C# – Adicionando um ícone no .exe usando compilador csc (C# Compiler)

Coisa rápida. A necessidade veio do fórum, onde o colega rilton, especificamente na discussão do post Excel – Ativando Macros Automaticamente, onde um executável produzido pelo tutorial é gerado se uma identidade visual, ficando algo como:

Executável sem ícone

Mas é claro que se quisermos transformar isso num produto, o ideal e que esse ícone fosse algo mais apresentável. Isso é possível facilmente através de ferramentas como o Visual Studio, como programadores .NET já o sabem. A boa notícia é que isso também é possível na linha de comando!

Isso é feito através do parâmetro do compilador csc (C# [Sharp] Compiler) chamado win32icon. Nele você deve mencionar o caminho de um arquivo de imagem com a extensão .ico (você pode baixar um exemplo aqui).

Para facilitar, coloque o arquivo .ico dentro da pasta do .csc a ser compilado e no Promp de Comand (veja como fazer isso aqui) use a seguinte sintaxe:

csc /win32icon:excel.ico AbreExcelComMacros.cs

O resultado é algo assim:

Excel.ico Executável com ícone

Note que o executável agora possui o mesmo ícone que o arquivo .ico.

Você ver os detalhes dessa opção no link oficial da Microsoft: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/2aaxe43f.aspx

Bom proveito!

Web – Aprendendo a dominar o Chrome DevTools (e porque você precisa saber disso!)

Google Developer

O Chrome definitivamente tomou seu espaço, tanto no coração dos usuários como no dos desenvolvedores.

Depois do Firefox com seus indispensáveis plugins Firebug e Web Developer, o Chrome (e outros navegadores) correram atrás para oferecer algo no mesmo nível. O fato é que a equipe do Google conseguiu. Pelo menos da experiência que tenho no desenvolvimento Web, o Firefox com seus plugins já facilitou um mundo com essas ferramentas, permitindo edição de CSS e HTML direto na página e também depuração (ou debug) de código Javascript, com a adição de mais alguns plugins.

Pois bem, o que com o Firefox se fazia depois de alguma configuração, o Chrome trouxe nativamente, fácil de acessar e tão completo quanto! A esse conjunto de funcionalidades ele deu o nome de Chrome DevTools. Se você está num Chrome neste momento(desktop), basta ir ao menu do mesmo, Ferramentas->Ferramentas para Desenvolvedor (Tools->Developer Tools).

Seu Chrome deverá mostrar uma barra de ferramentas na parte inferior do mesmo:

Chrome Dev Tools ativado

E é aqui que a brincadeira começa. Você tem domínio absoluto do conteúdo da página e pode praticamente alterar todo seu comportamento, fazer checagens, depurar código, controlar todos os arquivos que pertencem a esta página, quais as falhas, os erros, etc. A partir daqui, não me prolongarei, deixando apenas claro que se você é um desenvolvedor web, planeja ser ou se ao menos a estrutura de páginas web lhe interessam, como no caso de profissionais de usabilidade, acessibilidade e SEO, você PRECISA conhecer do Chrome DevTools!

Ele está praticamente se tornando um padrão na internet. É claro, um desenvolvedor web quer que seu site funcione em todos os navegadores, mas quando você coloca a disposição um conjunto tão poderoso de ferramentas, você faz que com a comunidade acabe preferindo sempre produzir conteúdo para tal. Aconteceu com o Internet Explorer. Prevejo que logo acontecerá com o Chrome.

Quer conhecer mais do Chrome DevTools? Deixarei abaixo links de duas séries de vídeos ótimos que ensinam os segredos dessa funcionalidade.

Explore and MasterChrome DevTools (vídeo, inglês, gratuito)

Criado em parceria com o Google e o Code School, um de meus sites de cursos de programação favorito, essa série passa quase todos os recursos da ferramenta, incluindo testes no final de cada lição.

Pode ser acessado em: http://discover-devtools.codeschool.com/

Segredos do Chrome DevTools (vídeo, português, gratuito)

O Google Developers tem um canal específico de vídeos no Youtube. Esta semana, em parceria com o Expert Zeno Rocha, o canal publicou em português uma série chamada “Segredos do Chrome DevTools”, onde é explicado rapidamente o funcionamento da ferramenta.

Pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=XUgfwYzv-WQ

Concluindo

Como já escrevi acima, se você tem algum envolvimento com web, mesmo que seja uma linha de uma página, conhecer as capacidades do Chrome DevTools é uma obrigatoriedade atualmente.

Bons estudos!

Android – Como ver o código fonte de uma página no Chrome

chrome-android

Desenvolvedores têm necessidades estranhas. Sério!

Algumas são até justificáveis, e espero que seja o caso dessa. Recentemente tive a necessidade de ver o código fonte de uma página durante uma reunião de trabalho. Em mãos, tinha um tablet com Android.

Fui direto ver se o Google Chrome tinha a mesma opção que no desktop. Necas! É um navegador mobile, porque teria? Mas desenvolvedor é teimoso, então, bora googlear para saber quais as opções.

Diante de algumas, até mesmo navegadores alternativos, surge uma dica no santo stackoverflow.com, que serviu como uma luva! Imagine-se acessando uma página no Chrome do Android (a do blog, claro!):

Chrome Android

Se procurar a opção visualizar código fonte, verá que ela não existe e nenhum menu. Porém, note que ao ativar essa opção no Chrome para desktop, ele produz uma nova aba como mesmo endereço do site, só que com a opção “view-source:” antes do endereço.

Pois então, basta fazer o mesmo no Chrome do Android:

Chrome Android View Source

No caso do blog, ficou: view-source:https://www.tomasvasquez.com.br/blog/

Lindo!

Fora o trabalho de digitar, é exatamente a mesma coisa que no desktop. Quem sabe não dá para ativar o devtools também? 😀

Bom proveito!