Esqueceu sua senha? Você pode usar o mecanismo de lembrete neste link: Recuperar senha

Você receberá um link de reativação no email cadastrado.

Não recebeu o email? Lembre-se checar o Lixo Eletrônico.

Reorganizar dados temporais em intervalos fixos

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
bbsantos
Acabou de chegar
Acabou de chegar

Reorganizar dados temporais em intervalos fixos

Mensagem por bbsantos » Ter Ago 13, 2019 2:07 am

Boa noite, tem algum tempo que eu tento desenvolver uma macro para reorganizar algumas informações. Os dados, originalmente, registram 1 quando ocorre um evento. Então, eu tenho uma série histórica de quando os eventos ocorreram.
A reorganização desses dados segue os seguintes objetivos que realizei manualmente (por enquanto):

1. Inserir os dados originais conforme Figura 1
Figura1.PNG
Dados de entrada
Figura1.PNG (14.06 KiB) Exibido 29 vezes
2. Criar uma série histórica englobando um período determinado em intervalos de 5 em 5 minutos (Figura 2). No exemplo, os dados se referem às datas de 14/03/2019 e 15/03/2019. Entretanto quero criar automaticamente essa série, de preferência ao digitar a data de início e dada de fim da série, já que em muitos casos, essa série pode ter duração de um ano o que fica extremamente cansativo para fazer manualmente.
Figura2.PNG
Série histórica que quero criar
Figura2.PNG (11.36 KiB) Exibido 29 vezes
3. Juntar os dados inseridos (amarelo) com a série histórica criada (sem cor), classificando-as do mais antigo para o mais novo

4. Essa etapa que estou tento muita dificuldade. Como a série histórica deverá conter dados apenas de 5 em 5 minutos e os dados de entrada estão em horários "quebrados", preciso agrupar esses dados de entrada ao respectivo horário mais próximo. Por exemplo:
Qualquer registro de dados entre 13/03/2019 23:57:30 e 14/03/2019 00:02:30, deverão se somar ao dado do dia "14/03/2019 00:00:00". E assim sucessivamente conforme figura 3.
Em seguida, os dados originais deverão ser excluídos, permanecendo apenas a série histórica nova criada em intervalos de 5 em 5 minutos. (Figura 4)
figura3.PNG
Tabela de agrupamento dos dados à série
figura3.PNG (14.27 KiB) Exibido 29 vezes
Figura4.PNG
Exemplo do procedimento manual
Figura4.PNG (26.61 KiB) Exibido 29 vezes

Peço desculpas por me prolongar, mas tentei deixar bem claro. Caso alguém tenha algumas sugestões, principalmente porque não tenho prática em criar macros envolvendo datas e horas. Deixei em anexo a planilha com os dados os quais descrevi.
Desde já obrigado.
Modelo.rar
Planilha com dados
(31.33 KiB) Baixado 2 vezes

Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.

Responder