Word – Recuperando um documento bloqueado quando se perde a senha

Word protegido
Word protegido?

Sempre tomo cuidado com esse tipo de post, dada polêmica que estes geram. Mas o fato é que este não é o primeiro site que vai divulgar esta façanha e nem será o último. Portanto, vamos a ela.

A situação ocorreu recentemente comigo, vindo da digníssima, que protegeu um documento de Word para edição e, claro, depois de um tempo, esqueceu qual era a senha.

Resultado, pediu socorro e fui atrás de saber como é que resolveria o problema (depois de dar uma bela bronca, claro!). Pensei nas soluções ditas “sujas” que normalmente são utilizadas, mas antes disso insisti num método mais limpo, primeiro pela facilidade de aplicá-lo, segundo, para me sentir menos culpado.

😉

Por fim,uma dica no fórum de suporte da própria Microsoft (UAU!) explicava um macete para recuperar o conteúdo do documento, sem vioá-lo. Ou seja, você recupera o trabalho, mas não interfere no arquivo original. Melhor impossível! Como fazer isso?

Supondo que seu arquivo tenha o nome Protegido.docx e ele esteja com a estrutura bloqueada (é esse caso que estamos tratando), basta você abrir o Word num documento em branco, selecionar a opção Inserir->Objeto->Texto do Arquivo. Quando a caixa de diálogo de selecionar arquivo abrir, basta selecionar o local onde está seu arquivo Protegido.docx e clicar em Inserir.

Voilá! Seu documento está lá, com todo conteúdo. O máximo que vai acontecer é alguma perda de formatação, mas em vista do trabalho recuperado, é uma mão na roda!

Bom proveito!

Referência

http://social.technet.microsoft.com/Forums/office/en-US/a60b2669-87f4-4b97-b741-649c6debbe13/how-can-i-unlock-a-protected-document-if-i-forgot-my-password?forum=word

Planilha – Tabela da Copa 2014

É copa. Nem que queiramos não falar disso, estamos tão envolvidos com o assunto que não tem como escapar de ler/ouvir o termo uma dezena de vezes por dia.

Se não podemos com eles, juntemo-nos a eles! E como esperado, é obra do lindo pessoal do fórum, neste caso em específico, o colega nerybahia, que disponibilizou para todos uma planilha super bacana e bem formatada da tabela da Copa do Mundo de 2014. Abaixo vocês conferem o visual da mesma.

 

Tabela da Copa 2014
Tabela da Copa 2014
Tabela da Copa 2014 - Finais
Tabela da Copa 2014 – Finais

Download do arquivo

 tabeladacopa_v2.zip (657.12 KiB)