Entendendo as limitações do Excel

Depois da criação dos Vídeos treinamentos sobre o recurso de importação de dados no Excel com o auxílio de comandos SQL para manipulação dos dados, tenho recebido uma série de dúvidas a respeito e tentarei neste blog, esclarecer algumas delas e também estender as funcionalidades, além daquelas demonstradas nos vídeos dispostos.

O primeiro ponto que é necessário mencionar, é que devemos admitir que só o fato do recursos de importação permitirem enxergar uma pasta de trabalho do Excel como um fonte de dados, já é uma proeza e tanto. É necessário assumir que tentar ir além disso, é fugir demais do foco do aplicativo. Apesar de vantajoso, não é prudente usar o Excel como base de dados. Se a necessidade exigir consultas mais complexas ou um tratamento de dados mais apurados, além de consistência, comece a pensar em utilizar um sistema de banco de dados. O exemplo mais próximo do Excel é o Access, mas não se esqueçam que existem uma série de alternativas, boas e gratuitas, como o MSDE e o SQL Server 2005 Express, para não citar outras. Não vou entrar no mérito destes banco de dados, mas fica aí a idéia.

Tentar transformar o Excel num mega-aplicativo de acesso a dados, pode se tornar tão oneroso que compensaria estudar uma tecnologia dedicada a este fim. Pensem na utilização destes recursos como alternativas, não corriqueiras. A função do Excel é manipular dados, não controlá-los.

Sobre as dúvidas sugestões e suas respostas, tratarei de mencionar todas por este veículo.

Sugestões e comentários, é só avisar.

Um grande abraço a todos.

Tomás Vásquez

Comentários

comentários

2 thoughts on “Entendendo as limitações do Excel”

  1. Tudo bem, não dá para fazer do excel um banco de dados, mas o que fazer quando os integrantes de um equipe não sabem usar o access e tb não querem aprender e a empresa não quer pagar?

  2. Lincoln,

    Se alguém não quer aprender e também não quer pagar, realmente não vejo muita saída.

    Ou aprende a fazer para não pagar ou paga para não precisar entender. Não há milagre. O que tem que haver é muito trabalho.

    A escolha é sua.
    Abraços
    Tomás

Comments are closed.