Sencha Touch – Problema no encoding após o build via Secha CMD

Sencha CMD

Hey ho! Festa! Este é meu primeiro post sobre Sencha Touch! Estou longe de ser um especialista, mas tenho trabalhado em um projeto que me fez estar tão envolvido com o framework que estava louco para dar algumas dicas sobre ele, principalmente sobre problemas.

Sim, como não podia ser diferente, acabei herdando um sistema legado que me fez enfretar mais problemas do que novas implementações. Tutoriais sobre como iniciar não faltam e vou deixar aqui a recomendação da excelente série de vídeos feitos pela carismática e compentente Loiane Groner, um nome de expressão internacional quando o assunto é ExtJS (base do Sencha) e Sencha Touch:

Curso de Sencha Touch 2 – Gratuito

Bom, estou aqui para falar de problemas, e possíveis soluções.

Para quem encara as rotinas de build do Sencha CMD, deve ter notado que a partir da versão 5.1.Xm no Windows (e só no Windows), o build feito gera o resultado com encoding ANSI ao invés do que foi configurado na aplicação. Isso faz que com que os caracteres quebrem. Não há o que fazer, a não ser que você mexa nos arquivos minificados, o que é humanamente IMPOSSÍVEL!

A recomendação, feita pelo próprio fórum oficial do Sencha é fazer o downgrade do Sencha CMD. Quase tive um treco ao ler isso. A parte boa é que existem duas saídas para se manter na última versão do CMD. Usar um Mac ou Ubuntu.

Como a primeira alternativa depende de algumas cifras, recomendo a segunda, instalado via VirtualBox. Os dois são free, portanto, sem problemas de licença aqui.

Segundo informações da comunidade, o bug já está corrigido na versão beta do CMD. Até lá, é sobreviver com o que se tem.

O post que discute o problema pode ser visto aqui:

https://www.sencha.com/forum/showthread.php?297673-Bug-Incorrect-encoding-on-concatenated-JS-file-in-Sencha-Cmd-5.1.1.39&langid=4

Bom proveito!

Comentários

comentários