Modelos Prontos – Módulo Orçamento 2.0 em Excel VBA

Lembram do LEANDRO ALVES, aquele do post anterior? Pois é, lá vem ele de novo com boas notícias!

Olá Pessoal do fórum,

Acabei de concluir esta nova versão do Módulo Orçamento e estou deixando aqui para quem quiser utilizar, modificar, questionar, criticar ou elogiar.

Ao meu ver ficou bem legalzinho. Me parece que a versão anterior foi bem aceita (3.423 downloads até agora, 27.08.2012 – 09:47 a.m. http://bit.ly/Pko4YG), quem sabe a galera acaba gostando desta versão também .

Este faz basicamente as mesmas coisas que o outro faz, porém está com um layout diferenciando (podemos conferir na figura abaixo) e conta com alguns tratamentos de erros, evitando perda dos dados digitados (erro não verificado na versão anterior). Nos testes que fiz não encontrei bugs, mas isso não quer dizer que está totalmente livre dos mesmos, aos poucos vamos aperfeitçoando juntos. Como recebi algumas mensagens pendido para fazer o Módulo Orçamento com banco de dados separado, resolvi adaptálo para Excel+Acces porque este é um tema que tem sido muito discutido aqui no fórum e eu achei interessante fazê-lo assim.

Espero que gostem. Conforme a versão anterior, este não faz busca de produtos em banco de dados, ele salva no banco de dados as informações digitadas. A parte mais legal que eu acho é a parte dos cálculos, onde o usuário pode digitar a quantidade do produto, seu preço de custo e partir daí decidi se vai digitar a Margem de lucro ou preço final, optando por qualquer um, o resto é por conta do aplicativo. Isto também funciona com o total do orçamento e descontos, vale a pena fazer um teste.

Outra coisa que incluí neste projeto e aqui ainda não tinha visto em vba é que ele reconhece automaticamente quando um orçamento salvo foi alterado ou não e antes do form ser encerrado é aprensentado aquela velha mensagenzinha notificando que o orçamento ainda não foi salvo e pergunta se deseja salvar (é semelhante aquela mensagenzinha do Office).

Nos testes que fiz isso funcionou direitinho também. E para incluir um produto? Antes tinha o “botão Incluir”. Muito bem, preencha todos os campos do produto a ser incluído e pressione “Enter” ou “Tab” no último textbox que o produto é incluso automaticamente. Para editar um produto, deve-se selecionar um produto no grid e dar duplo click ou pressionar “Enter”. Para apagar basta selecionar algum produto no grid e pressionar “Delete” e o M.Orçamento pedirá a confirmação. Temos também o labelLink que dispara o formulário para cadastrar dados da empresa, possibilitando assim a impressão de um orçamento personalizado. Outros detalhes a mais fica por conta da curiosidade. Espero que apreciem.

É com imenso prazer que lhes apresento o Módulo Orçamento 2.0, fruto de conhecimentos adquiridos aqui no fórum do Tomáz Vasquez.

Módulo Orçamento 2.0
Módulo Orçamento 2.0

ModuloOrçamento2.0.rar
(138.18 KiB)

Admito que na última parte, fiquei até com vergonha. O link para discussão no fórum é:

http://www.tomasvasquez.com.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=2155

Bom proveito!

VBA – Exibindo Videos do You Tube

O pessoal do fórum aprontando de novo. Com a palavra: LEANDRO ALVES

Olá caros colegas do fórum,

Estou disponibilizando para vocês este modelo que adaptei a partir do exemplo do amigo Macoratti o qual foi feito em C#. Quem quiser ver o artigo original é só no link a seguir: http://www.macoratti.net/12/06/c_vdytb.htm

Eu tentei adaptar por brincadeira e acabou dando certo. Acredito que com um pouco de criatividade este modelo pode ser aperfeiçoado conforme a necessidade e ao mesmo tempo pode ser bastante útil. Agora vamos falar sério, criatividade é o que não falta no meio desta galera aqui.

Espero que apreciem.

Ficou bem bacana! Abaixo, o visual da planilha em funcionamento:

VBA Exibindo Videos do You Tube

VBA Exibindo Videos do You Tube

Download do Arquivo

Exibindo vídeos do Youtube.rar

Abraços

Desenvolvimento – Uma nova fase

Olá a todos os visitantes do blog.

Alguns aqui já devem ter percebido que tenho andado em empreitadas novas, o que é assinalado por posts, ou por tweets, ou até mesmo na inexpressiva página que criei no Facebook. Enfim, o fato é que nos últimos meses, decidi colocar em prática um plano que há anos tinha de ingressar no mundo do desenvolvimento para dispositivos móveis. Enfim, chegou o momento.

Por isso, é com satisfação que divulgo minha primeira empreitada profissional no ramo mobile, onde menos esperava. Na App Store! O resultado, vocês conferem na figura abaixo:

Tomás Vásquez Apps
Tomás Vásquez Apps

É neste novo site que divulgarei as empreitadas mobile das quais eu fizer parte. A primeira é um aplicativo que dá suporte aos amantes das bicicletas. Vale a pena dar uma conferida.

Fruto de todo este esforço, espero poder colocar aqui no blog algumas dicas de iOS, XCode e assuntos relacionados. Já há muito material na web sobre, por isso, tentarei se focado.

Vamos ver como é que fica essa mistura de Excel, VBA, iOS, HTML, CSS, etc, etc, etc….

Abraços e obrigado a todos os visitantes pela sua colaboração e fidelidade.