Porque sentiremos falta do VBA….

Nem a Microsoft sabe ainda qual será o fim do VBA. Em conversas com MVPs e discussões freqüentes em Fóruns, nada surge além de suposições ou idéias do que pode acontecer.

O fato é que não podemos esquecer que o VBA é uma suíte de desenvolvimento que vai muito além do Microsoft Office. Claro que sua presença é mais evidente neste, mas o que deve ser valorizado no VBA, é a capacidade de automação dos aplicativos em que ele hospeda, que é justamente para o que ele se propõe.

Outro dia surgiu um necessidade que mais dia menos dia, sabia que viria a tona. Faço algumas brincadeiras no Corel Draw, não que seja design ou coisa parecida. Os mais atentos devem ter reparado que a suíte Corel é munida do pacote VBA. Resumindo, quase todos os objetos disponibilizados pelo Corel são manipuláveis pelo VBA. No momento de desenvolvimento de um trabalho em Corel Draw, encarei uma situação em que a quantidade de trabalho braçal que teria que fazer, sabe, aquelas que levam horas de mouse e muita paciência.

Foi quando lembrei do VBA. A parte mais difícil foi acostumar com os objetos do Corel que na maioria são os Shapes já existentes no Microsoft Office. Depois da macro pronta, em minutos o trabalho que duraria horas estava pronto. Pergunte-se, que chefe não gosta de receber o trabalho concluído antes do tempo previsto?

Existem ainda tantos outros software que suportam o VBA com é o caso do AutoCAD e outros que nem sei da existência. Para ter uma idéia mais ampla, vale uma olhada no site oficial do VBA (http://msdn.microsoft.com/isv/technology/vba/)

Vai ser uma pena se o VBA perder a essa concepção. Claro que a adaptação ao .NET é fator crucial para seu crescimento, mas até que ponto valeria a pena mudar o foco da ferramenta. Por esse e outros motivo, creio que o VSTO nasceu e continuará até que uma solução definitiva seja tomada a respeito desta ferramenta, que pasmem, já foi motivo de mais elogios do que os poderosos Visual Studio, ASP.NET, C#, etc.

Nada contra o VSTO, mas se for esse o caso, sentirei muita falta do VBA.

Tomás Vásquez
http://www.tomasvasquez.com.br

Republicação de post. Originalmente publicado no blog theSpoke.net.

Comentários

comentários

One thought on “Porque sentiremos falta do VBA….”

Comments are closed.