Vídeo recomendado
https://youtu.be/Ju8Esra5--I

Sistema com Data de Expiração

A Web está aí, não há como negar. Ela é onipresente em praticamente toda operação eletrônica realizada nos dias de hoje. Como não podia ser diferente, o Excel, ferramenta máxima para analistas e profissionais das mais diversas áreas do mercado precisa estar alinhado com esta necesssidade. E ele está! Neste forum, o debate é focado em expor dúvidas, sugestões, modelos de código e exemplos de uso do Excel na Integração com tecnologias Web.
diegozl
Acabou de chegar
Acabou de chegar

Sistema com Data de Expiração

Mensagem por diegozl »

Oi, pessoal. Bom dia.

Desenvolvi um sistema e, no lugar de vender, queria alugá-lo. Atualmente, ele está com limite de data (na primeira vez que o cliente abre, ele já define a data de expiração e fica observando para quando ela passar do prazo).

PONTO 1:
O problema é que, nesse formato, bastaria ele mudar a data do PC, logo, como o sistema trabalha com importação de arquivos datados, travei nesse ponto, também. Gostaria de saber se haveria uma maneira mais eficaz, como puxar da web a data, por exemplo.

PONTO 2:
Outro ponto é que estou tentando automatizar a locação dessa planilha. Já vi que a ferramenta PAGAR.ME trabalha com Pix totalmente automático, ou seja, eles geram o QR Code e ainda verificam se foi pago. Não enxergo é como automatizar o envio da planilha, por questão da data de expiração. A única ideia que minha mente limitada teve foi, diariamente, disponibilizar um arquivo pós pagamento do Pix com a data daquele dia, mas isso seria um esforço bem chato e diário. Não teria como automatizar de alguma forma?

Obrigado.

Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.

Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Contato:

Re: Sistema com Data de Expiração

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Boa noite Diego.

Bem, olhando os dois pontos que você mencionou, eu trabalharia da seguinte forma:

- Teria um banco de dados hospedado na Web, de forma a realizar validação do usuário e senha, via esse banco, encapsulado dentro de sua planilha. Dessa forma, você vai conseguir vincular todo o processo de pagamento (pois sei que o Paga.Me tem APIs que disponibilizam todos os dados de operações), e vincular a esse banco online, desde o cadastro dos compradores, sendo feita a validação por e-mail utilizado, e realizando o acompanhamento dos pagamentos mensais.

- Sobre a data, poderia trabalhar com a data do servidor, onde esse banco de dados esta hospedado. Assim, mesmo que o cliente tentasse mudar a data no PC, não teria problema, mas a data estaria vindo de um servidor na internet.

Problema, independente de qual caminho siga. Excel não é uma ferramenta segura, em relação aos códigos. É possível quebrar um senha VBA, mesmo sem utilizar ferramenta de terceiros, ou seja, um cliente mal intencionado, consegue quebrar a senha facilmente e desabilitar as validações de data, tirando que esse seria o menor dos problemas, pois ele pode roubar toda a estrutura intelectual e ainda revender para outros.

Mas não quero te desanimar com isso, é apenas uma realidade que é vivida por muita gente.

Espero que os cometários possam vir a ser útil na sua caminhada.
Abraços e boa sorte.

diegozl
Acabou de chegar
Acabou de chegar

Re: Sistema com Data de Expiração

Mensagem por diegozl »

Mikel Silveira Fraga escreveu: Qua Out 12, 2022 11:41 pm Boa noite Diego.

Bem, olhando os dois pontos que você mencionou, eu trabalharia da seguinte forma:

- Teria um banco de dados hospedado na Web, de forma a realizar validação do usuário e senha, via esse banco, encapsulado dentro de sua planilha. Dessa forma, você vai conseguir vincular todo o processo de pagamento (pois sei que o Paga.Me tem APIs que disponibilizam todos os dados de operações), e vincular a esse banco online, desde o cadastro dos compradores, sendo feita a validação por e-mail utilizado, e realizando o acompanhamento dos pagamentos mensais.

- Sobre a data, poderia trabalhar com a data do servidor, onde esse banco de dados esta hospedado. Assim, mesmo que o cliente tentasse mudar a data no PC, não teria problema, mas a data estaria vindo de um servidor na internet.

Problema, independente de qual caminho siga. Excel não é uma ferramenta segura, em relação aos códigos. É possível quebrar um senha VBA, mesmo sem utilizar ferramenta de terceiros, ou seja, um cliente mal intencionado, consegue quebrar a senha facilmente e desabilitar as validações de data, tirando que esse seria o menor dos problemas, pois ele pode roubar toda a estrutura intelectual e ainda revender para outros.

Mas não quero te desanimar com isso, é apenas uma realidade que é vivida por muita gente.

Espero que os cometários possam vir a ser útil na sua caminhada.
Abraços e boa sorte.
Oi, Mikel.

Muito obrigado pelos esclarecimentos e pela sinceridade. Até o momento, estou usando o bloqueio comum de VBA e o programa XLtoEXE que, supostamente, protegeria quanto a invasões ao código, mas realmente não tenho ideia se ele resolve o problema a respeito dessa questão de segurança.

Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.

Responder