Excel – Assistente de pesquisa

Express Training – Rodrigo da Silva Melo

Mais um obra dos autores do ExpressTraining. Meus cumprimentos ao pessoal!

O que é?

O Assistente de pesquisa é uma ferramenta que auxilia na pesquisa de dados localizados na planilha, auxiliando na organização desta. A utilidade do assistente de pesquisa é aumentada quando comparada à função ÍNDICE aninhada à CORRESP, pois a finalidade é a mesma, no entanto utilizando este recurso não é necessário conhecer as funções citadas.

Como obter o assistente de pesquisa

Para obter o Assistente de pesquisa, siga os passos abaixo:

  • Selecione a opção Assistente de Pesquisa.
  • Clique em Ok para confirmar a instalação deste suplemento.

Agora a ferramenta pode ser posta em prática.

Determine sua busca, aqui queremos saber quantas vezes a cor violeta apareçe no mês de abril.

  • Seguimos até o menu Ferramentas, e clicamos em Pesquisa….

Após clicar em Pesquisa será aberta a janela do Assistente de pesquisa, e este será nosso primeiro passo. O lugar indicado pela seta deve ser clicado para que seja inserida a nossa planilha,

  • Devemos então selecionar nossa planilha inteira, e teclar Enter.
  • Clicamos em Avançar,

No nosso segundo passo devemos escolher a Cor e o Mês aos quais nos referimos, afinal, queremos saber: quantas vezes a cor violeta aperece no mês de abril?.

Exemplo

  • Clicamos em Avançar,

Agora, já finalizado, escolhemos se vamos alocar o resultado da nossa busca em uma única célula, ou se vamos copiar a linha inteira. Em nosso exemplo vamos copiar o resultado para uma unica célula, afinal o resultado que buscamos é um número apenas.

  • Clicamos em Avançar,

Digitamos a célula onde será alocado o resultado, no caso do nosso exemplo, será B16.

Veja abaixo que encontramos o número que corresponde a quantidade de vezes que a cor violeta apareçe no mês de abril:

Pratique!

Caso não consiga abrir os arquivos, clique nos links com o botão direito do mouse e escolha “salvar como”.

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