Dicas – Biblioteca MSCOMCTL.OCX e a incompatibilidade com alguns Service Packs

MSCOMCTL.OCX

Mais um fruto precioso dos colegas do fórum.

A MSCOMCTL.OCX é o coração do Visual Basic Common Controls, que traz consigo controles como ListView, TreeView, entre outros. Mas, ele é tão famoso por ser útil, como também para dar problema. Não é incomum ver pessoas reclamando erros quando se usa um desses controles. Um pesquisa no Google trará resultados mais do que interessantes.

Pois bem, ela foi parar no nosso fórum e o pessoal debulhou o problema, chegando a uma solução muito bacana. Abaixo, reproduzo o post do colega Mikel Silveira Fraga, dono da resposta mais determinante.

Fala galera, tudo bem.

Como podem ver, propus a publicação deste artigo e eu mesmo não estava conseguido realizar uma nova manutenção do erro em questão. Na primeira situação, tive esse erro no pc do meu serviço, ao qual consegui resolver a algum tempo.

A mais ou menos uma semana, tive o mesmo problema no meu notebook, e desta vez não estava conseguindo resolver, nada fazia funcionar. Mas acabei de encontrar a solução.

A partir do dia 6 de agosto de 2012, foi disponibilizada uma atualização de Segurança contra Vulnerabilidade do Objetos de Controle Comuns, conhecidos pela biblioteca MsComCtl.ocx, que ocasionou este erro. Nos fóruns brasileiros, encontrei poucas pessoas que tiverem este erro, mas em fóruns estrangeiros, essa situação causou mtos problemas.

Bem, pelo que pude entender, o MsComCtl foi atualizado para a versão 6.01.9834 que, por algum motivo, algumas máquinas não foram atualizadas. Ao comparar a versão do arquivo do meu notebook (com problema) com o arquivo do pc da minha máquina (funcionando), vi que a versão do notebook era inferior a esta citada acima. Substituindo o arquivo do meu notebook para a versão 6.01.9834, todas as planilhas que estavam com problema funcionaram perfeitamente.

Outra coisa que percebi nos fóruns em relação a esta versão é a incompatibilidade com os MS Office 2010. Alguns estavam aconselhando que a versão 6.01.9833 do MsComCtl fossem utilizada nos pc’s que operacem com o Office 2010.

Estou disponibilizando para download a versão 6.01.9834.

Por favor, testem e comentem se esta solução funcionou. Estou precisando de informações sobre o bom funcionamento desta biblioteca em outras máquinas, com usuários avançados.

Espero que tenham bons resultados.

Abraços.

Toda a discussão do tópico pode ser vista no link abaixo:

http://www.tomasvasquez.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&p=11485

Download da MSCOMCTL.OCX

 MsComCtl_Ocx_6.01.9834.zip (464.81 KiB)

Update

Em buscas na internet por um resultado que servisse a todos, encontrei este post no blog do technet:

http://blogs.technet.com/b/the_microsoft_excel_support_team_blog/archive/2012/08/15/quot-unspecified-automation-error-quot-after-applying-ms12-060.aspx

Ele oferece um caminho de solução para quase todas as versões do Office. Vale a pena uma lida. Pelo menos resolveu em boa parte dos computadores em que apliquei.

Bom proveito!