VBA – Criando Macros Simples e Úteis

O Microsoft Excel possibilita a automação de tarefas através de macros. Isso não é novidade.

Quando o assunto é automatizar tarefas repetitivas ou um conjunto de tarefas, as macros resolvem o problema. Por isso, é sempre bom ter em mãos algumas macros prontas que geralmente facilitam nosso trabalho em diversas situações. Neste artigo, a idéia é demonstrar algumas que tentam resolver algumas dessas situações.

Zoom-In, Zoom-Out automatizado.

No Excel 2003, trocar o zoom da planilha nem sempre é a tarefa mais cômoda de se fazer. O único atalho disponível depende do mouse com o botão de scroll com a tecla Ctrl pressionada. Criaremos então duas macros. Uma que incrementa o zoom em 10% e outra que o diminui na mesma quantidade. Vamos aproveitar inclusive uma outra macro para configurar o zoom para seu valor padrão que é 100%.

Veja o código abaixo:

Public Sub ZoomIn()
    Dim maisZoom As Long
    maisZoom = ActiveWindow.Zoom
    maisZoom = maisZoom + 10
 
    If maisZoom <= 400 Then         ActiveWindow.Zoom = maisZoom     End If End Sub Public Sub ZoomOut()     Dim menosZoom As Long     menosZoom = ActiveWindow.Zoom     menosZoom = menosZoom - 10     If menosZoom >= 10 Then
        ActiveWindow.Zoom = menosZoom
    End If
End Sub
 
Public Sub ZoomPadrao()
    ActiveWindow.Zoom = 100
End Sub

Observação: Adicionalmente nas macros ZoomIn e ZoomOut, foram adicionadas verificações no valor que é atribuido à propriedade ActivateWindow.Zoom que reflete o Zoom da planilha, já que esse valor não pode ser menor que 10 ou maior que 400. Atribuir qualquer valor que estrapole estes limites geraria um erro na execução da Macro.

Para efetuar um teste idôneo, retorne ao Microsoft Excel e execute estas macros, clicando em Ferramentas->Macro->Macros ou clicando o atalho Alt+F8. A seguinte tela surgirá:

Selecione a macro ZooIn e clique no botão executar. Veja que o zoom da planilha foi aumentado em 10%. Execute-a novamente para confirmar o resultado.

Tente executar o mesmo procedimento, só que agora selecionando a macro ZoomOut.

Para terminar, termine executando a macro ZoomPadrao e verfique se o Zoom da planilha é colocado par ao valor 100%.
Com certeza toda essa operação ficaria mais fácil se não fosse necessário percorrer tantos passos, ou seja, abrir a caixa de diálogo de Macros, selecionar a Macro e logo em seguida clicar no botão executar. Felizmente, o Excel permite que você associe teclas de atallho para acelerar a execução de suas Macros. Para associar uma Macro a uma atalho, abra a caixa de diálogo de Macros (Alt+F8), selecione a Macro ZoomIn e logo em seguida clique no botão Opções para que a seguinte janela seja mostrada.

Essa tela permite que seja inserida uma combinação de teclas, obrigatóriamente iniciada pela tecla Ctrl para ser associada a execução de suas macros. Isso significa que com apenas uma combinação de teclas será possível invocar a execução de uma determinada Macro. Para efetuarmos um teste, nesta tela, com o cursor do mouse sobre a caixa de texto logo após o “Ctrl+” mantenha a tecla Shift pressionada e sem soltá-la, pressione a tecla M. O resultado deve ser parecido com a figura abaixo:

É aconselhável utilizar atalhos que sejam diferentes daquela já existentes no Excel como Ctrl+P ou Ctrl+A. pois estes serão substituídos por estes novos.

Foi adicionada também uma descrição para fazer referência ao funcionamento da Macro ZoomIn. Clique em OK para voltar à caixa de diálogo de Macros nela, clique no botão fechar.

Com a janela do Microsoft Excel ativa, pressione o atalho Ctrl+Shift+M (para facilitar, mantenha pressionada as teclas Ctrl e Shift e aperte a tecla M sem soltar as duas anteriores) e confira o funcionamento da Macro. Para efetuar o mesmo procedimento para as outras Macros, adicione os atalhos Ctrl+Shift+N para a Macro ZoomOut Ctrl+Shift+P para a Macro ZoomPadrao.

O video para download disponível nesta página apresenta claramente a execução das macros através deste atalho.

Conclusão

Esta é apenas uma amostra do que pode ser feito para tornar algumas tarefas bem úteis bem fáceis de serem acessadas. Alguns exemplos comuns são uma macro para Salvar e Fechar automaticamente uma planilha, ou para importar dados de um arquivo, entre outras.

Com estes recursos em mãos, a criatividade é o limite.

Tomás Vásquez

http://www.tomasvasquez.com.br

Public Sub ZoomIn()
Dim maisZoom As Long
maisZoom = ActiveWindow.Zoom
maisZoom = maisZoom + 10

If maisZoom <= 400 Then
ActiveWindow.Zoom = maisZoom
End If
End Sub


Public Sub ZoomOut()
Dim menosZoom As Long
menosZoom = ActiveWindow.Zoom
menosZoom = menosZoom – 10

If menosZoom >= 10 Then
ActiveWindow.Zoom = menosZoom
End If
End Sub


Public Sub ZoomPadrao()
ActiveWindow.Zoom = 100
End Sub

Comentários

comentários

4 thoughts on “VBA – Criando Macros Simples e Úteis”

Comments are closed.