Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Ocultar Planilha e deixar somente o Userform

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
wessley
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Out 23, 2016 9:51 pm

Ocultar Planilha e deixar somente o Userform

Mensagem por wessley »

Boa noite,

Gostaria de saber como faço para ocultar a pasta de trabalho e deixar somente o userform aparecendo, como se foce um sistema, eu usei o codigo Thisworkbook. Application. Visible =false para ocultar porem ao abrir outra planilha, a planilha que estava oculta aparece novamente, eu queria algo que não fizesse isso, que so exibisse quando eu pedir para exibir.

Eu usei o codigo Application.Windows(ThisWorkbook.Name).Visible = False para ocultar somente a pasta atual porem quando o codigo precisa fazer alguma alteração na planilha ela da um erro, acho por estar oculta.

Eu gostaria de algo que ocultasse a planilha e deixasse somente o formulário aparecendo, porem ao abrir outras planilhas nao afetasse a que está oculta, ou seja que nao tenha nenhum tipo de intervenção na planilha oculta, e quando eu precisasse alterar alguma informação na planilha oculta que nao desse erro por estar oculta, ou seja qualquer alteração que possa ser feita a planilha sempre permanece oculta.

Att.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Ocultar Planilha e deixar somente o Userform

Mensagem por webmaster »

Wessley,

Ha uma serie de razoes para voce nao fazer isso. A principal delas e que, caso ocorra um erro no aplicativo, voce precisar tratar apropriadamente para que o Excel nao fique largado na memoria.

De toda forma, nao ha como abrir o Form sem que o usuario perceba que o Excel foi aberto. Lembre-se, o VBA depende do Excel (ou Word, PowerPoint, etc) para funcionar, nao o contrario. Talvez com macros ativadas automaticamente, o problema diminua.

Para o problema de nao afetar o aplicativo em execucao, ja tentou abrir o Excel em outra instancia?

Tomas


wessley
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Out 23, 2016 9:51 pm

Re: Ocultar Planilha e deixar somente o Userform

Mensagem por wessley »

Boa noite,

Primeiramente é uma honra você estar respondendo minha pergunta Tomas, meu problema que estou criando uma planilha no setor onde eu trabalho e gostaria de achar um jeito de proteger os dados dos outros usuários, somente pessoas autorizadas teriam acesso, uma maneira que eu vi a principio foi de ocultar, mais se tiver outra sugestão e que seja simples também algo que eu saiba manusear, seria muito útil para o meu problema, se for o caso de senha em todas abas, eu preferia algo menos trabalhoso pois ai eu teria que desbloquear e bloquear as abas quando eu for usar a planilha, gostaria de algo pratico, mais sei lá quem sou eu para sugerir algo, você como bom entendedor da área do excel vai saber me dizer a melhor solução.

Desde já obrigado.

Att.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Ocultar Planilha e deixar somente o Userform

Mensagem por webmaster »

Wesley,

Vou tentar ajudar com o que consegui entender do problema ate entao. Para conseguir um bom resultado usando o Excel, eh arriscado colocar tudo no mesmo arquivo. Procure montar uma estrutura que tenha os dados separados focando nos privilegios de cada arquivo (com senha de abertura, claro). Para uma visao integrada, voce constroi um arquivo para unir os dados e promover uma visualizacao mais agregada/unificado.

Ir alem disso ou ter um controle mais refinado do visao dos dados, so apelando para aplicativos ou linguagens mais apropriadas. Um ou outro vai exigir mais pesquisa da sua parte, ok?


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


wessley
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Out 23, 2016 9:51 pm

Re: Ocultar Planilha e deixar somente o Userform

Mensagem por wessley »

Boa noite,

Primeiramente desculpa qualquer coisa errada que venha dizer, pelo que eu entendi, seria separar o banco de dados em planilhas diferentes e separadas e o userform separado tambem, ai quando abrir o userform ele puxar os dados dessas planilhas separadas ?, se for isso, tem algum meio de manipular os dados sem abrir o excel ??


rog.brand
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Nov 09, 2016 7:45 pm

Re: Ocultar Planilha e deixar somente o Userform

Mensagem por rog.brand »

Wessley,

É isso mesmo, de forma simples, vc teria 2 planilhas, em uma delas você teria apenas o userform para inserção de dados e consulta, e em outra, separada e protegida com senha, tu teria o BD com as informações inseridas através do userform. E, caso fosse necessário 2, 3 planilhas de BD, você poderia uni-las, consolidando todos os dados para criação de indicadores.


LeandroVidal
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Jan 31, 2017 4:11 pm

Re: Ocultar Planilha e deixar somente o Userform

Mensagem por LeandroVidal »

Tomás,
Quando estou com o Form em exibição, não consigo utiliza/ abrir outros arquivos de Excel.
Tem alguma forma de solucionar esse problema?
Preciso fazer os dois funcionarem paralelamente, pois utilizo muitas planilhas no meu dia-a-dia.

Obrigado.


ronalld
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Nov 03, 2017 9:54 pm

Re: Ocultar Planilha e deixar somente o Userform

Mensagem por ronalld »

Boa Noite a Todos, sou novo por Aqui e Nove em VBA...
Estou precisando de ajuda urgente...
Quando Faço exatamente o processo de ocultar tudo e abrir apenas o UserForm, qualque outra Pasta de Trabalho que esteja Aberta desaparece...
Já Tentei de Tudo...

Exemplo:
ActiveWorkbook.Saved = True

Workbooks("final.xls").Close

ThisWorkbook.Application.Quit


O erro continua...

Alguém sabe como contornar isso....


Aguardo ajuda se possivel..
Obrigado


xlarruda
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Out 05, 2017 3:27 pm

Re: Ocultar Planilha e deixar somente o Userform

Mensagem por xlarruda »

por que, ao invés de usar "ActiveWorkbook" ou "ThisWorkbook" você não usa o nome específico do seu workbook.
Por exemplo .
para um workbook chamado "Teste.xlsm"

ao invés de thisworkbook.visible = true
tente
Workbooks("Teste.xlsm").visible = true

não sei se dá certo mas é uma tentativa


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder