Até onde ir com o Microsoft Office 2

Tomas, muito pertinente suas matérias em relação ao “Porque sentiremos falta do VBA….” e “Até onde ir com o Microsoft Office”.

Publicadas em 2008 –
Até onde ir com o Microsoft Office e
Porque sentiremos falta do VBA….

Estou ensaiando para escrever e hoje tirei esse tempo para dar minha opinião, e pelo que estou passando que tem me deixado um pouco preocupado, é o fato de muitas empresas estarem trocando os pacotes Office por distribuições gratuitas, a Microsoft sentiu isso quando o Linux começou a dominar os PCs, forçando a mesma a criar Versões Starter Edition dos SO, e como a visão do Tio Bill nunca foi ceder nada gratuitamente, lógicamente com essa versão mais ligth fez um preço mais em conta, mas em contra partida não tem agradado muito, lógico que imagino que ainda não chegou a hora que a MS perderá seu reinado.

Mas voltando ao Office, como tem acontecido em vários setores, onde eu trabalho não está sendo diferente, a Prefeitura aqui, já começou a trocar, os PCs novos já veem com o BrOffice, e se por ventura sua máquina tiver que ir para a manutenção, e  se a mesma tinha o Office instalado, volta sem o mesmo, e é uma burocracia e quase impossível se conseguir que reinstalem o Office.

Outro fator que tenho visto e tem aumentado consideravel, é que em boa parte dos concursos publicos, já estão trocando questões sobre Word, Excel que são os aplicativos básicos em qualquer escritório, por questões sobre o BrOffice, se tornando uma realidade cada vez mais crescente.

Por essa razão, fico preocupado, sabemos como você mesmo citou de Empresas de Sucesso que utilizam o Office, e do poder do VBA e do pacote Office, então a questão não seria até onde ir com o MS Office ou a extinsão do VBA, mas sim até quando a Microsoft irá resistir a questão  de Softwares livres e começar a pensar em tambem lançar algo nesse sentido para que as empresas não optem em mudar de aplicativos.

Para finalizar, fico imaginando de ter de migrar para o BrOffice, fico torcendo para o meu PC não dar problema, não pelo fato de não ter conhecimento profundo do mesmo, que se acontecer, temos de aprender a usa-lo, mas sim em deixar para traz todo um aprendizado, ter de refazer vários trabalhos, lógicamente que o conhecimento adquirido será de grande valia e ajuda em qualquer outro aplicativo, é uma basee que não esquecemos, mas realmente é preocupante.

Quanto a essa questão :
Mas a pergunta que não quer calar a partir do momento em que começamos a aprimorar os conhecimentos  na ferramenta é até onde vale a pena continuar usando o Office, já que existem tantas outras ferramentas para os propósitos que queremos alcançar.

Eu diria, que no mundo Capitalista em que vivemos, com uma visão Comercial, acredito que só as empresas que se dispuserem a continuar pagando pelos carissimos aplicativos da MS. Aqui ainda não divulgaram, mas assim que informarem, posterei aqui o quanto a Prefeitura do meu Municipio estará economizando com a troca dos mesmos.

Ou seja estão deixando de lado o fator “profissionalismo” e trocando pelo fator aonde podem cortar despesas.

Como eu disse no inicio sobre o reinado da MS acredito que ainda irá  longe, levando-se em conta que não tinha reparado antes  que você chegou a escrever essas matérias em 2008.

Mas a pergunta acima ainda permanecerá no ar por um bom tempo.

abraços

Comentários

comentários