Dicas – Controle Windows Live Messenger pela linha de comando

Dica bacana dada pela INFO

É possível controlar o Windows Live Messenger usando linhas de comando na caixa de diálogo Executar

Não é preciso deixar a janela do Windows Live Messenger em destaque para mudar seu status no programa. Na versão 2009, é possível fazer a alteração, assim como acionar alguns comandos, apenas usando a caixa de diálogo Executar do Windows. Para acionar rapidamente essa caixa de diálogo, pressione a tecla Windows + R. Todos os parâmetros devem ser precedidos pelo comando msnmsgr. Assim, para alterar o status para ocupado, deve-se digitar, no campo Abrir, msnmsgr /busy e pressionar Enter ou o botão OK. Você pode digitar mais de um comando ao mesmo tempo. Basta dar um espaço depois do primeiro e digitar o segundo. Eles serão executados na ordem em que foram inseridos. Confira, a seguir, uma lista dos comandos possíveis.

/available – altera o status para disponível
/busy – altera o status para ocupado
/away – altera o status para ausente
/invisible – altera o status para invisível
/sendin – ativa a janela do programa
/msn – abre uma janela do browser na página principal do MSN
/email – abre a página do Windows Live para que você acesse seus e-mails
/profile – abre a página de seu perfil no Windows Live
/signoutal – fecha o programa em todos os computadores nos quais você estiver logado

Dicas – Dia: Uma Ótima Opção ao Visio!

Para criação diagramas, fluxogramas, seja em qual for a área, quando 0 Microsoft Visio é quase unanimidade. Claro, há a execessão de profissionais especializados, cujos aplicativos são extremamente específicos ou estão, digamos, fora do nosso alcance. 😉

Bom, o Microsoft Visio é bem completo, mas nem sempre versátil. O grande problema é que, ninguém nunca ouviu falar de qualquer outro software que fizesse algo parecido com o que o Visio faz. Mas agora tem!

A comunidade começou a pouco tempo comentar sobre uma ferramenta bem interessante que facilita na criação fluxogramas, organogramas, diagramas e até modelagem UML, e tudo isso sendo bem leve, portable e o melhor de tudo, de graça e com código aberto, disponível para Linux e Windows. O Dia.

A interface é bem parecida com a do concorrente da Microsoft, como pode ser visto na imagem abaixo:

O Dia possui uma versão totalmente em português. Possui também vários tipos de diagramas, entre eles ER, UML, Fluxograma, Organograma, Cisco Rede, Lógica e outros.

Um excelente opção, principalmente para quem sofre com limitações de licença!

Referencias e Download

http://live.gnome.org/Dia

Para Download do Dia for Windows instalável acesse:

http://dia-installer.de/download.html

Para Download do Dia for Windows Portable em português acesse:

http://www.baixaki.com.br/download/dia-portable.htm

Review da Comunidade:

http://www.passeionaweb.com.br/blog/2010/01/21/dia-melhor-opcao-free-ao-visio/

Baboseiras – Simulador o Windows 3.1 no browser

Fonte: INFO

Para os saudosistas de plantão, o programador americano Michael Vincent criou um simulador do Windows 3.1.

O simulador serve de interface para o site pessoal de Vincent. É uma volta ao tempo em que o Windows não tinha menu Iniciar e não suportava o botão direito do mouse. Estão lá alguns dos acessórios, como o bloco de notas, e até o joguinho Campo Minado, que roda perfeitamente (mas o truque de pressionar os dois botões do mouse simultaneamente não funciona). Não há sinal do Gerenciador de Arquivos, peça fundamental dessa versão do Windows. De estranhos, há links para o conteúdo do site, itens que, obviamente, não faziam parte do Windows 3.1. O simulador funciona com o Firefox 3.x e também com o Internet Explorer 7 ou 8.

Lançado em abril de 1992, o Windows 3.1 tinha arquitetura de 16 bits e rodava sobre o MS-DOS como se fosse um aplicativo. Foi a primeira versão do Windows a se tornar popular. Assim, ele levou a interface gráfica e o mouse ao PC, oferecendo uma alternativa viável ao Macintosh. Seu gerenciador de memória estendida quebrou a barreira dos 640 KB que existia no DOS, permitindo o desenvolvimento de aplicativos mais complexos. Também foi no Windows 3.1 que estrearam as fontes TrueType e os recursos de multimídia agrupados sob o nome Video for Windows.

O Windows 3.1 ficou conhecido, ainda, por travar completamente em algumas situações. Uma tela azul aparecia com a mensagem de General Protection Fault, a famosa GPF. E o jeito era teclar Ctrl+Alt+Del. Felizmente, Michael Vincent não incluiu esse comportamento em seu simulador.

Do autor

Para os webDevelopers de plantão, o proeza é feita toda em JavaScript!

😉

Excel – Abrindos arquivos em uma nova instância do Excel

Por padrão, as versões mais atuais do Excel abrem novos arquivos na mesma instância do aplicativo, caso já exista um aberto. É o comportamento padrão quando você dá um duplo-clique em arquivo pelo Windows Explorer.

Porém, dependendo do comportamento do determinado arquivo, é desejável que ele seja aberto e uma nova instância. Isso é relativamente simples em VBA. Porém, seria interessante ter o mesmo comportamento de forma mais tradicional. Issoé possível, seguindo os seguintes passos:

Passo 1: Com o Windows Explorer aberto, vá em Ferramentas->Opções de pasta. Nessa janela, vá para a aba Tipos de Arquivo e procure pela extensão XLS. Selecione e clique no botão Avançado.

Passo 2: Com a janela Editar tipo de arquivo aberta, clique no botão novo.

Passo 3: Na janela Nova ação, selecione um nome para esta. Como sugestão inicial, coloque “Abrir em uma nova instância do Excel” já que é isto mesmo que a ação fará e no campo Aplicativo usado para executar a ação, coloque o seguinte comando:

“C:\Arquivos de programas\Microsoft Office\OFFICE11\EXCEL.EXE” “%1”

É importante que a primeira parte do comando aponte para a pasta onde está instalado o office no seu computador. O comando acima faz referência a instalação padrão do Excel 2003.

Passo 4: Agora é fazer o teste. Abra o Windows Explorer e aponte para qualquer pasta que contenha um arquivo em Excel (.xls) e clique com o botão direito para que a ação que acabamos de configurar está presente no  menu:

Porém, para efetuar o teste com clareza, deixe aberto antes de executar a ação acima algum outro arquivo do Excel. Agora basta conferir pelo gerenciador de tarefas (Ctrl+Shift+Esc) que quando este comando é executado, uma nova instância do Excel é aberta.

Para remover o comportamento, basta ir até o passo 2 deste tutorial, mas ao invés de clicar em novo, selecione a ação que acabamos de criar em clique em remover.

Bom proveito!

Referências:

http://www.vadriano.com/excel-vb/