Adobe Photoshop Express OnLine! Um passo a frente nas aplicações Web

A Adobe anunciou uma versão preliminar de sua poderosa ferramenta de edição de imagens, só que agora online, o Photoshop Express.

Não é necessário dizer que a proposta é algo bem mais simples do que a versão para Desktop, porém as ferramentas mais utilizadas estão disponíveis para uso. A experiência é agradável, nada que se compare ao Desktop, mas a contar com o fato de poder fazer isso de qualquer lugar, como de uma Lan House qualquer, é legal saber que sempre estará disponível para edição de imagens a ferramenta mais popular do mercado.

A Adobe já vem a algum tempo mandando e desmandando no que vai acontecer com o futuro da Web. A aquisição da Macromedia e os constantes conflitos com a gigante do software, a Microsoft constatam esse fato e colocar a Adobe em uma posição de peso, porém difícil pois quanto maior o tombo, maior a queda.

Deixando de lado a essa briga, é bom saber que para o desenvolvimento de uma ferramenta tão complexa como esta, a Adobe utilizou o framework Flex, criado por ela mesma para axiliar o desenvolvimento de aplicações em Flash. Como o Flash tem um foco prioritariamente para Designers e o desenvolvimento Web em simples HTML e AJAX começa a mostrar sinais de limitações frente a gigantesca demanda do mercado pela amigabilidade de sistemas, principalmente os sistemas web, a Adobe investiu em uma ferramenta que facilita a criação de aplicativos comerciais muito similar ao que as ferramentas de desenvolvimento de sistemas para Desktop e Web disponibilizam. O resultado tem sido sistemas que fazem fundamentalmente a mesma coisa, mas com interface excepcionalmente mais rica.

A comunidade de desenvolvedores tem se “ligado” nas vantagens que o Flex tem provido em relação a sistemas, portanto, para a felicidade dos usuários (na qual me incluo), esperem que em breve os sistema e sites convencionais passarão a trazer interfaces bem além do que o HTML tradicionalmente o faz.

Para saber mais:

Adobe Photoshop Express
https://www.photoshop.com/express/

Adobe Flex
http://www.adobe.com/products/flex/

Abraços

Tomás Vásquez

Comentários

comentários