Gerador de Cadastros de Excel com Access 2018

Enfim, ele chegou. Era tudo o que eu queria e provavelmente, nada do que você espera.

Calma que eu explico.

Se você já conhece este blog, existe uma grande chance te ter chegado aqui por causa deste carinha:

https://www.tomasvasquez.com.br/blog/modelo-de-aplicativo-de-cadastro-em-vba-no-microsoft-excel

O Modelo de Cadastro em Excel teve sua primeira versão lançada em 2008. Sim, 10 anos! A intenção sempre foi dizer ao mercado que era possível fazer certas coisas no Excel VBA que muitos programadores não VBA desacreditavam. Bem, parece que deu certo. Da quantidade de perguntas que recebo no email ao fórum dedicado e alguns clones com referências esquecidas, esse modelo ganhou versões, sendo algumas minhas e outras criadas pela comunidade e outras variações, desde versões do mesmo com banco de dados no access até uma primorosa feita pelo colega Mikel Silveira Braga que produz o mesmo feito sem o uso de ADO.

Se você fez uso dele para alguns de seus projetos, bem, aqui vai meu muito obrigado pelo reconhecimento.

E é em continuação a esse reconhecimente que este modelo precisava de uma atualização. É sabido que o VBA não recebe atualização faz anos. Porque então uma nova versão? Se a tecnologia não muda, o que precisa mudar é a forma de pensar. Foi pensando nisso que decidi não otimizar, mas sim reconstruir o modelo do zero.

O Gerador de Cadastros 2018

Verdade das verdades, esse era para ser o Gerador de Cadastros 2017, mas enrolei tanto que acabou saindo só esse agora. Ele inclusive passou por uma revisão do já mencionado Mikel, que aprovou após algumas ressalvas. Valeu Mikel!

Quando decidi reconstruir o modelo, procurei manter em mente o que os usuários mais solicitavam dele. Por incrível que pareça, o pedido mais comum era também o mais básico. Personalizar o nome dos campos. Com isso em mente, mais algumas ideias malucas que surgiu o gerador de cadastros!

Ele não é uma ideia original. O código foi baseado no modelo que o gerador de formulários do Code VBA Builder. Quando vi a funcionalidade e seu potencial, decidir usa-lo como base para tal. Calma, você não precisa do Code VBA instalado para isso.

O uso é relativamente simples. Porém, e mais fácil demonstrar isso em vídeo.

Ainda vou escrever toda a implementação em detalhes num documento extenso que publicarei em breve, mas não quero mais atrasar a publicação deste modelo.

Todo o código, como baixar e usar está explicado no mesmo.

Gerador de Cadastros no GitHub: https://github.com/Tomamais/VbaFormBuilder

Bem, curta o vídeo e bom proveito!