Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Conexão excel-access-excel x tamanho do arquivo final

Discussões sobre a integração do Excel com o Banco de Dados Access

Moderador: joseA

DHPPeres
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Ago 29, 2016 11:28 am

Conexão excel-access-excel x tamanho do arquivo final

Mensagem por DHPPeres »

Tenho um banco de dados que não cabe mais em uma unica planilha de excel devido a quantidade de linhas.
Dividi em 5 planilhas de excel, em seguida junto estas 5 planilhas em um banco de dados unico no access (fica com quase 2 gigas o tamanho do arquivo).
Numa 3a etapa eu crio uma tabela dinamica no excel que le este banco de dados do access, porém o arquivo apenas com a tabela dinâmica fica muito grande (mais de 250megabites) e os demais usuários que precisam acessar esta tabela dinâmica tem muita dificuldade e as vezes não conseguem nem abrir o arquivo em suas maquinas.
Pergunto: Tem alguma forma de eu deixar o arquivo final (tabela dinamica) mais leve e portanto mais fácil de outros usuários utilizarem/abrirem/fazerem filtros?
Ou então algum outro processo que eu possa recorrer e melhorar o desempenho dos outros usuários na planilha?


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Conexão excel-access-excel x tamanho do arquivo final

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Peres, boa tarde e seja bem vindo ao fórum.

Cara, desculpa a expressão, mas tu é muito louco de colocar toda essa quantidade de informação em banco de dados Access e planilhas do Excel. Você esta correndo um risco gigantesco de perda de informações. Estou sendo muito honesto contigo.

A única opinião que tenho sobre o assunto é: aprenda urgentemente a trabalhar com Banco de Dados +robustos como SQL Server, MySQL, Oracle, etc.

Pela descrição que você fez dos arquivos e seus tamanhos, tenho admiração por conseguir abrir algum deles de vez em quando, e ainda não ter dado pau ou corrompido os mesmos.

Estou sendo muito honesto contigo Peres, procure fazer esta mudança o quanto antes, para não ocorrer perda de informação dos seus dados.

Se quiser mais detalhes, posso lhe passar os links de alguns cursos destes banco de dados, mas se você conhece um pouco do Access, já adianto que não é muito complicado e, com certeza, vai ter uma facilidade em desenvolver seu aprendizado.

Se precisar de mais esclarecimentos, estou a disposição.

Abraços e excelente semana.


DHPPeres
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Ago 29, 2016 11:28 am

Re: Conexão excel-access-excel x tamanho do arquivo final

Mensagem por DHPPeres »

Boa tarde Mikel, tenho interesse nos cursos sim.
Sendo possível me envie os links por favor.
Apenas explicando mais a fundo o porque faço desta maneira e talvez assim você possa me falar qual o curso mais indicado para meu "problema".
Hoje, onde trabalho não temos um sistema unificado. Eu extraio informações de diversos sistemas diferentes (SAP, ORACLE, ERPs, SRP, Qlikview...etc).
Eu uso primeiramente o excel pois cada sistema me da a informacao em um formato e preciso fazer uma tratativas dos dados e colocá-las todas num formato padrão. Porem a quantidade de dados, como falei, é enorme.
Ai vem o 2o passo...enviar tudo para o access para ter um único banco de dados e por fim transformá-la numa dinâmica em excel.
Eu sei mexer muito bem no excel (porém sem a parte do VBA) e o access eu aprendi a usar o basico e 'fuçando' (devido a esta necessidade que estou pontuando).
Se você conseguir me pontuar cursos que possam ajudar com isso seria ótimo. Mas lembrando que de qualquer forma eu extraío primeiramente os dados e preciso tratá-los e padronizá-los (e para isso, hoje, utilizo o excel)

Muito obrigado!

Att.
Denis Peres


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Conexão excel-access-excel x tamanho do arquivo final

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Peres, boa tarde.

Entendi melhor agora sua necessidade. Basicamente, você unifica as informações em uma única base, para exibir indicadores de desempenho, correto?

Bem, nesse caso, eu te indicaria várias formas diferentes de fazer essa operação, mas como não sei qual a melhor forma de você trabalhar as mesmas, vou indicar ferramentas diferentes para cada etapa:

- Extração de Dados de Várias Fontes:
>> Para esse caso, existem duas ferramentas que conheço que seriam muito úteis para o trabalho em questão:
- Pentaho Data Integration (PDI): Realiza conexão com vários fontes de dados, permitindo um processo de transferência de dados entre os mesmos, conforme necessidades do desenvolvedor. Com base no seu exemplo, você pode programar o PDI para capturar todas as fontes de dados e direcionar para um banco de dados, como o SQL Server;
- Power Query/ Power BI: O Power Query é um complemento do Excel 2013/2016, que também permite a criação de uma base de dados gigantesca, a partir da conexão com várias outras fontes de informação. No mercado atual, os detentores de maior conhecimento dessas ferramentas é a equipe do Canal Planilheiros.

- Exibição dos Dados:

>> Para exibição dos dados, em forma de indicadores, temos várias ferramentas utilizando Dashboards e Cubos OLAP (tabela dinâmicas). Além do Excel, para exibição desses dados, eu indicaria também:
- Power View / Power BI: O Power View, é outro complemento do Excel 2013/2016, onde é possível utilizar os dados que foram unificados pelo Power Query, ou de outras fontes de dados, criando um painel dinâmico e moderno para seus indicadores.

Ps.: O Power BI, nada mais é que os recursos do Power Pivot, Power Query e Power View do Excel 2013/2016, unificados em uma ferramenta de Business Intelligence independente e gratuita, disponibilizada pela Microsoft.

Em relação aos bancos de dados, vou sugerir os seguintes links abaixo:
- Bóson Treinamentos - MySQL;
- Bóson Treinamentos - SQL com SQL Server (T-SQL);
- Cursos Interativos - Curso de SQL Server;
- Cursos Interativos - Curso de Oracle (Tunning);
- Cursos Interativos - Curso da Linguagem SQL;
- Cursos Interativos - Cursos de Oracle 10g;
- Cursos Interativos - Curso de Firebird;
- Neri Neitzke - Oracle PL/SQL forms reports;
- Neri Neitzke - SQL + Banco de Dados.

Bem, acredito que esse links são um bom início para seus estudos. Espero que aproveite muito bem todos eles.

Abraços e excelente semana.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


edsonhugoc
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20
Registrado em: Sex Nov 10, 2017 10:39 am

Re: Conexão excel-access-excel x tamanho do arquivo final

Mensagem por edsonhugoc »

Mikel Silveira Fraga escreveu: Seg Ago 29, 2016 1:58 pm Peres, boa tarde.

Entendi melhor agora sua necessidade. Basicamente, você unifica as informações em uma única base, para exibir indicadores de desempenho, correto?

Bem, nesse caso, eu te indicaria várias formas diferentes de fazer essa operação, mas como não sei qual a melhor forma de você trabalhar as mesmas, vou indicar ferramentas diferentes para cada etapa:

- Extração de Dados de Várias Fontes:
>> Para esse caso, existem duas ferramentas que conheço que seriam muito úteis para o trabalho em questão:
- Pentaho Data Integration (PDI): Realiza conexão com vários fontes de dados, permitindo um processo de transferência de dados entre os mesmos, conforme necessidades do desenvolvedor. Com base no seu exemplo, você pode programar o PDI para capturar todas as fontes de dados e direcionar para um banco de dados, como o SQL Server;
- Power Query/ Power BI: O Power Query é um complemento do Excel 2013/2016, que também permite a criação de uma base de dados gigantesca, a partir da conexão com várias outras fontes de informação. No mercado atual, os detentores de maior conhecimento dessas ferramentas é a equipe do Canal Planilheiros.

- Exibição dos Dados:

>> Para exibição dos dados, em forma de indicadores, temos várias ferramentas utilizando Dashboards e Cubos OLAP (tabela dinâmicas). Além do Excel, para exibição desses dados, eu indicaria também:
- Power View / Power BI: O Power View, é outro complemento do Excel 2013/2016, onde é possível utilizar os dados que foram unificados pelo Power Query, ou de outras fontes de dados, criando um painel dinâmico e moderno para seus indicadores.

Ps.: O Power BI, nada mais é que os recursos do Power Pivot, Power Query e Power View do Excel 2013/2016, unificados em uma ferramenta de Business Intelligence independente e gratuita, disponibilizada pela Microsoft.

Em relação aos bancos de dados, vou sugerir os seguintes links abaixo:
- Bóson Treinamentos - MySQL;
- Bóson Treinamentos - SQL com SQL Server (T-SQL);
- Cursos Interativos - Curso de SQL Server;
- Cursos Interativos - Curso de Oracle (Tunning);
- Cursos Interativos - Curso da Linguagem SQL;
- Cursos Interativos - Cursos de Oracle 10g;
- Cursos Interativos - Curso de Firebird;
- Neri Neitzke - Oracle PL/SQL forms reports;
- Neri Neitzke - SQL + Banco de Dados.

Bem, acredito que esse links são um bom início para seus estudos. Espero que aproveite muito bem todos eles.

Abraços e excelente semana.
DICAS SHOW DE BOLA! :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder