A ideia é eu ter um botao que ao clicar vai abrir essa caminho que eu disse( pasta no pc) e depois eu dentro dessa escolho o ficheiro PDF que quero selecionar, e ao dar clicar nesse ficheiro ele preenche a textbox com uma hiperligação(ligação) para essa pasta e ficheiro especifico. ex: C:\Users\PcCasa\Documents\reclamacao.pdf

E um codigo se é que é possivel, em que numa parte mais avancada do formulario, se eu fizer pesquisa por um exemplo nome, ele prenche as textbox do formulario, onde uma dessas texbox apresenta o valor da celula que tem a informação C:\Users\PcCasa\Documents\reclamacao.pdf , e tenha um botao que ao clicar ele faça abrir o ficheiro que esta indicado nessa textbox.

Será que é possivel esse tipo de codigos em vba excel?

toda a ajuda é bemvinda por muito pequena que seja, codigo a codigo se vai ganhando algum conhecimento deste mundo vba e eu agradeco.
Obrigado
Editado pela última vez por pedro_mexico em Qua Out 28, 2020 7:08 pm, em um total de 1 vez.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: criar botao para ir buscar ficheiro pdf

Mensagem por srobles »

Pedro,

Favor, baixe o modelo em anexo e veja se o mesmo atende sua necessidade.
Anexos
modelo_Pedro.zip
(25.9 KiB) Baixado 172 vezes


pedro_mexico
Consultor
Consultor
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Dez 09, 2015 5:54 pm

Re: criar botao para ir buscar ficheiro pdf

Mensagem por pedro_mexico »

Boa noite Srobles,
Muito Obrigado,com o exemplo que me enviou consegui adaptar ao que pretendia, mas como sempre a sua ajuda faz me querer "sonhar mais alto", mas nao estou a conseguir.
tire-me uma duvida para ver se percebo o codigo:
na parte do formulario de pesquisa , eu tenho que colocar o numero criado na coluna 1 para ele ir buscar o hiperligaçao(hiperlink) do ficheiro e preencher a textbox seguinte, certo?
é que eu fiz experiencia , e ai gostava de saber se estou a perceber bem o codigo, e coloquei numeros diferentes da coluna A na coluna C, e ele encontrou esses numeros e carregou na textbox.

a minha ideia, que estava a tentar adaptar era, fazer pesquisa atraves de um numero que esta ou na coluna L,M,ou N , e achar o link (valor da celuna ) da hiperligação na coluna AN
fazer uma pesquisa mais selectiva em termos de coluna, conseue dar uma ajuda, é que eu ja tentei trocar alguns valores, mas no seu formulario deixa de ir buscar o valor da coluna B onde esta a hiperligação.

e mais uma vez Muito Obrigado pela ajuda
Abraços


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: criar botao para ir buscar ficheiro pdf

Mensagem por srobles »

Pedro,

Peço desculpas por não comentar as rotinas contidas nos módulos.

Ao analisar a rotina retornaDados, pode-se ver que a mesma é dinâmica, ou seja, ela se adapta á quantidade de colunas contidas na guia conde seus dados estão.
Esta rotina pesquisa (nas colunas A á ZZ) por qualquer valor contido na guia onde os dados estão.
Então se sua guia possuir 50 colunas, ao encontrar o valor na guia, uma lista dinâmica do tipo Array, será preenchida com todos os 50 valores de cada coluna na respectiva linha onde o dado foi encontrado. Com base nessa lista, basta apenas alterar para o indice da coluna onde o hyperlink está, exemplo :

Se o hyperlink está na coluna 25, o indice da lista que preencherá o TextBox será : listaDados(25).

Como no modelo que disponibilizo apenas 2 colunas são preenchidas, podemos somente pesquisar por valores na coluna A.
Favor, baixe novamente o modelo em anexo, pois comentei as rotinas contidas no arquivo.

Com isso, acredito que consiga adaptar á sua realidade.
Anexos
modelo_Pedro.zip
(27.14 KiB) Baixado 162 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


pedro_mexico
Consultor
Consultor
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Dez 09, 2015 5:54 pm

Re: criar botao para ir buscar ficheiro pdf

Mensagem por pedro_mexico »

Boa tarde Srobles.
Obrigado pelo retorno do ficheiro com explicaçao.
Ja tentei adaptar ao meu, mas dá sempre erro.

A pesquisa no seu ficheiro esta para pesquisar na coluna de "A a ZZ", eu coloquei so de "L a N" , e coloquei como diz no ficheiro,a listaDados(40), mas ele nao faz pesquisa, dá erro.
entao mudei e adaptei o seu ficheiro e coloquei a o cadastro na coluna 12, e a gravaçao do hiperlink na coluna 40, depois fui fazer pesquisa e ele volta a dar erro, por o pouco que percebo, parece que o erro é hiperlink ou ficheiro inixistente .

Depois de tentativas, achei uma coisa que fez funionar, como a Linha 1 so tinha duas colunas escritas como cabeçalho, ele dava erro, preenchi todas e ai ela ja foi buscar o resultado pretendido,
depois voltei ao meu formulario e fiz a adaptaçao, deixei a pesquisa se A a ZZ, e coloquei listadados(40), mas ela dá erro, diz que esta out of range.
a linha nº1 , cabeçalho do meu ficheiro estao todas preenchidas, e a coluna AN(40) é a ultima preenchida, ja fiz pesquiva por valores que estao na coluna L e M e nao encontra, dá sempre erro.
Será que é por ter algumas linhas vazias em algumas colunas?


srobles
Jedi
Jedi
Mensagens: 805
Registrado em: Qua Mai 06, 2015 7:39 pm

Re: criar botao para ir buscar ficheiro pdf

Mensagem por srobles »

Pedro,

Favor, informe qual a versão do Office que está utilizando e se há também algum leitor de PDF instalado em seu computador. Disponibilize também se possível, um modelo com dados fictícios para que possa estudar o layout de seu arquivo.

No aguardo,

Att,


pedro_mexico
Consultor
Consultor
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Dez 09, 2015 5:54 pm

Re: criar botao para ir buscar ficheiro pdf

Mensagem por pedro_mexico »

Ola Srobles,
estou a utilizar o office 2019,
leitor de PDF é o Acrobat reader dc


pedro_mexico
Consultor
Consultor
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Dez 09, 2015 5:54 pm

Re: criar botao para ir buscar ficheiro pdf

Mensagem por pedro_mexico »

Srobles,
Ja consegui adaptar um codigo que dê, como parte do seu ficheiro consegui adaptar noutra parte do formulario, entao criei uma pesquisa simples com o codigo:

Código: Selecionar todos

Dim linha
Dim c
Folha1.Select
'Folha1.Range("L2").Select

With Worksheets("Historico Manutenções").Range("L:N")

Set c = .Find(Textbox2.Value, LookIn:=xlValues, LookAt:=xlWhole)

If Not c Is Nothing Then

linha = c.Row
  Set c = Worksheets("Historico Manutenções").Cells(linha, 1)
  
textbox3.Value = c.Offset(0, 39).Value

End If
End With
este codigo retorna o valor da pesquisa do valor da textbox2 e carrega a textbox3, depois tenho o codigo que voce tinha enviado para ele abrir o hiperlink da textbox3, assim nao deu erro e consegui fazer pesquisa so nas colunas que queria.
nao sei se esta correcto, foi adaptado de um que ja tinha no formulario e nao tem dado erro.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder