Blog – Os top 20 posts de 2010

Mal sabia como começar esse post, mas, como considero este um ano de sucesso para este blog, é mais do que justo publicar quais foram os posts de maior sucesso este ano, claro, considerando sua quantidade de acessos. Abaixo segue uma lista dos 20 mais com sua quantidade de acessos ao longo deste ano, pelo menos até o dia de hoje 🙂 :

Post Visitas
Planilhas de Controle Financeiro no Excel 97.886
Excel – Modelos de Folha de Pagamento 52.061
Home page 50.736
Modelos Prontos 32.459
Modelos – Planilha de Banco de Dados no Excel 29.703
Controle de Estoque no Excel 12.482
Segurança – Quebrando senhas de projetos VBA do Microsoft Office 11.181
Excel – Controle Financeiro 2010 10.261
VBA – Emitindo mensagens personalizadas com MsgBox 9.794
Excel – Crie uma planilha de gastos mensais personalizada 9.622
VBA – Auto executando macros ao abrir arquivos do Office 7.045
Excel – Planilhas interativas 6.192
Unindo dados de duas ou mais planilhas no Excel 6.083
Excel – Planilha ajuda em compras no mercado 5.764
Mais planilhas de exemplo para download 5.712
Criando um formulário no Word 5.693
Controle de Horas no Excel 5.456
VBA – Criando Macros Simples e Úteis 5.345
Excel VBA – Escrevendo números por extenso 5.228
Excel – Somando Meses com a função DATA() 4.997

É mais do que óbvio que os visitantes tem sede de modelos de exemplos e modelos para download. O primeiro post de Planilhas de Controle Financeiro no Excel ainda é disparado o mais acessado. A Home Page vai bem em 3º lugar, o que significa que contamos com muitos visitantes fiéis, o que nos deixa muito satisfeitos. A página de Modelos Prontos, ou melhor, do Modelo de Cadastro em Excel com VBA também vai bem colocada, sendo uma das mais discutidas em nosso fórum. Dos mais comentados, segue na frente o polêmico Segurança – Quebrando senhas de projetos VBA do Microsoft Office.

Aproveitamos para agradecer por todo o apoio durante do ano de 2010, tanto aqui no blog, como no fórum e esperamos que 2011 seja melhor ainda, para todos.

Nossos votos de muito sucesso e prosperidade e que venha 2011!

Mobilidade – Impressões sobre o Nokia N8 – Parte 2

Nokia N8
Nokia N8

Continuando a aventura de viver com o Nokia N8, vamos a mais algumas impressões sobre este poderoso SmartPhone.

Ovi Loja

Até o E71, e mesmo no 5230, a Ovi parecia abandonada. Era raro ver alguma novidade, mas com o N8, a coisa mudou completamente. Isso só prova que a Nokia está investindo ferrenhamente na popularização do Symbian^3 e que seus clientes tem que ficar atentos a isso, se quiserem ter a mão uma boa oferta de aplicativos.

A contrapartida é que, mesmo mais completa, não é assim tão completa, pelo menos para os usuários do Brasil. Na tentativa de comprar alguns aplicativos, no aplicativo da Ovi os respectivos nem apareciam. Ao tentar acessá-los pelo site no PC, o aviso era que o aplicativo não estava disponível para este região. Tirando aspectos legais, que creio não ser o contexto, como pode uma venda ser restrita por região no âmbito da internet? Ou uma atitude é tomada, ou uma Ovi alternativa logo, logo será criada, como aconteceu com o iOS.

Symbian^3

Uma mescla do que o Android e o iOS oferecem, os 3 desktops (ou Tela Inicial, se preferir) permitem a adição de WidGets de funcionalidade que tornam o acesso a funções comuns ou preferidas mais fácil. É uma dinâmica muito interessante para os usuários do antigo sistema, que antes contavam só com atalhos de teclado. Depois de um tempo, se acostuma, e bem.

Apesar dos desktops serem bastante configuráveis, o problema é que são apenas 3. Não ouvi notícias até o momento de que isso seria customizável.

Reforçando o que já comentei na última parte, algumas vezes o Symbian se perde, e feio. Uma das vezes a perda foi total, a ponto de desligar o celular. Mas um dos piores casos foi o seguinte. Enquanto utilizada um aplicativo, especificamente o Angry Birds, recebi uma ligação e nesse momento, depois de alguns segundos de lapso, o celular mostrou a tela de ligação sendo recebida, mas não adiantava tocar na tela no botão atender que ele não respondia. Ele só reagiu após uns 15 segundos de insistência. 15 segundos para atender uma ligação pode, em vários momentos, ser uma eternidade. Ponto muito negativo.

Mensagens

Até o E71, o Symbian não agrupava as mensagens, mas, ao abrir o aplicativo no N8, o Symbian^3 traz a opção Conversas, muito parecido com o que o Gmail faz. O recurso faz parecer estar usando um programa de Instant Messenger, como o Windows Live Messenger o Skype.

Bateria

Não sei quanto aos modelos mais novos de entretenimento da Nokia, mas em relação ao 5230 e principalmente ao E71, o N8 perde de longe. Mesmo sem ter sido um usuário intenso dos recursos de multimídia, a bateria não passa mais de 2 dias sem cair abaixo dos “2 riscos”. O E71 chegou a ficar 4 dias com uso comum e até 6 em uso brando. O N8 não tem passado mais de 2 dias longe da tomada. Além disso, ela é selada. Ruim? Para que você precisa ter acesso a bateria?

Conectividade

Se você não tiver um plano 3G generoso, vai passar a primeira semana com raiva. O Symbian^3 está totalmente preparado para funcionar na base da internet da operadora. Para um sistema atual, isso é no mínimo desejável. Os widgets do Desktop em sua maioria são baseados no acesso a internet. Na verdade, só valem a pena com ela. Até acostumar o celular que ele não tem que acessar a rede da operadora o tempo todo, mesmo que você force isso na configuração do celular, dá um pouco de trabalho. Fora isso, é WiFi, Bluetooth e 3G funcionando muito bem.

Armazenamento

16 GB de memória interna, mais o slot de expansão microSD dipensam qualquer comentário a esse respeito, não?

Concluindo

A vida com o aparelho vai ensinar muita coisa a seu respeito. Sem muitas promessas, na próxima parte, tentarei focar na vida com o aplicativo Ovi Desktop e seus mecanismos de sincronização.

Até agora, a nota de 0 a 10 tem ficado nos 8,5. O hardware merece nota 10. Mas o Symbian ainda tem que melhorar questão da amigabilidade de uso.

Até a próxima!

Mobilidade – Impressões sobre o Nokia N8

Nokia N8
Nokia N8

Após a aquisição deste aparelho, devo confessar minha condição da Nokia fanboy. É o 5º celular Nokia seguido que tenho, fora os acessórios. Essa “verdade” vai ficar clara no decorrer do artigo.

Mas esse post só pra dizer que adquiri o aparelho?  Calma. A intenção aqui não é fazer um dossiê técnico completo, até porque, existem sites especializados que fazem isso muito bem, que inclusive serão referenciados. Só assumo que pegarei algumas fotos destes emprestadas para melhor representar o artigo, e também por ser desprovido de um local e competência adequadas para fazer um ensaio fotográfico, mesmo que seja de um objeto inanimado. O que tratarei de fazer aqui é expor as impressões sobre este novo supra-sumo da Nokia frente aos outros aparelhos da mesma fabricante com os quais tenho ou tive contato, e também com outros com os quais tive a oportunidade através , principalmente, de colegas e amigos.

Vale comentar o primeiro contato. Primeiro, a caixa do Nokia N8, pelo menos no Brasil pareceu mais uma daquelas embalagens de pretzel, ou de uma mini pizza. Foi engraçado, já que para smartphones, estavam acostumados com caixas enormes, cheias de acessórios, manuais e outras coisas. No caso do N8, foi o suficiente.

Caixa do Nokia N8
Caixa do Nokia N8

Em questão de comparação, poderei falar com mais propriedade frente aos últimos aparelhos da Nokia que tive, o E71, 5230 e N95, e também frente ao N800, já que o N8 tem características para ser comparado a todos estes e vários aspectos. Como será maçante colocar tudo de uma vez, tentarei dividir o artigo em partes, conforme faço descobertas sobre este.

Quanto a seu formato, é um impacto interessante para os donos de aparelhos da marca. Confesso que na maioria, estamos acostumados ao formato mais grosseiro frente aos concorrentes. Algo que não mudou foi a impressão de robustez, um bom sinal. O N8 tem um toque de elegância extra. Apesar de parecer um hexágono bem esticado, ele é mais harmônico do que o N97.

O HDMI é um adicional, mesmo. É legal ter a possibilidade, mas você vai usar pouco. Jogar, só com muita paciência. Mas parece ser bem adequado para uma apresentação de fotos ou um cinema de última hora. A qualidade é de 720p, ou seja, mais do que boa para um aparelho celular.

O que mais gostei

De cara, o design. Apesar de parecer troncudo, na mão, ele agrada muito. Ele é quase do mesmo tamanho do E71. Algumas fotos obtidas do site The Mobile Fanatics mostram a comparação.

N8 vs E71
N8 vs E71
N8 vs E71
N8 vs E71

A câmera dispensa comentários. É claro que compará-la com uma profissional seria impróprio, até porque seria preciso conhecimentos sobre as mesmas câmeras profissionais e seus detalhes, mas, que dá uma sensação muito boa carregar uma câmera de 12 MP no bolso, isso dá! A resolução para as fotos é de 4000×3000 pixels e 720p para vídeos. Um comparativo das fotos tiradas com o N8 e outros celulares cocorrentes pode ser visto no seguinte link:

http://www.gsmarena.com/piccmp.php3?idType=1&idPhone1=3252&idPhone2=3275&idPhone3=3394

O desktop é uma mão na roda para concentrar informações, oferecendo algo mais parecido com um Dashboard. A configuração é bem fácil e tem opções bem interessantes, como principais contatos, atualizações do Twitter. O vídeo abaixo mostra isso acontecendo:

O touchscreen tem uma sensibilidade ótima. Em alguns engasgos, a culpa parece ter sido mais do Symbian do que do hardware em si. O multi touch funciona muito bem, tanto no browser como nas fotos.

Aplicativos para o Nokia N8

Dos que tive contato agradável, recomendados pela comunidade foram os seguintes, na ordem de importância que entendi ser útil para uso:

Swype: http://www.swypeinc.com/

Interfere em praticamente em todos os outros. A onda do Swype começou com o Samsung Galaxy (acho), onde uma nova forma de digitar é oferecida. Quando o teclado QWERTY é apresentado na tela, é possível navegar por ele continuamente, como se estivesse rabiscando em cima das teclas. No final, a palavra é montada na tela, caso o Swype a encontre no dicionário, ou oferece uma as palavras que mais se aproximam da combinação montada pelo desenho. O vídeo abaixo deixa a proposta bem clara:

O cidadão enrola um pouco para mostrar, mas dá para ver bem como funciona.

Sports Tracker: http://store.ovi.com/content/31721

Velho conhecido dos usuários Symbian,  não poderia deixar de estar presente.

Panorama: http://store.ovi.com/content/51690

Oferece a possibilidade de tirar fotos no modo panorâmico. Mais interessante do que a própria função, é o N8 não oferecer essa função nativamente, visto que outros smartphones da Nokia já o fazem.

Outros são bastante conhecidos dos Symbian Users:

  • Skype
  • Opera Mobile
  • Gmail
  • Google Maps
  • YouTube by Google

O que não gostei

Nem tudo são flores e com o Nokia N8, poderia ser diferente. Das coisas que mais me irritaram nele, algumas são oriundas na natureza “Full Touch” do aparelho. Comparado aos aparelhos “com teclas”, principalmente com muitas, como era o caso do E71, algumas funções farão muito falta, que não consegui ainda identificar em nenhum aparelhos touch, nem no N8:

  • Atalhos rápidos de teclado. Com simples toques em teclas, abriam-se uma série de aplicativos. No caso dos Nokia, pressionar o 0 (zero) por alguns segundos, abria o browser, que já eliminava um atalho. O # chamava o modo silencioso. A mesma coisa para ligações, que são configuráveis. Elas ainda existem no N8, mas tem um passo a mais, que é chamar a tela de discagem.
  • O Symbian, mesmo na versão ^3 ainda se perde. Há momentos em que você sente que perde o controle total do smartphone, tendo que esperar que ele responda, sabe-se lá quando. No caso dos touch, não tem mais o “botão vermelho”, que teoricamente descarta tudo e volta para a home. A sensação é de abandono total.
  • O teclado touch por um bom tempo não substituirá o físico. É muito fácil errar e dar backspace ou acertar o caractere que você erra usando o dedo (lembrando que o N8 não tem a canetinha), é um carnaval acertar o texto que se quer corrigir. Se você não consegue viver sem o teclado, espere pelo E7. Eu não aguentei. 🙂
  • A entrada USB é proprietária. Mais um cabo para carregar.
  • A insubstituível busca de contatos somente ao começar a escrever na home (oriunda do BlackBerry) não está presente. Há uma busca por digitação semântica nos contatos, mas a mudança no teclado mais atrapalha do que ajuda.

É pouco tempo de uso para falar tudo, mas, como prometido, dividirei essa “impressão” em algumas partes, tanto para não tornar o texto muito maçante, como para ter a oportunidade de compartilhar mais informações a respeito deste formidável aparelho, que, na opinião deste autor, é o maior marco da Nokia deste o lançamento do N95.

Os tutoriais que utilizei como referência neste artigo foram:

http://www.gsmarena.com/nokia_n8-review-520.php

http://www.allaboutsymbian.com/reviews/item/12149_Nokia_N8_part_1_hardware_and_m.php

http://www.themobilefanatics.com/initial-look-at-the-n8-hardware/

Abraços a todos

Tomás

Office – Problemas entre documentos do Word 2007 e 2010

Doc (xxxxx)
Doc (xxxxx)

Quem está vivendo com a versão 2010 do Office, principalmente no uso do Microsoft Word, deve ter percebido alguns probleminhas ao trocar documentos com outros usuários que utilizam a versão 2007.

Teoricamente, ambas são plenamente compatíveis, mas, tem se percebido alguns problemas, dos quais pode-se destacar:

  • Renumera repetidamente as páginas existentes no documento
  • Renumera repetidamente as quebras de página no documento
  • Layout e formatação do documento incorretos
  • Caracteres ilegíveis na tela
  • Mensagens de erro durante o processamento
  • Um computador que para de responder quando você abre o arquivo
  • Algum outro comportamento inesperado que não pode ser atribuído à operação normal do programa
  • Perda de referências e página do documento

O mais comum é isso acontecer quando se cria e salva do documento no Word 2010 e abre-se no Word 2007. A coisa ficou tão frequente que a Microsoft divulgou um artigo para falar especificamente do problema, que pode ser acesso aqui:

Como solucionar problemas de documentos danificados no Word 2007 e Word 2010

As soluções são várias, algumas até consideradas clichês. Confira se uma delas resolve seu problema, caso se isso que tenha trazido você até aqui.

Espera-se, claro, que um futuro Service Pack do Office possa resolver tais problemas. Enquanto isso, a vida continua.

Bom proveito!