Vídeo – Unindo dados de duas ou mais planilhas – Dúvidas Parte 1


Mais uma dívida saudada, espero. Para quem conhece a série de vídeos sobre União de Dados de Planilhas do Blog, bem, depois de alguns anos e muitas perguntas sobre o recurso, algumas delas respondidas no fórum, resolvi completar a saga com vídeos respondendo às dúvidas mais frequentes. Bem, o primeiro vídeo pode ser conferido logo abaixo.

Aproveite para se inscrever no canal e ficar de olho em todas as novidades que são publicadas: http://youtube.com/tomamais

Bom proveito!

Modelos – Modelo Cadastro versão 1, sem SQL!

Bom dia a todos os amigos do fórum, tudo bem?

Bem galera, estou abrindo esse tópico hoje, para compartilhar uma experiência que tive no final de Julho/2015, mas por correria da vida, apenas hoje consegui um tempo.

Na última semana de Julho/2015, tive uma nova experiência ao Ministrar um Curso/Treinamento de VBA Básico, e tenho que admitir que gostei muito de ter vivido a oportunidade.

Como o treinamento teve um conteúdo básico de VBA, utilizei a planilha de Modelo de Cadastro de Fornecedores  daqui do fórum, porém a versão 1. Essa escolha se deu ao fato de ter sido o modelo mais simples para demostração de um sistema completo de cadastro. Mas, ainda no arquivo original do fórum, é utilizado a Linguagem SQL para realização dos filtros, no formulário de Pesquisa. Essa foi uma das modificações que fiz na planilha, pois SQL não foi abordado no treinamento.

Nesses arquivos (anexos), eu consegui estrutura toda a consulta do formulário de Pesquisa, utilizando apenas os recursos básicos de programação (functions, loops, ifs, etc), inclusive tendo a possibilidade de ordenação dos resultados (crescente/decrescente).

Como sempre tive ajuda no fórum, quando estava aprendendo sobre VBA, me sinto muito honrado em divulgar esse material com todos, lembrando que mantive todos os direitos autorais nos comentários dos arquivos.

Por uma questão de necessidade, o mesmo arquivo foi feito de duas formas, conforme descrito abaixo:

– Cadastro Arquivo Único: neste anexo, foi gerado um arquivo único (conforme original) para a manipulação dos formulários (front-end) e do banco de dados (back-end). Neste arquivo, o formulário de Pesquisa já esta operando sem a utilização da Linguagem SQL;

Cadastro Arquivo Unico.zip
Modelo Cadastro Fornecedor em um único arquivo. (53.95 KiB) 

– Cadastro Arquivos Separados: neste outro anexo, foi gerado arquivos separados, onde um é feito o acesso aos formulários (front-end) e o outro possui apenas o armazenamento dos dados (back-end). Durante o curso, surgiu a necessidade dos alunos em entender a possibilidade de se trabalhar com o cadastro via rede, motivo pelo qual gerei um modelo dos arquivos separados.

Cadastro Arquivos Separados.zip
Modelo Cadastro Fornecedor em arquivos separados. (48.7 KiB)

Além do Modelo de Cadastro, também quero deixar aqui uma listagem das fórmulas do MS Excel (se, somase, indice, corresp, etc), onde é feita uma comparação dos comandos em Português/Inglês. O intuito desse arquivo é de ser um guia, para a utilização da instrução WorksheetFunction, que permite o uso das fórmulas conhecidas do MS Excel via VBA. Acredito que a lista tenha sido gerada para o MS Excel 2003 e, por esse motivo, talvez não esteja completa com todas as fórmulas existentes nas versões atuais do MS Excel.

Lista WorksheetFunction.zip
Lista das Fórmulas do MS Excel para uso com WorksheetFunction. (51.83 KiB) 

Apesar de não ser nada novo no fórum, espero que todos gostem do material e que, de alguma forma, seja útil para aperfeiçoamento/estudos dos membros deste fórum, o qual tenho o grande prazer de fazer parte.

Para trocar ideias sobre estas alterações, o post no fórum é: http://www.tomasvasquez.com.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=4012&p=16479#p16479

Um forte abraço a todos e excelente semana!!!

VBA – Exportando uma planilha para uma imagem

Uma sacada de gênio! O colega Gary Student do fórum (ou quase isso) stackoverflow, em resposta à pergunta “Como exportar uma planilha de Excel para uma Imagem”, em tradução literal. Bem, o código dele foi quase que sublime! Veja abaixo o resultado e depois explico:

Sub PictureSaver()
    Dim ch As Chart
    Charts.Add
    Set ch = ActiveChart
    Sheets("Sheet4").Select
    Range("A1:D4").Select
    Selection.CopyPicture Appearance:=xlScreen, Format:=xlPicture
    ch.Select
    ch.Paste
    ch.Export Filename:="sample.jpg"
    Application.DisplayAlerts = False
        ch.Delete
    Application.DisplayAlerts = True
End Sub

Em suma, ele está “trapaceando” com o Excel para conseguir o feito. Ele adiciona uma planilha do tipo gráfico, seleciona uma área (células) de uma planilha, copia para a área de transferência, cola sobre o gráfico usando a função CopyPicture, que produz dentro o Excel uma imagem referente à área de selecionada e em seguida, exporta o conteúdo do gráfico, que agora contém uma figura da planilha para uma imagem. Por fim, ele excluir a planilha de gráfico para não deixar sujeira.

Saída de mestre! O post original é: https://stackoverflow.com/questions/21759417/how-can-i-export-an-excel-worksheet-as-image/21761619#21761619

Modelos – Programa para delivery Versão Gratuita 1.0

Mais uma do nosso fórum, mas uma super dia do colega Messias!

Segue a descrição do próprio:

Programa de vendas delivery versão gratuita 1.0

Primeiro acesso se faz a configuração do logotipo,a imagem tem que ser .jpg e em duas cores ( arte preta com fundo branco ) nome e telefones da empresa.
Funções:

  • Total de cliente e produtos cadastrados
  • Cadastra cliente e produtos.
  • Faz a prospecção da venda
  • Imprime na impressora 40 colunas matricial ou térmica
  • Fecha o caixa (total da venda)
  • Zera o caixa para o dia seguinte

Quer saber mais? Tem vídeo explicando como o problema funciona!

Download do arquivo

MCD_SOFTWARE_DELIVERY_GRATIS_1.0_.rar
(85.96 KiB)

Para acompanhar a discussão no fórum:

http://www.tomasvasquez.com.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=3937&p=16386#p16386