LETRIS 2.0

O pessoal do Ócio anda mesmo caprinhando…

2008_06_04_letris.jpg

O Letris, um dos jogos mais baixados e mais interessantes do Ócio, merecia uma turbinada: o Letris 2.0. Para começar a falar nas mudanças, o dicionário. Além de, a exemplo do Montando Palavras, acrescentarmos os verbos no infinitivo, também retiramos os acentos. Sei que a língua portuguesa sofre um pouco com isso, mas em termos de jogabilidade ganha-se muito.

Se você, ao jogar o primeiro Letris, notou as peripécias que a macro fazia a cada letra, deve ter notado uma significativa diferença. Para a macro checar se existia palavras formadas, as células eram selecionadas por linha e coluna e checadas contra o dicionário. Essa checagem obviamente continua ocorrendo, mas de forma diferente. O comando utilizado anteriormente era o Range e o Select, ou seja, selecionava-se uma célula na macro e depois extraía-se o texto de dentro dela. Por exemplo:

Range(“A3”).Select
Selection.Text

Com uma simples substituição, a macro ficou muito mais rápida e eficiente:

Cells(3,1).Text

Com o comando Cells, pula-se a etapa de selecionar, o que fica mais rápido e o usuário não tem que ficar assistindo várias células serem selecionadas sem entender nada do que está acontecendo. No exemplo, o número 3 corresponde à linha e o 1, à coluna (coluna A).

Além da correção de alguns “bugs”, mudamos também a probabilidade de letras mais ou menos utilizadas caírem. A letra “a”, obviamente, tem que cair bem mais do que a letra “w”, não?

Abraços

Tomás Vásquez
http://www.tomasvasquez.com.br

Comentários

comentários