Microsoft prepara Windows Mobile 7 para competir com iPhone

Fonte: INFO
Windows Mobile 7: estas telas têm circulado na web e, supostamente, são de um beta da nova versão

Pelo menos dois fabricantes já planejam usar a nova versão do sistema operacional.

Segundo o site PhoneReport, a HTC pretende começar a vender seus primeiros smartphones com Windows Mobile 7 no início de 2009. Outra empresa que já desenvolve aparelhos com WM7 é a MWg, fabricante de Singapura pouco conhecido no Brasil, mas razoavelmente importante na Europa e na Ásia. Seu objetivo seria ter os aparelhos prontos até o fim deste ano. Considerando esses planos, é provável que o sistema operacional fique pronto para ser entregue aos fabricantes ainda neste ano.

A Microsoft vem mantendo segredo sobre as novidades do WM7. Mesmo assim, algumas informações têm vazado na web. O blog Inside Microsoft, por exemplo, traz uma longa descrição do que deverá ser o WM7, suportamente fornecida por alguém da empresa. Sabe-se que o sistema operacional deverá incorporar algumas características do iPhone. A principal mudança está na interface feita para ser acionada com as pontas dos dedos. O uso de caneta, hoje quase obrigatório no Windows Mobile, será bastante menos freqüente.

Ao que parece, além de reconhecer toques feitos com os dedos e movimentos feitos com o próprio aparelho, como o iPhone, o WM7 vai aceitar também gestos que serão captados pela câmera, algo que o iPhone não reconhece. Deve haver, também, vários melhoramentos nas funções de música, vídeo e manuseio de fotos. A interface gráfica deve mudar para eliminar, sempre que possível, a barra de rolamento – hoje uma presença constante na tela do Windows Mobile. Para rolar a tela, o usuário passará a fazer movimentos com os dedos em qualquer lugar dela. Se o plano da Microsoft for mesmo liberar o WM7 no início de 2009, a empresa deve começar a falar dele em breve. Resta aguardar um pouco mais.

Tomás Vásquez
www.tomasvasquez.com.br

Comentários

comentários