Resenha do livro HTML5 e CSS3 com farinha e pimenta

Lançado a poucos meses pela equipe do @tableless, o livro HTML5 e CSS3 com farinha e pimenta fez barulho com os fãs do site, ávidos por saber, no meu entender, a visão da equipe sobre os novos recursos que as siglas HTML5 e CSS3, que compõem o título do livro, e que tem tomado as discussões em fóruns do ramo e inflado as nuvens de tags dos blogs internet a fora.

De minha parte, atormentei a vida do pessoal para lançar a versão digital do livro, que agora está disponível.

Após ter lido o livro por completo, resolvi colocar minha opinião para orientar o pessoal que está em busca por títulos do assunto.

Antes de continuar, deixo claro que este artigo é de produção independente e não tem envolvimento da equipe do Tableless, bem como não reflete a opinião dos mesmos. Qualquer coisa escrita aqui é de inteira responsabilidade do autor, que no caso, sou eu. 😉

Acredito ser importante citar que não vivo de escrever resenhas, por isso, o que consta aqui é mais uma análise técnico-pessoal da minha leitura sobre o livro do que qualquer outra coisa. Para constar e nortear a visão aqui colocada, atualmente trabalho como Desenvolvedor ASP.NET, principalmente server side, mas sem perder o foco do client side.

Então, vamos ao que interessa.

Em suma, o livro é completo no quesito assunto abordado. Para os que são do mundo web, ele fala sobre tudo o que queremos saber, quando falamos sobre novas tecnologias. Claro, como estamos falando de HTML5 e CSS3, é neste contexto que me refiro. Os exemplos são suficientes para dar o minímo entendimento do para o que aquilo serve, onde usar e, principalmente, um “a partir daqui, você precisa praticar”.

A texto é suave, bem como prático. Quando parece que vai ficar chato, os autores conseguem quebrar o gelo, sem perder a seriedade e o foco.

Apesar de não haver pré-requisitos para sua leitura, uma branda introdução a arquitetura de páginas Web é abordada, se entendi bem, para alinhar o pensamento dos autores com quem está lendo o livro, estabelecendo um denominador comum de entendimento para seguir adiante.

O nível de aprofundamento é suficiente e prático. Por exemplo, você sai do livro sabendo o quanto não utilizar as novas tags do HTML5 vão afetar o SEO do seu site. O lado semântico é tratado com muito carinho, assim como o da produtividade, que acaba sendo uma consequência da reestruturação do padrão.

Você não vai saber quais todas as tags e atributos foram descontinuados, mas os autores citam aqueles que te farão agradecer por não mais precisar ter que colocar aquelas coisas medonhas no seu código.

Mas sim, você vai querer sair escrevendo seu primeiro formulário HTML5 com campos tipados e com validação no browser, sem aquele monte de javascript replicado no server e no client side. A API de Drag-n-drop vai fazer seus dedos coçarem e seus olhos brilharem. Elementos de mídia são abordados para dar completeza, sem gastar muito tempo com eles.

O template layout é abordado como um bálsamo naqueles HTMLs enormes que escrevíamos só para posicionar uma div no lugar certo. Apesar de não estar totalmente implementado, chega a ser glorioso saber o que está por vir nessa questão de diagramação de páginas.

O CSS3 é abordado na simplicidade do seu poder e vai fazer você se perguntar se ainda vai precisar usar jQuery depois que seus seletores forem padronizados. O CSS 3D então. Sim, você leu certo. É 3D! Os efeitos então, vão fazer você se questionar se vai precisar de Javascript de novo.

Não que o Javascript vá morrer, longe disso. O fato é que você não vai precisar mais dele para fazer o que é (e sempre deveria ter sido) responsabilidade do CSS.

As APIs de Canvas são citadas, mas não muito a fundo. Os exemplos dados são suficientes para ter uma boa noção de até onde dá para chegar, e também para dar vontade de experimentar.

Já o restantes das APIs como API Storage, Caching e Geolocation API vão fazer os programadores pirarem! Sabe aquele seu aplicativo móvel que você precisou criar só para acessar a API de localização do SO? Pois é, seus problemas acabaram!

Para quem é este livro?

Do que pude sentir do livro, os públicos que mais vão tirar proveito dele são os Web Designers e os Web Devevelopers (front-end e back-end), principalmente aqueles que estiverem naquela fase de saber que o HTML5 e CSS3 estão aí, mas ainda não tem clareza de todo seu potencial e aplicação.

Esse livro não é um glossário, e também não é um daqueles pocket books para se ter na gaveta, muito menos no bolso. Ele é um aviso para você acordar e começar a usar de uma vez por todas o que o HTML5 e o CSS3 tem a oferecer e que quanto mais você demorar em fazê-lo, mais você merece continuar atendendo aqueles clientes que pedem para o site funcionar bem no IE6.

Meu veredicto

Para os desenvolvedores que estão no mundo Web e tateando aos poucos o que o HTML5 e CSS3 tem a oferecer, este livro é uma introdução obrigatória.

Onde encontrar

O livro, até o momento, está disponível nos formatos físico e digital. Ambas podem ser adquiridas através do link abaixo:

http://clubedeautores.com.br/book/124694–HTML5_e_CSS3_com_Farinha_e_Pimenta

Ao pessoal do Tableless, meus agradecimentos pela disponibilização do livro.

ASP.NET – Obtendo o valor de um WebControl no OnInit do WebForms

Bom, outro dia disse que também sabia escrever sobre .NET. Como o pessoal de tecnologia é cético e apesar dos artigos já escritos aqui, vou tentar me arriscar em mais para tirar a prova.

Se tem algo que gosto no WebForms, é a versatilidade. Montagem de páginas dinâmicas (entenda montar como adicionar controles na página em tempo de execução) foi algo com que sempre me dei bem. CMSs como DotNetNuke e Umbraco são exemplos dessa “dinamicidade”. Quem vive disso sabe do que estou falando, das suas vantagens, e problemas.

Dentre eles, é que, como trabalhamos com controle dinâmicos, temos o cuidado de montar todos eles no evendo OnInit da página para manter o ViewState intacto. Até aqui, sem segredos. O problema é quando precisamos aplicar alguma regra de negócio na montagem dos controles que dependa por exemplo, de um valor num TextBox. Isso é um problema porque no OnInit, o ViewState ainda não foi aplicado.

Bom, a informação está lá no ViewState, mas como chegar até ela? Na necessidade, vasculhando o próprio ViewState e com a ajuda deste “How To” da Microsoft, cheguei num método que recebe como parâmetro o UniqueID do controle e o HttpRequest, você consegue chegar no valor antes antes do Page_Load.

public static string getControlValueByRequest(string UniqueID, HttpRequest request)
{
    System.Collections.Specialized.NameValueCollection postedValues = request.Form;
    String nextKey;
    String value = string.Empty;
 
    for (int i = 0; i < postedValues.AllKeys.Length; i++)
    {
        nextKey = postedValues.AllKeys[i];
        if (nextKey.Substring(0, 2) != "__")
        {
            if (nextKey == UniqueID)
            {
                value = postedValues[i];
            }
        }
    }
 
    return value;
}

Aos mais entendidos, sabemos que a informação pode ser recuperada pelo Request.Form, mas o vínculo do valor com o controle de origem da informação que é o complicado, e é onde o método acima faz o trabalho sujo de passar por todo o conjunto de chaves/valor guardado no Request.Form e aplicando uma “regrinha” (atenção ao if (nextKey.Substring(0, 2) != “__”)) para chegar no valor desejado.

Isto posto, mais um helper para seus projetos WebForms, pelo menos para que ainda os cria. 🙂

Bom proveito!

How To da Microsoft

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/6c3yckfw.aspx

Modelos Prontos – Controle de Horas Extras

Esse pessoal do fórum ainda me mata… no bom sentido, claro! A quantidade de frutos gerada nos últimos meses tem sido de um valor imenso para os fãs de Excel de plantão.

Dessa vez, a obra é do colega Mikel Silveira Fraga. Mikel publicou um Controle de Horas Extras no fórum cuja qualidade deixo muitos boquiabertos, inclusive este que vos fala.

Abaixo segue algumas telas do sitemas para terem uma pequena idéia do que os espera:

Controle de Horas - Tela Principal

Controle de Horas - Novo Funcionário

Controle de Horas - Novo Registro

 

Acha pouco? Baixe o arquivo e confira. De quebra, ele vem até com um manual de uso.

😉

Download do arquivo

Horas Extras.rar (627.42 KiB)

Tópico no fórum

http://www.tomasvasquez.com.br/forum/viewtopic.php?f=22&t=1673

Bom proveito!