Blog – Um resumo sobre 2012

good-bye-2012

E aqui vamos nós para mais um fim de ano! Um ano bom, muito bom! Aprendizado foi a bola da vez e espero que seja por muito tempo, assim como espero ter colaborado para o aprendizado de alguns através dos sites e publicações, seja aqui, seja por aí em outros fóruns e redes sociais.

Mas este ano foi definitivamente de um grupo especial de pessoas. Vocês! Sem brincadeira, este blog só se manteve pela vossa fidelidade à nobre causa do compartilhamento de informações, ideias, dicas, ajudas, cacoetes, epifanias, enfim, tudo que vocês decidiram compartilhar e que me deram a honra de poder participar e colocar no blog.

O fórum ferveu este ano! Amo nosso fórum! No formato, ele pode até parecer como os outros, mas no conteúdo, é bem diferente. É polido e sem rodeios. Os usuários mais experientes, aqueles que gosto de chamar de moderadores não oficiais, colocam um tom sério e sereno no tratamento com novos colegas, bem como respondem com primor as questões mais complexas. É um fórum vivo, com pouco conteúdo que não seja útil.

Por conta disto, prevejo algumas mudanças para melhora a navegação neste e também dar o destaque devido aos colegas que mais colaboram, que como muitos puderam perceber, têm suas contribuições mais valorosas publicadas aqui no blog.

Como notícia ruim, só consigo lembrar o fato do site do colega Ricardo Horta, do qual sou fã desde minhas primeiras fórmulas de Excel, ter saído do ar. Em vários exemplos e até artigos, costumo mencionar os seus códigos e planilhas. Tentei fazer contato com o referido, mas não tive retorno. Resta ter esperança para que ao menos seu valioso conteúdo possa voltar ao ar o quanto antes, brindando novos aprendizes com seu conhecimento.

Finalizando, deixo aqui meu agradecimento para a comunidade que colaborou com site, desde os participantes ativos, até os visitantes mais tímidos. Todos foram importantes para manter o ânimo de continuar com tudo isso. Deixo aqui a promessa de fazer tudo o que foi feito este ano, só que muito melhor e ainda mais.

Um grande abraço

Mobilidade – Avaliação pessoal Nokia Lumia 800

Porque estou escrevendo este post? Primeiro porque adquiri o referido aparelho. Segundo porque ainda acho que faz muita falta alguns reviews de ordem pessoal, sem influencias externas ou sob a batuta de algum interesse maior. Terceiro e mais óbvio, porque deu vontade e disposição de fazê-lo.

Contextualizando, escrever esta análise ganhou sentido pois Nokia Lumia 800 teve seu preço drásticamente reduzido nos últimos meses, o que fez com que o interesse do público por ele aumentasse consideravelmente. Apesar de motivos que falem contra, ele ainda se coloca como um smartphone top (ou quase) de linha, competindo com vários Androids de custo bem acima dos 1000 reais, nos dias de hoje, Galasy SII, Motorola RAZR e Galaxy X/Nexus. Fora isso, tem o fato de que os smartphones com Windows Phone 8 terem previsão de chegada no Brasil só para 2013, sabe lá em qual parte, e, quando isso acontecer, como o preço será para lá de salgado, faz com que esse aparelho e o sistema que carrega estejam em nosso dia a dia por um bom tempo. Cheguei a ver recentemente promoções deste por até 650 Dilmas (não me perguntem onde, só sei que vi).

Mais motivos são desnecessários, mas reforço com alguns fatores relevantes, que servem inclusive para ponderar a leitura, como ser fã de carteirinha da marca Nokia e ter a oportunidade de comparar o Windows Phone frente a experiências que tive com o Android e o iOS, mais um caldo do moribundo Symbian, já que o aparelho que usava antes do Lumia era um Nokia N8 rodando Symbian Belle (eu sei que o nome mudou para Nokia Belle, mas gosto de chamar de Symbian mesmo assim).

Vou poupar vocês de colocar fotos do aparelho a fim de demonstrar o que for dito. Primeiro porque sou um péssimo tirador de fotos. Segundo porque sites profissionais já fizeram e desfizeram isso algumas centenas de vezes. No fim do post, coloquei os links para alguns desses sites que acho muito bons.

Bom, vamos aos fatos. São minhas impressões, por isso, posso não mencionar algum aspecto que lhe interesse, já que vou refletir aqui somentes as experiências que tive, mas fique a vontade para perguntar sobre alguma outra funcionalidade que achar interessante. Se algo descrito aqui caracterizar erro, a área de comentários está lá para isso. Pode detonar, mas com parcimônia.

A máquina

nokia-lumia-800-branco

Nokia é Nokia. Todo fanboy sabe disso e aqui não foi diferente. O aparelho é lindo. Não esperava outra coisa, já que o design herdado do Nokia N9 era mais do que motivo para fazer do aparelho uma obra de arte. Já tinha tateado um N9 e a impressão que ficou foi de total agrado, que se repetiu aqui.

A tela curva é um charme, bem como a carcaça monobloco. A cor branca, a eleita, faz o aparelho ser agradável de olhar, e mostrar, claro. Outros colegas donos de Lumia 800 e 900 concordaram que o modelo branco é um show a parte. Só uma coisa chateou. Apesar da cor branca, o capinha que acompanha é preta. Fazer o que?

O restante é o padrão Nokia. Botões de volume e desbloqueio bem colocados na lateral direita do aparelho. A lateral esquerda é lisa. É bonito, mas inútil. Um micro SD iria muito bem ali. Os botões virtuais na parte da frente são os do Windows, que na verdade, só existem para que a marca da janela fique exposta nos aparelhos que rodem o sistema, porque podiam muito bem ou ser físicos, ou fazerem parte da própria tela do sistema.

O mini-sim é agradável só de ver, mas uma hora vai dar trabalho. Quando? Aquela hora que você nunca quer que chegue, desde o aparelho ficar sem bateria até ele dar defeito, que é quando você pega o seu chip e coloca em outro celular para seguir com a vida. Bom, nada disso aqui.

O Windows Phone 7.x

É isso aí. Não vai passar do 7.x e isso nós já sabemos. Sabemos também que isso é coisa para nerds pois usuários comuns não fazem ideia (e nem querem) do que roda no espertofone deles. Ele quer que rode, bonito, rápido e sem travar. Então, nada de reclamar.

A parte disso, o Windows Phone é um bom sistema. Muito bem resolvido, dá a sensação de ser muito rápido e fluído. Os efeitos das trocas de tela são agradáveis e contextuais. Você abre o aplicativo, o efeito é um “abrir a porta”. Fechar é o contrário. Transições suaves e não engasgam. Para um processador abaixo da média do mercado, impressiona.

Multi tarefa? Nem pensar. O que você tem uma manutenção de estado do aplicativo “não garantida”, muito próxima ao que o iOS oferece. Alguns aplicativos mais maduros, como o navegador, abre graciosamente na última página acessada. Já outros, reiniciam do nada, ignorando o que você estava fazendo até então.

O que doeu de verdade foi o fato de ficar preso ao Internet Explorer. Ele não é um navegador ruim, mas também não chega a ser bom. HTML5? Passa raspando, longe. O campos numéricos não são obedecidos, que faz ele apresentar o querty inteiro, mesmo no campo agência do banco. Uma lástima. Para efeito de comparação, você não se sentirá mais satisfeito com ele do que com o navegador nativo do Symbian, que ao menos é baseado no WebKit.

Há uma grande expectativa sobre o upgrade chamado Windows Phone 7.8, que trará algumas das vantagens que vieram com o Windows Phone 8. Sinceramente, não espero muito. Se fosse colocar algo na lista de desejos, seria a possibilidade de utilizar outro navedor e que a parte do multitarefa fosse melhorada.

Aplicativos

Alô Brasil! Sentia raiva da Nokia Store (finada Ovi)? Aqui não vai ser diferente. Talvez a coisa lá fora seja melhor, mas meu amigo, as novidades são raras. Não vai levar mais de uma semana para você enjoar de abrir o Market Place e ver sempre a mesma coisa.

A parte boa é que, tudo que é feito, é lindo, acompanhando o estilo metro de ser. Todos os aplicativos que também existem no iOS e Android, são mais bem acabados aqui, pelo menos os que tive contato. São eles:

  • Facebook
  • Twitter
  • Evernote
  • FourSquare
  • NetFlix
  • Skype

São todos adaptados com primor para a interface metro do Windows Phone e trazem uma experiência magnífica. Depois de usá-los aqui, os mesmos no Android e iOS ficam literalmente chatos.

Quanto aos games, vou falar pouco, mas acredito que o melhor daqui seja a integração com o XBox. Quem não tiver, paciência. Preciso testar mais.

O People Hub

Não tem conversa. Essa é a razão de ser do Windows Phone, e também é a razão pela qual você vai amá-lo, ou pelo menos se conter em não jogar ele na parede e voltar/ir para o iOS ou Android.

É agradabilíssimo navegar pelo newsfeed mesclando suas redes sociais. Não gosta de redes sociais? Tudo bem. Crie Tiles (aqueles quadrados que ficam na home) dos seus contatos preferidos e as novidades sobre eles e só sobre eles estarão ali! Nenhum sistema de hubs conseguiu algo tão integrado, tão simples. Sem exagero, tem dias que é mais agradável olhar a timeline do Windows Phone do que no app nativo do iOS ou mesmo no site do Facebook.

Fica faltando aqui integração com redes sociais não tão oficiais, mas que podem ser do interesse do usuário (alô, Google Plus?).

Bateria

Esse é um assunto tão falado a respeito deste aparelho que vou deixar ele para outros blogs, que o tem cuspido e  escarrado. A Nokia publicou recentemente algumas dicas de como prolongar a vida da bateria do Lumia neste link, mas segundo o descrito, seria quase o mesmo que desligar o aparelho, pelo menos na minha opinião.

No mais, deixo-o carregando todas as noites e quando possível, na USB do trabalho. Tem dado para viver.

Consumo de dados

Não posso dizer que é uma surpresa aqui, mas comparado ao N8, o Lumia é um bebum com pedigree. Acredito que a maior parte de culpa era o uso intenso que fazia do Opera Mini no Symbian, não disponível no WIndows Phone 7.5, que reduzia significativamente o consumo de dados. Com ele, era difícil alcançar a cota de 250MB do plano que tinha com o N8. Já com o Lumia, 100MB se vão rapidamente em 7 dias, mantendo o mesmo padrão de uso.

Como o consumo do iOS é algo parecido, vou declarar o vilão (ou seria herói?) da história como sendo o Opera Mini, que tem previsão de lançamento para o Windows Phone 8. Quem sabe sobre alguma dedicação para vesioná-lo para o 7.8?

O momento nefasto

Pois é, aconteceu. O bom e velho Windows precisou ser formatado. A culpa, segundo um blog especializado, cujo o link perdi em algum canto do meu histórico, era da sincronização realizada com o Zune, aquela coisa que a Microsoft lançou para gerenciar as mídias dos dispositivos móveis baseados em Windows.

De uma hora para outra, o Lumia parou de fazer ligações. SMS, Internet, tudo ok. Até recebia ligações, mas fazer, necas. Falei com a Nokia e a orientação foi trocar o chip ou formatar o aparelho. Fui na primeira opção, onde o atendente da operadora disse para deixar o celular o celular desligado durante a noite para fazer uma atualização. Passei um tempo tentando entender a lógica disso, mas desisti. Fiz o recomendado, mas nada. O jeito foi apelar para a formatação. Depois do backup e formatação, tudo voltou a funcionar.

Apesar de 90% dos dados dos aplicativos estarem na nuvem (obrigado internet), é algo que beira a decepção. O aparelho não tinha um mês de uso quando precisei executar o procedimento. O resultado foi viver longe do Zune. Atualmente, sincronizo músicas através do aplicativo padrão que a Microsoft disponibiliza para o Mac OX, homônimo ao sistema móvel, mas nem todos tem a sorte de ter o Mac OS rodando em suas máquinas.

A boa notícia é que o Zune está com os dias contados. O que o substituirá, bem…

Porque não o Lumia 900?

Aqui foi uma questão pessoal. Para começar, o Lumia 800, ao lado do 710, foi o pioneiro, o anfitrião e merecia tal homenagem. Mas, se teve uma coisa que me conquistou no Lumia 800 foi a tela curvada. Não canso de olhar para ela e o reflexo irregular que produz, acompanhando o corpo que também é abaolado. A cor branca do modelo adquirido ajuda um bocado em ressaltar o efeito.

De resto, as vantagens do Lumia 900 não compensavam o preço, pelo menos para mim (uma diferença de 500 Dilmas). A segunda câmera era algo que pouco utilizava no N8, então, não vai fazer falta por um tempo. O processador não fez falta até o momento, quem sabe daqui algum tempo. O tamanho da tela não justifica o tamanho do aparelho. A pegada no 800 é melhor. Tela grande é legal, sim, sem dúvida, mas o Lumia ficou troncudo demais com a tela de 4.3. O Galaxy SII tem o mesmo tamanho de tela, mas orna melhor.

A grande destavantagem que é preciso admitir é que o Lumia 900 suporta HSDPA+, a tecnologia lançada recentemente pela Claro (3GMax) e Vivo (3GPlus) que proporciona velocidades maiores na conexão móvel, enquanto o Lumia 800 fica só no 3G.

Conclusão

Não há, pelo menos por enquanto. Pretendo que esta analise continue, já que estou no terceiro mês com o aparelho e o descrito até aqui estar longe de cobrir todos so aspectos relevantes de um smartphone. Para o momento, as palavras que me vêm a cabeça quando olho para ele são:

  • bonito
  • robusto
  • “social”
  • limitado
  • imaturo
  • Nokia

sendo totalmente honesto. A sensação que fica é que o celular tem um grande potencial. O problema é que ninguém quer comprar um smartphone com potencial. Todos querem que seu aparelho venha pronto para a briga, no máximo instalando um ou outro aplicativo. Colegas que possuem o aparelho se dizem felizes com ele, mas não convencem. É um aparelho que tem as limitações do iOS, sem ter um décimo dos aplicativos e serviços que o concorrente tem. O Android vence pela liberdade.

Só resta esperar que as atualizações prometidas pela Nokia resolvam os problemas mais graves.

Referências

http://www.gsmarena.com/nokia_lumia_800-4240.php

http://www.themobilefanatics.com/nokia-lumia-800-the-full-review/

Excel – Sua Mensagem Pessoal

Fala Galera.

Hoje troxe para todos que tem acessado os meus tutoriais, uma dica bem interresante. Sua mensagem pessoal ao finalizar a sua apliacação no Excel Vba.

O código é bem simples. Ao acessar o modo VBA do Excel (Alt+F11), localize a instrução:

Esta_Pasta_De_Trabalho.

Clique 02 vezes nela e colei o código abaixo. Vamos colocar As Mãos No Código. Basta copiar e colar.

'Aqui Finalizamos A Pasta de Trabalho e Atualizamos Todos Os Dados
Private Sub workbook_BeforeClose(cancel As Boolean)
    Dim ws As Workbook
    Dim resp As VbMsgBoxResult
    Set ws = ThisWorkbook
    If ws.Saved = False Then
        ws.Saved = True
 
        'Aqui vai a sua mensagem
        resp = MsgBox("Gostaria de Salvar As Alterações" & _
                      "Nesta Pasta de Trabalho?", vbYesNoCancel Or vbQuestion, "Sistema Live Free - Salvar Personalizada")
 
        ' Resposta Sim
 
        If resp = vbYes Then
            ws.Save
 
            'Outra mensagem pessoal
 
            MsgBox ("Seus Dados Foram Atualizados Com Sucesso!"), vbInformation, ("Até Mais - Sistema Live Free")
 
            'Resposta cancelar
        ElseIf resp = vbCancel Then
            cancel = True
        End If
    Else
        MsgBox ("Obrigado E Até Mais"), vbInformation, ("Sistema Live Free")
    End If
End Sub

Fim do código. Bom é isso aí!

Agora finalize sua aplicação e tome uma decisão. Fácil demais.

Para o proximo post, vou lhes mostrar algo super legal. Um aplicatico completo com todos os comandos:  Novo; Cadastrar; Localizar; Editar; Excluir e Fechar.

Valeu galera. Até nosso proximo post.

Dicas – Utilizando as ferramentas do Google para colaboração

google apps

Baseado em uma história real, apesar de quase todas as que escrevo aqui serem, achei legal comentar. 🙂

Recentemente, minha esposa pediu que indicasse algumas ferramentas para que ela e seu grupo de trabalho profissional, no intuito de facilitar o trabalho em equipe e de promover colaboração. Pois disso nasceu a descrição abaixo, que compartilho por acreditar que além deste nobre grupo, possa orientar outros que estejam começando e precisando de algo parecido.

As ferramentas do Google para colaboração

Para grupos de trabalhos, sejam eles de estudo ou profissionais, utilizar as ferramentas dos Google trás algumas vantagens interessantes. Algumas vou citar abaixo, separando por ferramenta, tentando na própria descrever suas funcionalidades e também explicar como usá-las resumidamente.

Geral

O maior poder das ferramentas do Google é serem praticamente todas online. Tudo que se precisa para ter acesso a elas é um computador/tablet/smartphone, acesso a internet e, claro, vontade.

GMail

gmail

Não obrigatória, mas só o fato de ter uma conta no Google, lhe dará acesso a ela. O GMail é o sistema de emails mais versátil existente hoje. É rápido, limpo, configurável e acessível de praticamente qualquer lugar, mesmo aquele burrofone velhinho que você tem jogado em algum canto da casa. Se você tem Android, é de uso obrigatório.

Endereço: http://gmail.com
Uso: muito parecido com qualquer outro webmail, como hotmail ou yahoo, mas é mais limpo, e rápido. É possível integrar outras contas de email a ele, permitindo que você veja todas em um só lugar.

Google Grupos

google groups

Ferramenta que possibilita a criação de grupos de discussão. Facilita a comunicação do grupo, uma vez que todos que dele fazem parte estão envolvidos em todas as conversas. A participação dos membros pode ser controlada, bem como a visibilidade das mensagens. Ou seja, nada de xeretas, se isso for necessário.

Endereço: http://groups.google.com
Uso: uma vez criado, é praticamente só trocar emails. Caso queira consultar mensagens antigas, é possível ir ao site do grupo fazer buscas no padrão Google.

Google Calendar

google calendar

Agenda do Google. Além de poder conter a agenda pessoal de cada um, também pode ter calendários compartilhados. Nesse tipo de calendário, assim como nos grupos, várias pessoas podem criar compromissos e configurar notificações para estas. As notificações são feitas por email, alertas na tela caso esteja usando alguma ferramenta do Google no momento do compromisso, ou enviando um torpedo SMS.

Também pode ser integrada com vários sistemas de calendários existentes nos celulares atuais.

Endereço: http://calendar.google.com
Uso: Sem muito segredo. É preciso tomar cuidado só para não criar eventos a toa, já que é muito fácil fazê-lo. A tela padrão é no formato de calendário e basta clicar num dia/horário e sair digitando para criar um evento. De resto, é possível configurá-lo totalmente, especialmente, a função de avisos. Para quem quiser receber SMS, preciso informar o número de celular na conta do Google.

Google Drive/Docs

google drive

Mescla duas funcionalidades importantes. A primeira é de fornecer um pacote completo de escritório online, contendo versões simplicadas, mas poderosas do Word, Excel, PowerPoint. Há também outras ferramentas como para Desenho, leitor de PDF online, criador de formulários (para fazer coleta de dados, como um questionário).

A segunda é funcionar como drive virtual, podendo usá-lo como o DropBox. Para quem não conhece nem esse, é imagine que você tem uma pasta do seu computador na internet, que você pode acessar de qualquer lugar. Pronto, é isso!

Muitas ferramentas online já trabalham integradas a ele, o que quer dizer que, tudo que for feito nestas, pode automaticamente ser salvo no Google Drive. Um bom exemplo, que pode ser útil para o grupo é o gantter (http://www.gantter.com), ferramenta de gerãção de cronogramas a lá MS Project.

Funciona integrado ao GMail para leitura de documentos. Por exemplo, não é preciso baixar um anexo para lê-lo quando estiver no GMail online. Se compatível, ele será aberto diretamente no Google Drive.

O mais importante para o grupo, é o compartilhamento dos arquivos. Um arquivo, seja ele Word, Excel, enfim, tudo que funcione dentro do Google Drive, pode ser compartilhado entre os membros do grupo, tanto para visualização, como para edição. É possível até mesmo edição conjunta. Sim, duas pessoas ao mesmo tempo, online, alterando o documento. Genial!

Endereço: http://drive.google.com
Uso: sabe usar o Office? Então você sabe usar o Google Drive/Docs, guardadas as devidas proporções. Lembrando que é online e é mais simplificado. Afinal de contas, é gratuito e depende da velocidade da internet.

GTalk

gtalk

A ferramenta oficial de IM do Google. Pode ser entendida como o concorrente do Windows Live Messenger, mas o GTalk é mais esperto e integrado, podendo ser usado de dentro de outras ferramentas como o GMail e Google+. Ou seja, só de estar logado em alguma ferramenta em que se use o login do Google você automaticamente estará no GTalk. Isso pode ser desativado se necessário, e sim, o GTalk pode ser usado a parte, como o Windows Live Messenger ou Skype. É ó baixar o programa.

Uso: O GTalk é ativado automaticamente quando se está online em alguma ferramenta do Google e quando se clica sobre algum contato. Se ele estiver online, o chat será ativado para começar a conversa. Aí, é só lembrar do Messenger ou do chat do Facebook.

Google+ Hangout

google hangouts

Trabalha em conjunto com o Google+. Possibilita que o grupo possa fazer online, diretamente no navegador (Chrome de preferência) video conferências. É só imaginar o Skype, mas para grupos, e online. Há vários tipos de controle, como por exemplo, modo palestra, onde há um orador que controla quem tem a palavra, apesar de estarem todos online.

Uso: Precisa ser feito de dentro do Google+. Cria-se um hangout como se fosse um evento, em que se convida os participantes. Daí, dá-se início à conferência.

Há outras ferramentas que sejam de uso menos provável para um grupo, por focarem mais em divulgação, mas podem servir para algum propósito no futuro e é importante saber de sua existência:

Blogger

Ferramenta oficial de blogs do Google. Fácil de usar.

Google Maps

Caso necessário, é possível criar mapas personalizados de eventos, rotas específicas, etc.

Google+

Camada de Rede Social do Google. É menos expressiva que o Facebook, mas tende a ser mais séria.

Google Books

Para encontrar, publicar e referenciar livros de interesse.

YouTube

Dispensa comentário

Finalmente

É importante dizer que as ferramentas do Google são uma opção dentre tantas que existem hoje no mercado. Em alguns casos, as alternativas são bem melhores, mas nenhuma consegue fornecer um nível de comunicação entre elas e também entre o grupo de forma tão automática, e gratuita. Só isso, já justificaria o uso destas ferramentas.

Bom proveito!