Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Listview e Function CheckNull

Esclarecimentos e dúvidas sob o Modelo de Aplicativo de Cadastro em VBA no Microsoft Excel publicado no site e blog http://www.tomasvasquez.com.br
Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Listview e Function CheckNull

Mensagem por Mauro Coutinho »

Colegas, acho que estou perdendo o jeito com VBA, ou é o fato de ultimamente estar muito envolvido com outras tarefas que tem me tomado muito tempo e sobrando bem pouco para ficar lidando com VBA.

Vamos a questão, no modelo anexado reduzi ao maximo as rotinas e formulários deixando somente o que estou tendo dificuldade e não estou conseguindo encontrar onde está o problema, é, acreditem, isto acontece comigo tambem.

No formulário, é preenchido o Listview, só que as colunas no BD que conteem Datas ou Números só vão para o ListView se todas as células das respectivas colunas estiverem preenchidas ou sómente a partir da Linha 09, ou seja se uma Data ou Valor(numérico) estiverem a partir da Linha 10 a Function CheckNull não funciona corretemante.

Já quebrei a cabeça, fiz algumas pesquisas e sinceramnte não entendi o porque da mesma entender que todos os valores são Null somente a partir da linha 10.

Deem uma olhada no modelo e ficará mais fácil de entenderem, e se puderem me ajudar nesta questão estarei eterrnamente grato.
ForntEndMauro.rar
(62.55 KiB) Baixado 377 vezes
[]s


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: Listview e Function CheckNull

Mensagem por joseA »

Já passei por esse problema também Mauro,

Infelizmente não consegui solucioná-lo. Observei que se a 2ª coluna estiver preenchida funciona, caso contrário, os dados são desprezados. O que fiz foi contornar com a 2ª coluna obrigatória. :oops:


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Listview e Function CheckNull

Mensagem por Mauro Coutinho »

José, grato pela tentativa, mas não solucionou, só agora pude lhe respondera, estou com meu tempo bem reduzido mesmo.

Quanto a sua obs, não suritu efeito, na planilha que contem os Dados (OS_DS_SERV.xls) se olhar a Coluna "A" eu tenho ela totalmente preenchida, na Coluna "B" no arquivo original ela tambem contem todas as celulas preenchidas e a Coluna "C" tambem, eu montei este exemplo com dados reduzidos só para demonstrar o que vem ocorrendo, ex:

Apaguei os dados da Coluna "B" até o Range "B10", mas se eu adicionar uma data no Range "B9" a rotina le todos aos valores desta coluna, independente de estarem preenchidas alternadamentes, e isto acontece com as outras colunas, mas somente nas colunas que o formato é Numerico ou Data.
Outra coisa que obs, no Range "B2 até B10" se eu digitar e depois "DELETAR" estes valores não utilizando a opção de "Limpar Tudo" a Rotina entende como se estes Ranges estivessem preenchidos, uma vez que NÃO são interpetrados como Nulos.
É está bem estranho, e quando eu cito a Function CheckNull, é porque quando acompanhamos Passo a Passo eu percebo que após checar que o primeiro Valor é Nulo ela considera os demaistambem Nulos, mas o mais estranho é que só se acima de "B10" estiver sem dados.
De qualquer forma agradeço a dica, acredito que devo estar deixando escapar algo, mas ultimamente tenho tantos afazeres que não estou conseguindo raciocinar corretamente, vou pesquisar mais um pouco e assim que eu conseguir encontrar onde está o erro eu retorno.

[]s


revolutionjtg
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 6:25 am

Re: Listview e Function CheckNull

Mensagem por revolutionjtg »

Eu testei aqui e ta normal so mudei umas coisas no banco de dados.
A onde e endereço tava configurado para data ao vez de geral aqui no campo de pesquisda mostro tudo.
Que eu alterei.
Teria que ver o projeto inteiro para tentar de ajudar se caso não estiver resolvido.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mauro Coutinho
Jedi
Jedi
Mensagens: 1561
Registrado em: Sáb Mar 13, 2010 8:10 pm
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Listview e Function CheckNull

Mensagem por Mauro Coutinho »

revolutionjtg escreveu:Eu testei aqui e ta normal so mudei umas coisas no banco de dados.
A onde e endereço tava configurado para data ao vez de geral aqui no campo de pesquisda mostro tudo.
Que eu alterei.
Teria que ver o projeto inteiro para tentar de ajudar se caso não estiver resolvido.
revolution, agradeço adisposição em ajudar, ainda não foi resolvido esta questão, no momento ando muito ocupado e não retornei a mexer nesta planilha, por isto não respondi antes.

Procurei analizar o que comentou e fiz alguns testes e não funcionou, se acompanhar os meus comentários acima verá que o problema não é na pesquisa, mas sim quando chamamos o formulário, se na aba Realizados do arquivo OS_DS_SERV.xls a coluna DataL for preenchida com uma data em B9o formulário é carregado com as demais datas abaixo desta, mas da forma que está começando em B10 ou B11 acoluna DalaL no formulário não é carregado.
Eu acredito que não tenha nada a ver com o projeto inteiro, uma vez que neste exemplo que anexei não tem a relacionamento ccom as demais rotinas.

abraços


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder