Modelo de Aplicativo de Cadastro em VBA no Microsoft Excel

Colaboração  

Modelo de Aplicativo de Cadastro em VBA no Microsoft Excel



O Modelo de Aplicativo de Cadastro para Microsoft Excel VBA tem como objetivo fornecer um exemplo base para criação de telas de cadastro seguindo o formato padrão adotado pelo mercado e ferramentas de criação deste tipo de aplicativo, aplicado ao ambiente excel com vba.

O Modelo de Aplicativo de Cadastro para Microsoft Excel VBA é constuítuido de 2 formulários (UserForms VBA). O principal deles é o de cadastro, que disponibiliza a navegação através dos registros e as operações de adição, alteração e exclusão. A navegação é assistida indicando o número do registro corrente e o total destes.

Modelo Cadastro - Tela de Cadastro
Figura 1 - Visual da tela de cadastro

O formulário de pesquisa disponibiliza uma formato de busca muito eficiente, permitindo filtros por diversos campos e ordenação por todos eles. Para o formato de exemplo, alguns campos foram disponibilizados para o filtro. Outros podem ser adicionados conforme o critério e a necessidade do desenvolvedor. Para além de facilitar o desenvolvimento, possilibitar uma formato completo de pesquisa utilizando clásusulas SQL (Structured Query Language), decidi usar a biblioteca ADO (Active Data Objects) e seus objetos para efetuar as consultas e filtros na cadastro. Será útil futuramente quando forem construídos filtros de data por exemplo, tradicionalmente utilizados no Excel com o recurso Auto-Filtro.

Modelo Cadastro - Tela de Pesquisa
Figura 2 - Visual da tela de pesquisa

Alguns recursos práticos como numeração automática de Id está disponivel, neste exemplo representado pelo campo CódigoDoFornecedor. Isto pode ser visto ao adicionar um registro. Ao salvá-lo, um novo Id é atribuido automaticamente, da mesma forma que seria feito em um campo chave primária em um banco de dados como o Microsoft Access.

Inicialmente o Modelo de Aplicativo de Cadastro para Microsoft Excel VBA não prevê consistência de dados, como o tipo de dado de um determinado campo e sua obrigatoriedade de preenchimento, não explorando ainda todo o potencial do Microsoft Excel e do VBA.

Para o funcionamento correto do aplicativo, deve-se disponibilizar a abertura do formulário de pesquisa somente quando o formulário de cadastro estiver aberto, já que o formulário de pesquisa utiliza funções do formulário de cadastro para enviar as informações do registro selecionado para ele. Também é recomendável manter a planilhas com os dados oculta, permitindo acesso a seu conteúdo somente através dos formulários.

http://www.tomasvasquez.com.br/downloads/modelocadastro.zip

Caso encontrem bugs no funcionamento, reportem o mesmo para webmaster@tomasvasquez.com.br.

Bom proveito!

Abraços

Tomás Vásquez
http://www.tomasvasquez.com.br