.NET – Transforme strings em Resources com o Resource Refactoring Tool

Não é de hoje que deixar valores de domínio em strings dentro do código é uma má prática. Qualquer mudança nestas, por exemplo, uma mensagem, obrigará a recompilação do aplicativo.

A ferramenta Eclipse tem um recurso interessante chamado Externalize Strings. Nele, a ferramenta analisa todo o código fonte e coleta todas as strings nele e as coloca em um arquivo de configuração, substituindo-as no código fonte por tokens que serão aplicados em tempo de compilação.

Pois bem. Tive essa necessidade no Visual Studio 2005/2008 recentemente e procurei algo que fizesse a mesma proeza da ferramenta da IBM. Entre as opções, além das pagas, há uma bem interessante e free no codeplex que é a Resource Refactoring Tool. Ele faz um trabalho parecido com o Externalize Strings do Eclipse, porém, colocas as strings em um arquivos do tipo Resources (resx) e faz a substituição da string pelo token respectivo.

Após instalado, a opção é adicionada ao menu Refactor do Visual Studio conforme a figura abaixo:

RefactoringTool-Menu

O arquivo de Resource pode ser selecionado e o Preview do código após a alteração pode ser visto, da mesma forma que as ferramentas do Refactor trabalham:

A janela Extrat to Resoruce
A janela Extrat to Resoruce
Preview Dialog padrão do Refactor
Preview Dialog padrão do Refactor

O Resource Refactoring Tool faz um bom trabalho, apesar de não ser tão completo como o Externalize Strings do Eclipse, já que para “externalizar” as strings de um arquivo de código, é preciso clicar em cada uma e executar a ação de Extract to Resource, enquanto o concorrente é capaz de analisar todo o arquivo de código fonte. Provavelmente está será uma funcionalidade futura da ferramenta.

Mas por ser free, faz um belo trabalho. O link oficial da ferramenta é:

http://www.codeplex.com/ResourceRefactoring

Como é mencionado na página, os desenvolvedores estão em busca de contribuidores para melhoria de ferramenta.

Bom proveito!

Comentários

comentários

2 thoughts on “.NET – Transforme strings em Resources com o Resource Refactoring Tool”

  1. não consegui entrar em contato com vc…então resolvi fazer um comentário. Desculpe o incomodo.

    Trabalho com banco de dados ORACLE e uma maneira ergonômica para demonstrar os dados para a gerencia é utilizando o MARAVILHOSO Excel 2007.

    Monta-se a consulta, planilha dinâmca…gráficos e fica um espetáculo.

    A questão é: Quero disponibilizar os gráficos e algumas consultas geradas no Excel na Web. Sabe-se que se mandar salvar a planilha como “Site” e publicar…fica legal. É uma solução bacana. O que eu preciso é tornar o processo automático.

    Preciso que o Excel se atualize sozinho…tipo utilizando um agendador e gere os sites “SOZINHO”.

    Já fez isso ? É possível automatizar isso ?

    Um abraço,

    Ederson

  2. Ederson,

    Claro que é possível. A pergunta é, quais os meios que pode utilizar para fazer isso. VBA? Alguma outra linguagem? Isso independe de banco de dados e os aplicativos do Office são facilmente manipuláveis pelas próprias rotinas de VBA ou por linguagens externas como .NET e C++.

    Abraços
    Tomás

Comments are closed.