Vídeo – Série de Segurança no Excel

Olá pessoal! Sejam bem vindos e está na hora de anunciar uma nova série (ou seção, sei lá) neste canal. Segurança no Excel. Aqui pretendo falar sobre todo o contexto de segurança que permeia o Excel, desde as opções mais básicas como proteção de arquivos com senha, proteção de células, entre outros, passando por alguns truques para proteger melhor seus dados e discutir sobre os limites do Excel nesse aspecto, sabendo até em ponto devemos confiar nele para proteger nossos dados.

Vou começar com um vídeo que apresenta as opções de proteção de arquivos com senha pelo próprio Excel.

É só o começo, claro. Ainda tem muitas dicas de segurança que vou compartilhar por aqui. Inscreva-se no canal para acompanhar tudo que é publicado, o link está logo aqui embaixo do vídeo.

Por enquanto é só pessoal! Confiram abaixo os primeiros vídeos da série:

Apresentação da Série Seguranca no Excel

Protegendo Arquivos no Excel

Protegendo elementos de planilha de todos os usuários

Dicas – Livros sobre Microsoft Excel e Desenvolvimento de Softwares

Boa tarde aos amigos do fórum.

Ultimamente, tenho estado em uma correria tão grande, que não tem sobrado tempo para auxiliar os amigos nas dúvidas postadas no fórum.

Eu devo muito a este fórum e, por este motivo, mesmo não tendo tempo de auxiliar em dúvidas, gostaria de usar esse espaço para compartilhar dicas de alguns livros sobre desenvolvimento de sistemas e Microsoft Excel. Conforme poderão ver abaixo, irei comentar sobre 4 excelentes livros que tive a oportunidade de ler este ano de 2015.

Quero ressaltar que não estou aqui fazendo propaganda destes livros. Meu intuito aqui é indicar os mesmos, apresentando um resumo do material existente nestes livros, para que outros usuários que já tenham interesse em adquirir os mesmos, tirem suas dúvidas sobre o assunto abordado e a qualidade do material/conteúdo tratado.

Integração De Dados Com Powerpivot E Microsoft Excel 2010.jpg

Título Livro: Integração De Dados Com Powerpivot E Microsoft Excel 2010
Autor: Newton Roberto Nunes da Silva
Ano de Lançamento: 2012
Editora: Editora Érica

Conteúdo: Este livro trás conceitos e práticas do uso da ferramenta Microsoft PowerPivot lançada pela Microsoft, com o intuito de reforçar seu arsenal de ferramentas direcionadas para BI (Business Intelligence) na plataforma do Microsoft Excel 2010. Com o uso do Microsoft PowerPivot é é possível realizar a integração de várias fontes de dados (como arquivos MS Access, arquivos MS Excel, SQL Server, MySQL, Firebird, entre outros) em um único local, possibilitando aos seus usuários realizar conciliações e complementações de informações, além de construção de relatórios, através do recurso interno de Tabelas Dinâmicas. No site da Editora, é possível realizar o download dos exemplos utilizados no livro e realizar vários teste no processo de aprendizagem.

Comentário: Não conhecia muita coisa sobre o Microsoft PowerPivot, mas foi através deste livro que comecei a trabalhar mais com a ferramenta e a
ter um olhar mais crítico para as possibilidades que o Microsoft Excel oferece para a elaboração de Ambiente de Decisão em uma empresa.

Engenharia de Software - Qualidade e Produtividade Com Tecnologia.jpg

Título Livro: Engenharia de Software – Qualidade e Produtividade Com Tecnologia
Autor: Kechi Hirama
Ano de Lançamento: 2011
Editora: Editora Elsevier (Edição Digital)

Conteúdo: Este livro é um resumo da disciplina Engenharia de Software, dos cursos de graduação e pós-graduação, dos cursos de TI e Análise de Sistemas. Neste livro, o professor Hirama apresenta um organograma, dos passos e métodos necessários, para a preparação de um projeto de desenvolvimento de software, indo desde a etapa de Coleta do Requisitos, até a fase de Verificação e Testes dos Softwares, de forma a se conseguir no final de projeto, um produto com melhor qualidade e menor custo, tanto sobre o desenvolvimento, quanto para futuras manutenções.

Comentário: Com o intuito de aproveitar minha formação em Eng. Produção, tenho buscado adquirir conhecimentos mais aprofundado sobre processos e
métodos de desenvolvimento de software, buscando melhor qualidade e menor custo. Através deste livro, tive a oportunidade de conhecer os caminhos necessários para esse objetivo, além de conhecer um pouco mais sobre alguns conceitos como: Métodos Ágeis e Scrum. Normalmente, estes conceitos são utilizados em desenvolvimento de projetos direcionados para linguagens mais robustas que o Visual Basic for Application, mas acredito que ao adquirir esses conhecimentos e aplicá-los em projetos MS Excel/VBA, também seja possível melhorar o processo de desenvolvimento de aplicações em VBA/MS Excel.

Balanced Scorecards e Paineis Operacionais com Microsoft Excel.jpg

Título Livro: Balanced Scorecards e Paineis Operacionais com Microsoft Excel
Autor: Ron Person
Ano de Lançamento: 2013
Editora: Editora AltaBooks

Conteúdo: Este livro é dividido em 3 partes consecutivas: Planejamento de um Balanced Scorecards (BSC), Mapeamento de Processo e Construção de Painéis Operacionais e Dashboards em MS Excel. As duas primeiras exploram os conceitos de Gestão Estratégica com BSC e o Mapeamento de Processos, para que gestores/administradores tenham conhecimento para realizarem planejamento de objetivos a curto, médio e longo prazo. Já a parte final, ensina técnicas de desenvolvimento de Dashboards e Painéis Operacionais, com o objetivo de desenvolver relatórios para acompanhamento de Indicadores de Desempenho Chaves (KPI).

Comentário: para aqueles que estão aprendendo sobre o desenvolvimento de Dashboards no Microsoft Excel, esse é um excelente livro e indico de olhos fechados. O livro vai do processo de preparação dos dados para uso nos dashboards, até o ponto de apresentação dos resultados, seja em formato PDF, PowerPoint ou estruturas com SharePoint. Se falarmos sobre investimento em livros, esse foi o melhor investimento que fiz neste ano.

BI Business Intelligence no Excel.jpg

Título Livro: BI Business Intelligence no Excel
Autor: Trajano Leme Filho
Ano de Lançamento: 2010
Editora: Editora Nova Terra

Conteúdo: Este livro é um manual completo sobre o desenvolvimento de um Business Intelligence (BI). O livro aborda conceitos sobre: Tomadas de Decisão, Criação de Data Warehouse (DW), processo de extração de dados de um BD Transacional para um DW, Modelagem Dimensional e o uso destas informações, para construção de Relatórios Analíticos para a Tomada de Decisão, através do Microsoft Excel.

Comentário: Devo admitir que esse foi um livro que comprei achando que era uma coisa, e no final das contas foi outra totalmente diferente. Calma, não estou falando do lado negativo. Quando comecei a me interessar por este livro, achei que ele teria um foco maior direcionado para o Microsoft Excel. Quando comecei a ler este livro, e ainda estou lendo-o, comecei a ver e conhecer assuntos que vão muito além das tradicionais planilhas e Dashboards que podemos desenvolver com Microsoft Excel. Como mencionei, ainda não terminei de ler este livro, mas para aqueles que desejam construir uma ferramenta que auxilie gestores no processo decisório de uma empresa, este é um excelente material

Antes de encerrar esse post, gostaria de deixar um recado para os amigos. Livros galera, independente de serem sobre estudos ou histórias, é um verdadeiro ativo de conhecimento e, por esse motivo, mesmo as vezes tendo seu valor elevado, principalmente no Brasil, considero como o melhor investimento nos dias de hoje. Se tiverem interesse e oportunidade, comprem um livro. Deixem de lado a cervejinha ou o cinema de pelo menos um final de semana e invistam no conhecimento de vocês.

Bem galera, como disse, esse foi um ano de muito estudo e novos conhecimentos. Fiz questão de postar essa dica sobre estes livros, para que outros usuários que possuem a necessidade/curiosidade de adquirir novos conhecimentos, possam se orientar e aprender mais com esses conteúdos.

VBA – Gerando um log simples

Salve pessoal!

Eis um pedido bem frequente na comunidade de Excel com VBA, mas não havia encontrado uma opção bacana, até o momento. Numa necessidade recente, precisei gerar um arquivo de log das ações do usuário, nada detalhado, apenas abertura e salvamento do arquivo. Como não pretendia reinventar a roda, resolvi pesquisar o que a internet tinha a oferecer e cheguei no site deste colega:

http://www.yogeshguptaonline.com/2009/09/excel-macros-log-user-activity-to-log.htm

O código é simples e faz tudo, desde a criação até o registro de log na planilha. Haviam algumas coisas no código que geravam erro quando você tinha mais de um arquivo aberto. Aproveitei e acrescentei dois botões para ver a planilha de log, que fica muito bem oculta e protegida por senha. De quebra, vai a tradução para o português.

Adicione um módulo tradicional e o seguinte código:

Sub Elog(Evnt As String)
 
    '***************************************************************************************************
    '* Macro recorded by Yogesh Gupta, smiley123z@gmail.com, Ygblogs.blogspot.com on September 27, 2009 *
    '***************************************************************************************************
 
    Application.ScreenUpdating = False
    Dim cRecord As Long
    cSheet = ThisWorkbook.ActiveSheet.Name
 
    If SheetExists("Log") = False Then
        ThisWorkbook.Sheets.Add.Name = "Log"
        ThisWorkbook.Sheets("Log").Protect "Pswd", UserInterfaceOnly:=True
    End If
 
        ThisWorkbook.Sheets("Log").Visible = True
        ThisWorkbook.Sheets("Log").Protect "Pswd", UserInterfaceOnly:=True
 
        cRecord = ThisWorkbook.Sheets("Log").UsedRange.Rows.Count + 1
    If cRecord <= 1 Then
        cRecord = 2
        With ThisWorkbook.Sheets("Log")
            .Range("A1").Value = "Evento"
            .Range("B1").Value = "Usuario"
            .Range("C1").Value = "Dominio"
            .Range("D1").Value = "Computador"
            .Range("E1").Value = "Data e Hora"
        End With
    End If
 
    If Len(Evnt) < 25 Then Evnt = Application.Rept(" ", 25 - Len(Evnt)) & Evnt With ThisWorkbook.Sheets("Log") .Range("A" & cRecord).Value = Evnt .Range("B" & cRecord).Value = Environ("UserName") .Range("C" & cRecord).Value = Environ("USERDOMAIN") .Range("D" & cRecord).Value = Environ("COMPUTERNAME") .Range("E" & cRecord).Value = Now() cRecord = cRecord + 1 If cRecord > 20002 Then
            .Range("A2:A5002").Select
            dRows = Selection.Rows.Count
            Selection.EntireRow.Delete
            cRecord = cRecord - dRows
        End If
 
        .Columns.AutoFit
        Sheets(cSheet).Select
        .Visible = xlVeryHidden
    End With
    Application.ScreenUpdating = True
 
End Sub
Function SheetExists(SheetName As String) As Boolean
    On Error GoTo SheetDoesnotExit
    If Len(ThisWorkbook.Sheets(SheetName).Name) > 0 Then
        SheetExists = True
        Exit Function
    End If
SheetDoesnotExit:
        SheetExists = False
End Function
Sub VerLog()
    ThisWorkbook.Sheets("Log").Visible = True
    ThisWorkbook.Sheets("Log").Select
End Sub
Sub OcultarLog()
    ThisWorkbook.Sheets("Log").Visible = xlVeryHidden
End Sub

E no código da pasta de trabalho:

Private Sub Workbook_BeforePrint(Cancel As Boolean)
    Dim Evnt As String
    Evnt = "Imprimiu"
    Call Elog(Evnt)
End Sub
 
Private Sub Workbook_BeforeSave(ByVal SaveAsUI As Boolean, Cancel As Boolean)
    Dim Evnt As String
    Evnt = "Salvou"
    Call Elog(Evnt)
End Sub
 
Private Sub Workbook_Open()
    Dim Evnt As String
    Evnt = "Abriu"
    Call Elog(Evnt)
End Sub

O resultado fica assim:

Log no Excel com VBA

De lambuja, o modelo para download:

Log.zip

VBA – Log simples(19.92 KiB)