Dicas – O Salariômetro informa valor médio de salários

Fonte: INFO

O governador José Serra (PSDB) inaugurou ontem um portal, batizado de Salariômetro, que informa a remuneração média das categorias de profissões no momento da admissão.   O trabalhador ou o empregador podem pesquisar no sistema online os valores de salários médios das ocupações, que servem de parâmetro para contratações com carteira assinada.

“A economia tem informação sobre tudo em matéria de preços, mas não tinha sobre o principal, que são os salários. Esse Salariômetro é informação sobre quanto ganha em média cada categoria, cada profissão”, disse Serra a jornalistas no anúncio do portal.

Para o governador, provável candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o site serve como orientação a trabalhadores, sindicatos e empresas, principalmente as pequenas e médias que não têm recursos para fazer uma pesquisa sobre o mercado de trabalho.

O instrumento, desenvolvido em conjunto com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), da USP, utiliza dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), ambos produzidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.   Questionado se o portal tem possibilidade de alavancar empregos, o secretário de Emprego e Relações de Trabalho, Guilherme Afif Domingos, disse que a elevação de postos de trabalho é consequência apenas do investimento.

“O que eleva o nível de emprego é investimento público ou privado. O que estamos fazendo é fluindo as informações para que haja velocidade na correção de distorções”.

O site calcula as remunerações médias das ocupações nos 26 Estados, além do Distrito Federal. Em São Paulo, as informações podem ser detalhadas para os 645 municípios.

O governo paulista oferece ainda o site Emprega São Paulo, onde os trabalhadores em busca de emprego podem pesquisar as vagas oferecidas pelas empresas. Segundo o governador, o sistema já gerou 170 mil empregos notificados.

Nota do autor

Se qualquer tentar acessar o sistema hoje e não conseguir, não estranhe. A quantidade de acessos é exorbitante. Também, que não quer saber se está ganhando bem ou não? 😉

Baboseiras – Grandes mistérios do universo: mergulhadores perseguem carro do Google Street View

Direto do Gizmodo

Já que é sexta-feira, me permitirei colocar algumas coisas pouco úteis, mas extrovertidas e para tornar o blog um pouco “menos sério”, se é que o termo existe.

O pessoal do Gizmodo flagrou em algum canto da internet algumas travessuras no Google Street View. O resultado é algo parecido com a foto abaixo:

Diabruras no Google Street View

Bom, um leitor norueguês mandou para o Gizmodo uma tradução que explica tudo:

Os dois são amigos dos caras que dirigem o carro Google Street View. Eles sabiam que o carro iria passar e ficaram 20 minutos esperando, vestidos como mergulhadores. O guarda-chuva serve apenas pra tornar tudo ainda mais bizarro.

É ver pra crer!