Excel – O que é uma Pasta de trabalho no Excel?

Uma ajudinha a con sabor de Excel

Essa foi uma questão divertida, até. Ela surgiu não em um fórum, como de costume, mas de uma referência feita ao blog cujo critério de busca era exatamente o título deste post.

Como em muitas ocasiões e discussões em fóruns, blogs e outros meios de interação que existem na internet, o termo pasta de trabalho e planilha são pouco esclarecidos, resolvi colocar aqui um pequeno guia para elucidar e definir os mesmos, a fim de facilitar as discussões. Esta é uma idéia geral, mas suficiente para seguir em frente com longas discussões.

Vamos lá:

Pasta de trabalho

A pasta de trabalho é o arquivo do Excel como um todo, englobando todos os seus objetos, sendo eles planilhas, gráficos, planilhas de macro, tabelas dinâmicas, gráficos dinâmicos e projetos VBA. Ele é representado fundamentalmente pelo arquivo “fisico”, ou seja, o .xls (que pode ser também xlsx, xlsm, xla, xlt, entre outros formatos que em que o Excel pode ser salvo).

É muito comum este ser chamado de planilha. Até faz sentido, já que em sua concepção, o Excel é um gerenciador de planilhas eletrônicas. Porém, notem que o termo referente está no plural, ou seja, “planilhas”. Um arquivo do Excel é então, no mínimo um conjunto de planilhas, termo que será definido a seguir.

Planilha

Uma planilha é uma “aba”, popularmente falando. Normalmente, quando você abre o Excel, ele cria automaticamente uma nova pasta de trabalho com 3 planilhas. As planilhas podem ser visíveis na parte inferior da janela, como na figura abaixo:

Abas ou Planilhas

Tecnicamente, é correto chamar de “planilha” cada uma destas abas.

Arquivo

Um arquivo no contexto do Excel representa necessariamente uma pasta de trabalho, como foi explicado acima.

Esclarecendo

Portanto, de posse dos conceitos acima, é comum começarmos a estranhar frases como “tenho uma planilha do Excel”, ou “tenho um problema na minha planilha”, já que a primeira pergunta que se faz ao autor é “você quer dizer planilha ou pasta de trabalho?”.

Para programadores VBA, esse conceito tem que estar obrigatoriamente claro, já que, ao trabalhar com o modelo de objetos do Excel, esses dois ficam bem distintos, sendo representados pelos classes Worksheet e Workbook no VBA. Qualquer manipulação sobre qualquer um destes, as diferenças ficarão evidentes.

Só como um exemplo, uma planilha ou Worksheet contém uma coleção de células/cells. Já a pasta de trabalho ou Workbook, obrigatoriamente contém uma coleção de planilhas/worksheets, não sendo possível que ela tenha células diretamente.

Concluindo

Essa é a idéia geral. Seria preciso entrar no mérito de todos os objetos válidos do Excel para saber dar o correto nome aos bois, mas saber o descrito acima já ajuda e muito no entendimento das dúvidas que são colocadas nos fóruns e grupos de discussão.

Bom proveito a todos!

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