.NET – Treinando LINQ no LINQPad

Que o LINQ é uma das grandes novidades da nova versão do .NET Framework não há a menor dúvida.

Não minha intenção falar sobre ele aqui. Para saber mais sobre o recurso, colocarei no fim deste post alguns links para artigos relacionados. Quem sabe até escreve a respeito em outro post, mas não vou entrar em detalhes.

O grande problema, ou pelo menos o que pude perceber, é que não é tão fácil treinar LINQ como se treina SQL. No caso deste último, geralmente os bancos de dados oferecem um interface para disparar tais comandos e até mesmo montá-los de forma visual, obtendo os resultados automaticamente na tela. No caso do LINQ, seria necessário ficar montando entidades ou classes que representassem as tabelas do banco, para aí sim começar a fazer seus testes.

Mas para variar, sempre dá para contar com os colegas que constroem ferramentas bacanas que facilitam tanto o processo de produção como o de aprendizagem. Neste caso, o camara Joseph Albahari publicou um pequeno aplicativo que permite criar consultas no padrão LINQ sobre bancos de dados, assim como é feito no editor de cosultas do SQL Management Studio ou Query Analyzer.

O visual da ferramenta pode ser conferido abaixo:

LINQPad
LINQPad - Clique na Imagem para ampliar

Ao adicionar uma conexão, ele mapeia todos as tabelas do banco e produz virtualmente as entidades que se referem a cada uma das tabelas, permitindo disparar o código LINQ que faz a consulta, da mesma forma que se faria no Visual Studio, porém com resultado imediato.

A LINQPad é simples e não precisa de instalação. Basta fazer o download do arquivo e sair trabalhando.

<< Download do LINQPad >>

Site do autor: http://www.linqpad.net/

Abraços

Tomás Vásquez
www.tomasvasquez.com.br

Comentários

comentários