Excel – Planilha de acompanhamento de perda de peso

Pois é. Cada um dá o uso que acha melhor para sua planilha. Já tinha visto alguns colegas fazerem algum parecido, mas esse deixou a coisa bem profissional.

O pessoal do blog O Rei das Planilhas colocou a diposição uma planilha para acompanhamento e cálculo de perda de peso. Fique bem trabalhada e simples, permitindo visualizar graficamente seus avanços ou desavanços (essa palavra existe?) em relação a sua dieta, se é que você está fazendo uma. Bom, nessa maratona do dia a dia, acho que todo mundo está, e acho que não custa nada saber se estamos seguindo a coisa a risca ou não.

reidasplanilhas-planilha-acompanhamento-perda-de-peso_v1pdf1
Controlando a Perda de Peso no Excel

O link para o download da planilha é:

http://reidasplanilhas.blogspot.com/2008/09/projeto-mudana-radical-acompanhamento.html

Bom divertimento… ou melhor, malhação! 🙂

Tomás

Vídeos – Aprendendo a programar para a Web… e bem!

Antes do comunicado “oficial”, vou falar um pouco sobre o assunto.

É fato. Programar para a Web jáse tornou algo corriqueiro para qualquer profissional de tecnologia. Mesmo que ele passe longe de um servidor web ou linguagem de programação, ele tem idéia do que é HTML, Javascript, CSS e outras coisas que compõem o mundo da programação para a Web.

Mesmo profissionais que não são da área de tecnologia tem que se render a um entendimento mínimo de como as páginas web são construídas, isso claro se quiserem tirar algum proveito que vá além da simples rolagem, leitura e cliques no links.

Conclusão: qualquer um que tenh algum contato um pouco mais “intenso” com tecnologia no dia a dia já sabe e cria seu próprio site, html, ou qualquer coisa que possa ser publicada.

Isso tem gerado uma classe de programadores Web, se é que podemos nomeá-la assim, que tem gerado “produtos” de qualidade sofrível por motivos que não vem ao caso neste momento, mas que comentarei em outra oportunidade, espalhados por vários futuros posts/artigos.

O objetivo desse post além da divulgação promovida pelo título é, como obter um diferencial no desenvolvimento Web já que há tantos detentores deste conhecimento, o que resulta na seguinte verdade:

É fácil achar programadores web. Difícil é achar bons programadores web. Percebo isso em cada processo seletivo que passo e em conversas com colegas no ramo.

Talvez seja por isso que a Visie, uma consultoria de treinamento para desenvolvimento Web tem disponibilizado uma série de materiais para ensinam e orientam como desenvolver aplicações para a Web dentro do padrões estabelecidos pelo W3C. Tá, mas o que isso significa?

Significa desenvolver sites com um padrão de qualidade exigido pela maioria dos navegadores, o que significa que seu site funcionará bem, independente de qual browser seja utilizado. Mas o mais importante é que, seguir estes padrões Web significa que seus sites serão bem vistos pelos mecanismos de busca. Isso agrega um valor altíssimo a seu conhecimento pois todo site construído nestes padrões estará sempre um ponto a frente de outros que disputem o mesmo público, mas que não seguem estas boas práticas. Isso sem falar que seu código será mais limpo, legível, reaproveitável e leve.

Os tutoriais são disponibilizados em formato texto e vídeos. Para acessá-los, os endereços são:

http://visie.com.br/campus

http://www.tableless.com.br/

Há planos de acesso para conteúdo restrito e pago, mas tem muita coisa disponível gratuitamente e de ótima qualidade.

Desejo a todos bons estudos!

Abraços

Tomás

VBA – Adicionando e removendo sua barra de ferramentas personalizada

Introdução

Um recurso interessante que o Microsoft Excel disponibiliza é a criação de uma barra de ferramentas personalizada que contém os atalhos de maior interesse para um determinado usuário ou planilha. Além disso, ele permite que você anexe essa barra de ferramentas à sua planilha, o que faz que esta acompanhe a planilha, fazendo que esta apareça em todo computador em que for aberta.

O problema

É uma funcionalidade muito interessante. Seria perfeita se não fosse por apenas uma problema. Quando outro usuário abre a planilha que contém a barra de ferramentas anexa, mesmo que este não abra mais esta planilha ou até a exclua do disco, a barra de ferramentas continuará adicionada a seu Microsoft Excel, o que pode até mesmo gerar erros de execução, forçando o usuário a excluí-la manualmente, desde que este tenha conhecimento para isto.

Porém, é possível contornar tal problema através de Macros que são executadas em momentos específicos, mais precisamente ao abrir a planilha que é quando a nova barra de ferramentas é adicionada e ao fechá-la, que é quando esta deve ser excluída.

Este é o processo mais aconselhado, pois toda vez em que o usuário fechar a pasta de trabalho, a barra de ferramentas será excluída.

Para efetuar este processo, vamos assumir que temos uma barra de ferramentas personalizada já criada de nome “Nova Barra” com alguns botões padrão do Microsoft Excel, conforme a figura abaixo:

Nova Barra de Ferramentas

Agora, anexe esta barra de ferramentas à pasta de trabalho, clicando em Ferramentas->Personalizar e nesta tela, selecione na lista da esquerda o item Nova Barra e clique em Anexar, deixando-a desta forma:

ajkbsmpbw67f_95fj5nkhdk

Isso faz com que em qualquer computador em que esta planilha seja aberta, a barra de ferramentas Nova Barra seja instalada. Nestas condições, todos os problemas listados acima transcorrerão.

A solução

Para resolver o problema de forma automatizada, será necessária a utilização de código VBA. Capturaremos os eventos Workbook_Open, que ocorre quando a pasta de trabalho é aberta Workbook_BeforeClose que ocorre um pouco antes desta ser fechada. Abra o VBA em Ferramentas->Macro->Editor do Visual Basic (Alt+F11) e na janela de projeto, clique duas vezes no item EstaPasta_de_trabalho para abrir a janela de código. Nesta janela, insira o seguinte:

1
2
3
4
5
6
7
Private Sub Workbook_BeforeClose(Cancel As Boolean)
Application.CommandBars(“Nova Barra”).Delete
End Sub

Private Sub Workbook_Open()
Application.CommandBars(“Nova Barra”).Enabled = True
End Sub

CommandBars é uma coleção que se refere a todas as Barras de ferramentas do Microsoft Excel que existem no contexto atual. Através desta, é possível obter informações e manipular de formar completa as barras de ferramentas, até sua criação completo por meio de código VBA. Para nosso caso, precisaremos apenas trabalhar algumas propriedades.

O código faz com que, ao ser aberta, a pasta de trabalho habilite a barra de ferramentas “Nova Barra” (linha 6), que existe em seu contexto pois ela foi anexada a esta. Na linha 2, dentro o evento Workbook_BeforeClose que ocorre pouco antes da planilha ser fechada, a barra de ferramentas é excluída, deixando de existir pelo menos para aquela instalação do Microsoft Excel.

Feito isto, é possível testar a funcionalidade. Feche a planilha atual. Abra-a (não se esqueça de ativar as Macros) novamente e veja que a barra de ferramentas “Nova Barra” é mostrada. Esse é o comportamento normal, mesmo sem a adição das Macros. Agora, feche e salve a planilha.

Abra o Excel (no o arquivo com a barra criada anteriormente, e sim o programa Microsoft Excel) novamente criando uma nova pasta. Veja que a barra de ferramentas “Nova Barra” já é mais mostrada. Para conferir a não existência desta, vá ao menu Ferramentas->Personalizar e na aba “Barras de ferramentas”, confira que a “Nova Barra” já existe mais.

Para conferir o teste, tente abrir esta planilha em outro computador.

Obs: Se as macros não forem ativadas, a barra de ferramentas será adiciona pois está anexada à pasta de trabalho, mas não será excluída.

Conclusão

Utilizando esta forma de gerenciamento das barras de ferramentas, além de resolver o problema da população desenfreada de barras personalizadas, é possível gerenciar corretamente suas barras de ferramentas, permitindo a construção de planilhas completas e que não deixam resíduos nos computadores de outros usuários.