Planilhas de Controle Financeiro no Excel – Parte 2

Já tinha falado uma vez sobre controles financeiros pessoais e indicado alguns exemplos. Desta vez, o pessoal da INFO Online colocou mais uma opção no seu site.

Planilha Controle Financeiro Pessoal ajuda a economizar

Planilhas de Controle Financeiro

Um eficiente controle financeiro é o melhor remédio para o salário sobrar no final do mês e a conta do banco ficar no azul. Mas nem sempre é simples fazer as contas. Pensando nos internautas com esse problema, a equipe da INFO preparou o Controle Financeiro Pessoal.

O aplicativo é uma tabela preparada para o Microsoft Excel 2007. Ela tem várias categorias de despesas, onde o internauta preenche os gastos que teve com moradia, alimentação, transporte, saúde, educação, lazer, vestuário e obrigações financeiras. Cada categoria, inclusive, tem subcategorias (em lazer, por exemplo, tem gastos com cinema e jornais), assim, o detalhamento das despesas ficam mais precisos.

Se o internauta preencher corretamente todos os campos, terá uma dimensão exata do quanto gasta e do quanto ganha por mês. Se descobrir, com esses números, que está com as finanças descontroladas, provavelmente terá de colocar um escorpião no bolso. Caso os números sejam favoráveis, aí é só gastar ou aplicar num fundo de investimento.

O link para Download é:

http://info.abril.com.br/downloads/controle-financeiro-pessoal

O autor da planilha é Fabiano Candido

ASP.NET – Page.FindControl retornando null

O método FindControl da classe Control retorna um controle da coleção Controls da própria classe pela propriedade ID. Comumente utilizamos este método para encontrar algum controle cujo ID é passado por parâmetro ou quando o controle é gerado dinamicamente. Mais comum ainda é usá-lo para obter um controle em uma linha do GridView, tipicamente no evento RowDataBound.

O caso é que algumas vezes, mesmo sabendo que o controle existe na página, ao realizar um Page.FindControl por um ID de um controle conhecido, o método retorna null. A razão é simples. A hierarquia de controles de uma página ASP.NET faz com que os controles não fiquem relacionados diretamento à coleção de controles da página.

A figura abaixo mostra a hieraquia de controles de uma página ASP.NET no modelo WebForms:

Hierarquia de Controles de uma página ASP.NET/WebForms
Hierarquia de Controles de uma página ASP.NET/WebForms
Além dessa hierarquia, é preciso contar com o fato de que seu controle pode estar dentro de um outro do tipo “container”, como um PlaceHolder, Panel ou mesmo em um UserControl. Para resolver definitivamente o controle de encontrar um controle na sua página, é preciso fazer uma busca recursiva. Lembra do Fatorial? Pois é. A rotina abaixo faz uma busca recursiva dentro de um controle, passando o ID do controle procurado por parâmetro:

private Control FindControlRecursive(Control root, string id)
{
    if (root.ID == id)
    {
        return root;
    } 
 
    foreach (Control c in root.Controls)
    {
        Control t = FindControlRecursive(c, id);
        if (t != null)
        {
            return t;
        }
    } 
 
    return null;
}

A chamada da função fica bem simples:

1
FindControleRecursive(this.Page, "IDdoMeuControle");

Isso resolve o problema de encontrar seu controle, mesmo tendo certeza de que ele está na página.

Nem tudo são flores

Apesar de esta parecer a solução de todos os problemas (e até é), o problema desta rotina é a performance. Apesar de não haver uma perda muito grande desta, se houver alguma outra forma de identificar o controle procurado mais diretamente e sua lógica permitir, prefira-a. Isso vai poupar um bom processamento.

Fonte: http://www.codinghorror.com/blog/archives/000307.html

Tomás

Web – Programas para programar para Web? Open Web Tools Directory!

about_labs_logo[1]

Estão faltando aplicativos ou programas para criação de seus websites? A fundação reuniu uma série de aplicativos, plugins e outras parafernálias para auxiliar no desenvolvimento de aplicativos web e os reuniu em um repositório chamado Open Web Tools Directory, na Mozilla Labs.

O repositório é um apanhado de aplicativos utilizados para construção de aplicativos web e sites baseados principalmente em Web 2.0, referenciando o que há de mais utilizado nesta plataforma como jQuery, JSON, Ajax, Ext JS, entre outros conhecidos que preconizam as boas práticas na construção de web sites.

O repostório da Mozilla Labs pode ser visto neste link:

http://tools.mozilla.com/

directory[1]

Há várias ferramentas, desde free até as pagas, a maioria bem quista pela comunidade. Vale comentar que a página é feita inteiramente em javascript, com efeitos de dar inveja a muita animação em flash espalhada por aí.

Enjoy!

Mobilidade – Bot transforma Smartphones Symbian em zumbis

Fonte INFO

Symbian[1]

Dispositivos móveis com a plataforma Symbian OS correm o risco de serem infectados com o novo spam bot SYMBOS_YXES.B.

A ameaça se comporta como uma aplicação legítima, a ACSServer.exe, também conhecida como Sexy Space. Segundo a Trend Micro, uma vez no controle do aparelho, ela é responsável por roubar dados como identificação do telefone, da rede e estatísticas de uso. Em seguida, o código passa a monitorar a conexão com a web para enviar spam aos cadastrados na lista de contatos.

O material das mensagens vem de website acessado discretamente pelo aparelho, o que caracteriza a formação de uma botnet de smartphones.

A questão é que todos os aplicativos desenvolvidos para o sistema operacional são obrigados a passar pelo processo de certificação da Fundação Symbian, que deve identificar tais ameaças antes que elas cheguem ao mercado.

A única solução encontrada até o momento consiste na atualização do sistema de segurança do aparelho para que ele possa detectar e apagar o YXES.B.