VBA – Encontrando a referência ao Microsoft Internet Controls

Em alguns dos artigos do blog e citações no fórum são colocados exemplos de código VBA que possibilitam a interação com o Internet Explorer. Dentre as opções do que pode ser feito, temos:

  • Acessar uma página na internet e ler seu conteúdo
  • Acessar uma página na internet, preenchendo automaticamente alguns campos
  • Baixa um determinado conteúdo de uma página
  • Verificar se um determinado conteúdo consta em uma página

A lista pode crescer muito, mas a  intenção até então era contextualizar. O fato é que, para conseguir interagir com o objeto, é preciso ter a referência a biblioteca Microsoft Internet Controls no VBA. Ela expõem o objeto Internet Explorer e outros que não vem ao caso no momento.

No VBA das versões até a 2003 do Office com a intalação do Internet Explorer 6, essa referência era vista automaticamente na caixa de diálogo de referências do VBA. Porém, em instalações do IE7 e 8, isso não ocorre. A biblioteca não deixou de existir, porém, digamos que foi para “outro lugar”. Antes (até o IE6), a dll que representava os controles era a:

C:\Windows\System32\ieframe.dll

Para adicionar a referência manualmente ao novo componente, é preciso referenciar o arquivos que está no seguinte caminho:

C:\Windows\System32\shdocvw.dll

No VBA, vá em Ferramentas->Referências, clique em procurar e abra o arquivo do caminho acima. Com isso, a referência voltará a funcionar.

Referências:

http://bit.ly/bNCV3v

Comentários

comentários