Biblioteca MsComCtl – Incompatibilidade com alguns SP´s do Office

Olá a todos do blog.

No início deste mês passei por um grande problema que foi solucionado após inúmeras pesquisas pela internet.

Meu sistema operacional (licenciado) fez uma atualização de algumas autalizações de segurança e SP´s do Office (licenciado). O computador foi reiniciado e, a partir desse iniciação, todas das planilhas que utilizaram algum objeto/script da biblioteca MSCOMCTL (ListView, TreeView, ProgressBar, StatusBar e outros) pararam de funcionar. Abria o arquivo e acusava uma enorme variedades de erros.

Este erro inclusive danificou algumas funcionalidades padrões do Office como: copiar, salvar, localizar, substituir,etc.

Após pesquisas, desistalações, instalações, baixar pacotes de componentes e tudo o quanto imaginar, a ponto já de desistir, encontrei o material do link abaixo:

http://technet.microsoft.com/pt-br/security/bulletin/ms12-027

Em resumo para os interessados. A biblioteca em questão possui uma incompatibilidade com alguns dos produtos da Microsoft. Melhor dizendo, algumas atualizações (Service Pack´s, por exemplo), causando uma situação de Vulnerabilidade no Sistema Operacional. No meu caso, foi incompatibilidade com o SP3 do Office 2007.

Neste link, esse problema é discutido para todos os pacotes e links para atualizações de correção são encontrados.

Bem, acredito que nínguem tenha passado por este problema, mas caso ocorra, fica ai uma boa solução. Caso não aconteça, e farei votos para isso, fica um material super interessante para conhecimeto.

Abraço galera e obrigado pela força que todos tem dado no Blog e no Fórum para meu aprendizado.

Dicas – Fix do bug no IE 8 para divs dinâmicos (ou JQuery accordion)

Bug do Internet Explorer 8 - Ah vá!

…eu podia “estar fazendo” algo mais bacana, como por exemplo, falando sobre uma nova especificação do W3C para o HTML5, como a API vibration que saiu a pouco tempo, ou qualquer outra coisa. Mas não, o IE tinha que atazanar a vida com seus bugs. (:

Brincadeiras a parte, dessa nem o jQuery escapa. Se você tem uma div que é redimensionada dinamicamente, principalmente se ela aumentra de tamanho, ela vai dar problema no IE8. Quando ela aumentar, vai passar por cima de outras divs ou o que quer que esteja no caminho.

E sim, o problema acontece só no IE8. Se ativar o modo de compatibilidade (aquele botão do mal que fica do lado da barra de endereços), o bug não ocorre.

Não adianta apelar para CSS, overflow, height: 100%. Não vai. O que resolve horrendamente o problema é a adição da seguinte tag na head do seu HTML:

<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=7" />

Simples. Essa tag força o IE8 a abrir em mode de compatibilidade mesmo que você não queira. Foi a solução mais aplicável, apesar de ter consequências relativamente desastrosas, já que você está forçando o usuário a voltar no tempo. Tudo que requeira uma versão do Internet Explorer mais nova, não mais terá efeito.

Encontrei a solução em diversos sites, mas a que teve a explicação mais clara foi aqui:

http://stackoverflow.com/questions/3089357/jquery-accordion-bug-in-ie-8-workaround

Bom proveito e… boa sorte!

Dicas – Free Lancers, Excel, VBA e outras oportunidades

Freelancer

Já tem algum tempo que falei sobre isso, não exatamente aqui, comumente “grito” nas redes sociais a respeito, seja no Twitter, Facebook e outras menos ou mais expressivas (já estou zanzando pelo Google+).

Como o blog tem ido bem, graças a você querido leitor, são constantes os pedidos de serviço que me chegam na caixa de email. Isso é bom e agradeço a todos pela confiança. Mas, a vida é injusta e sou apenas um.

😉

Enfim, como ser humano limitado que sou e incapaz de atender a todos os pedidos de serviço, criei no nosso fórum um subfórum dedicado a facilitar o contato entre aqueles que solicitam serviços de consultoria ou criação de aplicativos em Excel e VBA e claro, aqueles que fornecem! O endereço do fórum é:

Fórum de Freelancers e Serviços

http://www.tomasvasquez.com.br/forum/viewforum.php?f=21

Para quem quiser seguir o fórum por RSS, basta usar a URL abaixo:

http://www.tomasvasquez.com.br/forum/feed.php?f=21

A intenção é ser um ponto de encontro entre os profissionais da área. Até hoje não vi nada que conecta-se tais profissionais. É um começo. Profissionais de Excel, VBA e outras tantas aplicações do Microsoft Office, e também que precisa deles, sejam bem vindos!

Forte abraço e sucesso a todos!