Excel – Os segredos da Função CONT.SE

A função CONT.SE é uma velha conhecido do Excel, até para os não muito veteranos. Em resumo, ela conta a ocorrência de um determinado critério ou valor em um Range de células, na seguinte sintaxe:

CONT.SE(intervalo;critério)

Num exemplo simples, em uma lista em que temos a lista:

A B
1 Preço Está?
2 1,00 Baixo
3 2,00 Baixo
4 5,00 Médio
5 7,00 Alto
6 10,00 Alto

A fórmula CONT.SE(B2:B6;”Alto”) nos diria quantos preços estão “Altos” nessa lista, ou seja, 2.

Muito útil. O Excel 2007 ainda trouxe o CONT.SES, que incrementa a função, tornando possível utilizar mais de um critério na contagem, eliminando uma série de problemáticas que tínhamos só com o CONT.SE. Melhor ainda!

Mas, há um pequeno segredo no parâmetro critério que pode ser usado para tornar a função mais poderosa. Por exemplo, imagine a lista abaixo:

A B
1 Cliente Está?
2 A Satisfeito
3 B Muito Satisfeito
4 C Insatisfeito
5 D Satisfeito
6 E Insatisfeito
7 F Muito Insatisfeito

É um exemplo simples, como o primeiro, em uma grande quantidade de dados, pode ajudar muito. Vamos a algumas contagens. De pronto, seria fácil contar exatamente os itens:

  • Satisfeito
  • Muito Satisfeito
  • Insatisfeito
  • Muito Insatisfeito

Mas, se quiséssemos contar, por exemplo, todos os níveis de insatisfação. Para isso, seria preciso contar tantos os Insatisfeitos, como os Muito Insatisfeitos. Neste caso, entra o truque dos caracteres curinga que já foi comentado em outro post neste blog:

https://www.tomasvasquez.com.br/blog/microsoft-office/excel-extendendo-o-filtro-avancado-usando-curingas

Vamos ao exemplo. Quero através do CONT.SE, saber quantos clientes insatisfeitos tenho na lista, independente se muito, pouco, etc. A seguinte fórmula:

=CONT.SE(B2:B7;”Insatisfeito”)

Me retorna o número 2, que não é o que desejamos. Resolvemos o problema com o curinga *, fazendo a fórmula ficar assim:

=CONT.SE(B2:B7;”*Insatisfeito”)

Note o * antes da palavra “Insatisfeito”. É ele quem resolve o problema. Se quiséssemos a mesma coisa, mas para a palavra “Muito”, seria algo assim:

=CONT.SE(B2:B7;”Muito*”)

Neste caso, o * ficou no final, pois queremos contar tudo do que comece com a palavra “Muito”. Agora, se fizéssemos o seguinte:

=CONT.SE(B2:B7;”*Satisfeito”)

A contagem resultaria em 6. Porque? Mesmo a palavra “Insatisfeito” contém o texto “Satisfeito”, tornando sua contagem válida. É preciso atentar aos critérios pelo curinga para não trazer resultados inválidos.

O mesmo vale para a fórmula SOMA.SE e seus parâmetros. Facilita muito a vida por evitar o uso de fórmulas matriciais, muito mais complexas de se construir.

Bom proveito!

VBA – Inserindo Menu em um UserForm

Oriundo de nosso fórum, mas com méritos originais para Jan Karel Pieterse do Daily Dose of Excel. O modelo é bem falado na comunidade internacional, mas como pouco se fala dele em terras tupiniquins, vamos a ele.

Apesar de achar pouco prático, se o sistema feito em Excel for extensamente baseados em UserForms, vale a pena dar uma olhada neste modelo. O que ele faz é adicionar um menu padrão em um UserForm VBA, assim como era apresentado no Excel 2003 e anteriores. Abaixo segue uma imagem de exemplo do menu funcionando:

O mais bacana é que a planilha que aparece logo atrás do UserForm é também sua representação nos itens. Alterar os textos nas células tem reflexo direto no UserForm. Veja o teste:

Um alerta para aqueles que quiserem usar o modelo, façam-o com cautela pois a quantidade de código VBA utilizada é extensa e complexa.

Download do Modelo

UserFormMenu.rar
Os créditos vão a Jan Karel Pieterse pela criação Form com um Menu.

Tamanho: (42.73 KiB)

Modelos – Tabela do Paulistão 2011 e outros mais

Futebol é paixão nacional. Gostemos ou não, ele está presente na vida dos Brasileiros. Bom, ele não poderia deixar de estar presente no Excel.

O pessoal do FutExcel é especializado em produzir planilhas para acompanhar campeonatos de futebol. Como a pérola do momento é o campeonato Paulista (acho), menciono o exemplo Paulistão 2011, produzido pelos mesmos.

O apelo tanto visual quando funcional da planilha é bacana, trazendo as informações para acompanhamento é atualização dos resultados. O visual pode ser conferido abaixo:

Tabela do Paulistão 2011

Tabela do Paulistão 2011

Há versões para as diversas fases do Campeonato. Mas a melhor notícia é que os modelos não se resumem a isso. Existem diversos outros modelos disponíveis no site. Só para citar alguns:

  • Lotofácil Grátis 2011

  • Paulistão 2011

  • Paulistão  A2 2011

  • Copa do Brasil de 2011

  • Copa Libertadores de 2011

  • Os Times mais Vitoriosos do Brasil 2011

  • Bolão da Copa do Mundo de 2010 com foto do vencedor

  • Estatísticas da Copa 2010

  • Copa Sul Americana 2010


Melhor parar por aqui. Para conferir todos estes modelos, é só acessar o link:

http://futexcel.webnode.com.br/downloads/

Bom proveito!

Modelos – Aplicativo de Notas Promissórias no Excel

Mais uma pérola do nosso fórum, desta vez, colaboração do colega Alex Sandro.

Replico abaixo o post em que comenta sobre o Modelo de Aplicativo de Notas Promissórias no Excel:

Depois de um pouco ausente neste fórum, venho-vos postar um modelo de aplicativo de emissão de notas promissórias. A base do projeto não é meu, mas a adaptação em VBA foi feita por mim, uma vez que o modelo base era totalmente em excel. Com dicas e dúvidas retiradas aqui do fórum foi possível automatizar a planilha de modo que ficasse mais fácil sua utilização. Com o propósito de contribuir, espero que gostem do modelo e se tiver alguma falha poste aqui para que a mesma seja corrigida e se não hover falhas, ela está a disposição das pessoas para adaptá-la da melhor forma possível.

Como diz o próprio autor, está aberto o convite para melhorias neste modelo. Algumas imagens da planilha podem ser vistas abaixo:

Modelo de Nota Promissória no Excel

Modelo de Nota Promissória no Excel

Modelo de Nota Promissória no Excel

Download do Aplicativo de Notas Promissórias no Excel

NotaPromissória.rar

Bom proveito!