BLOG – OS TOP 20 POSTS DE 2014

Esse foi o ano da retomada, como comentei no post anterior. Abaixo segue o extrato de acessos aos artigos no ano de 2014. Não houve muita mudança na ordem de preferência, comparado a 2012, quando publiquei esta lista pela última vez.

Acessos de 30/12/2013 até 30/12/2014

Título Visualizações
Página inicial / Arquivos 93.278
Modelos Prontos 46.945
Modelos – Planilha de Banco de Dados no Excel 20.267
Planilhas de Controle Financeiro no Excel 16.789
VBA – Emitindo mensagens personalizadas com MsgBox 15.422
Modelos Prontos – Módulo de Orçamento em Excel VBA 13.557
Segurança – Quebrando senhas de projetos VBA do Microsoft Office 10.346
VBA – Fomatar TextBox (Data, Telefone, CPF) nos Eventos KeyPress e Change 9.630
Excel – Modelos de Folha de Pagamento 7.927
Modelos Prontos – Agenda Telefônica Simples 7.652
Excel – Somando Meses com a função DATA() 7.245
Excel – Somando apenas as células visíveis no AutoFiltro 5.995
Excel – Controle Financeiro 2010 5.674
Excel – Separando Nome e SobreNome 5.634
Modelos – Calendário 2014 no Excel (com feriados) 5.621
VBA – Listar Arquivos de um diretório 5.094
Como implementar um atraso/espera no VBA 5.086
Modelos Prontos – Módulo Orçamento 2.0 em Excel VBA 4.798
VBA – Criando um Formulário de Cadastro Passo a Passo 4.775
VBA – Auto executando macros ao abrir arquivos do Office 4.724

Aproveite para ver também como foi a lista dos anos anteriores:

2012

https://www.tomasvasquez.com.br/blog/tecnologia/blog-os-top-20-posts-de-2012

2011

https://www.tomasvasquez.com.br/blog/tecnologia/blog-%e2%80%93-os-top-20-posts-de-2011

2010

https://www.tomasvasquez.com.br/blog/tecnologia/blog-os-top-20-posts-de-2010

E que venha 2015!

E assim foi 2014

keep calm and welcome 2015

Eis que finda mais um ano. 2014 foi mais do que bom para este blog e sua humilde rede, que inclui o fórum, o site, o estimado Curso de C# e algumas outras coisas que vou apresentar. Compartilhar isso com vocês é o mínimo que poderia fazer. Do que considero como novidades que valem a pena ser destacadas:

Blog reativado

Ao contrário de 2014, 2013 foi um ano bem parado por aqui. Foi então que decidi retomar com a criação de novos conteúdos. Permaneço com foco em Excel e VBA, mas abordei e abordarei outros conteúdos como C#, ASP.NET e outros frameworks que venho estudando. Fiquem ligados!

Blog de cara nova

Para quem acompanha o blog há algum tempo, ele manteve a mesma aparência por anos. Com a retomada nos conteúdos, resolvi dar uma cara nova ao blog.

Que uma coisa fique clara. Não sou webdesigner e não tenho as capacidades de um. Por isso, simplifiquei a escolha decidindo por um tema que fosse acima tudo profissional, limpo e eficaz. Os mais antenados sabem que este blog é movido a WordPress e por isso, decidi ficar com um dos temas padrão que a equipe deste framework disponibiliza junto com sua instalação. O time do WordPress trata com esmero os temas disponibilizados por eles, por isso, a escolha reflete em algo que melhora a experiência de navegação, leitura, compartilhamento e também a responsividade, permitindo ler este blog em dispositivos móveis de maneira agradável.

Espero que tenham gostado. 🙂

Conteúdos em inglês

Yes! We can! Ou seria “I can”? Enfim.

Atualmente sou um estudante da língua inglesa. Aliás, já tem um tempão que estudo isso. Por isso, principalmente para colocar em prática minhas habilidades nesta língua, decidi iniciar a produção de tradução de conteúdos deste blog em inglês neste blog.

Os conteúdos continuarão sendo publicados em português, que é como nasceu e permanecerá, mas terão sua tradução para o inglês na medida do possível. Tenho trabalhado aos poucos na tradução dos artigos mais acessados e dos novos. Farei o possível para traduzir o máximo que conseguir.

Como comentei, sou um estudante da língua inglesa. Se você domina este idioma e chegou até este blog na referida, peço que tenha paciência com possíveis e inevitáveis erros. Eu prometo que vou melhorar a cada dia!

Fórum tunado (de conteúdo)

Nosso fórum. Lindo! Eu digo nosso porque ele é nosso. É de todos e pertence a cada novo participante pois são vocês que o movem! Este ano o pessoal caprichou na colaboração! Foram muitas interações, muita gente perguntando (sempre!) e muita gente colaborando (nem sempre, mas tá quase lá).

O que mais me deixa contente são colegas que depois da sua dúvida resolvida, voltam para publicar a solução completa como forma de agradecimento pela ajuda.

Como forma de agradecer a estes, as melhores acabam virando posts no blog com os devidos créditos.

Continuemos assim e melhor ainda em 2015! (por favor, 😉 ). E para quem ainda não sabe o endereço:

www.tomasvasquez.com.br/forum/

Canal no Youtube

Pois é, entrei na onda. Passei tanto tempo assistindo vídeos e canais específicos no Youtube que esqueci que podia criar um! Aproveitei que já tinha gravado alguns vídeos lá em 2008 (uau!) e resolvi começar. O endereço no canal é:

https://www.youtube.com/tomamais

Já coloquei alguns videos novos este ano para deixar claro os assuntos que abordarei. Aqui, mais uma vez peço-lhes um pouco de paciência. Aprendi a editar vídeos somente este ano e ainda estou descobrindo os segredos do youtube. Tudo para deixar os vídeos o mais assistíveis quanto possível. Aguardem novidades em breve.

Página no Facebook

Sem muita novidade, tirando o fato que estarei mais ativo por lá. Além das novidades dos canais e sites, também colocarei no Facebook dicas e artigos que achar interessantes da autoria de outros sites.

O endereço é (sim, eu errei a digitação na hora de criar a página):

https://www.facebook.com/tomasvaquezsites

Finalizando

Isso é um resumo. Muita coisa bacana aconteceu em 2014 e enxergo tudo isso como um ótimo presságio para 2015.

Espero vê-os por aqui logo. Um grande abraço e uma ótima passagem de ano a todos!