Excel – Opções de inicialização

O Microsof Excel oferece, além da sua forma tradicional de inicialização, algumas opções para ajudar a acelerar seu trabalho, dependendo da sua rotina e a da sua equipe.

É possível através de configurações de linha de comando, altera como o Excel é iniciado, por exemplo, abrindo um determinado arquivo, somente leitura, ou não abrir coisa alguma. A parte boa é que não preciso gravar como isso é feito. Basta colocar a linha de comando em um atalho padrão do Windows e alterar conforme a necessidade.

Vamos a um exemplo para tornar mais claro. Supondo que você não queira que o Excel abra sempre uma planilha em branco toda vez que você o abre. Ao invés disso, vamos configurar para que sempre que o Excel for aberto por este atalho, ele abra vazio.

  • Crie um novo atalho na área de trabalho (botão direito do mouse, Novo->Atalho)
  • Na janela que abrir (Criar Atalho), coloque o caminho do Excel instalado no seu computador. Normalmente o caminho “C:\Arquivos de programas\Microsoft Office\Office12\EXCEL.EXE” a seguir serve para qualquer instalação do Excel 2007 (versão 12):
  • Clique em Avançar e dê o nome que quiser ao seu atalho. No meu caso, coloque Excel Vazio.

Pronto, temos um atalho padrão do Excel em nossa área de trabalho. Para fazer com que o Excel abra vazio, edite o atalho (clique com o botão direito sobre o atalho e clique em Propriedades). Na valor do Destino que é exatamente o atalho que configuramos e adicione ao final do caminho, o valor “/e”, colocando um espaço entre os textos, com mostra a figura:

Clique em OK para confirmar a alteração. Agora, abra o Excel a partir deste atalho e veja o que acontece. O Excel é aberto, porém sem nenhuma planilha aberta.

Outras opções de inicialização são que podem adicionadas são:

  • caminho do arquivo para abrir o Excel diretamente em um determinado arquivo
  • /r caminho do arquivo para abrir um arquivo específico em modo somente leitura
  • /p caminho da pasta para abrir em um diretório de trabalho (working folder) específico
  • /s para abrir em modo seguro

São mais algumas opções que o Excel oferece para acelerar seus trabalhos.

Bom proveito!

Referências

http://blogs.techrepublic.com.com/msoffice/?p=676

http://office.microsoft.com/en-gb/excel-help/command-line-switches-for-excel-HA010158030.aspx

Comentários

comentários