Web – Google revela seu browser, o Google Chrome

Fonte: underGoogle.com

E não é que o tão falado Google Browser será lançado nesta terça (02)? Ele atenderá pelo nome de Google Chrome.

Não criaremos um browser pela diversão de projetarmos um browser”, disse Eric Schmidt em maio de 2006, durante conferência com analistas de Wall Street. Parece que agora, com um Sistema Operacional Móvel, extensão para navegação off-line e dezenas de serviços, a gigante de Mountain View resolveu entrar no competitivo mercado de navegadores Web.

A informação de que a empresa iria lançar um navegador começou a “pipocar” pela Web na tarde desta segunda-feira (01). Aí não teve jeito, o pessoal do Google resolveu postar no Blog Oficial sobre o lançamento do navegador, que deverá ocorrer nesta terça-feira. No post oficial,  explicaram sobre o “vazamento” de informações do Browser: “Como vocês já devem ter acompanhado pela movimentação da blogosfera, apertamos “enviar” um pouco cedo demais com a versão HQ que introduzia nosso novo navegador (browser) de código aberto, Google Chrome. O lançamento da versão beta do Google Chrome oficialmente é nessa terça-feira, dia 02, em mais de 100 países.” Traduziu Felix Ximenes – Diretor de Comunicação do Google Brasil – no blog Oficial do Google no Brasil. Veja com detalhes, no MacMagazine, os HQ’s que vazaram na Web.

O principal objetivo do lançamento do novo navegador é “contribuir para melhorar a experiência dos usuários de Internet e, ao mesmo tempo, ajudar a fomentar a inovação na web. “.

O navegador usará componentes do WebKit da Apple e do Firefox da Fundação Mozilla, entre outros e deverá seguir a filosofia Google, com uma interface limpa e, como o prório pessoal do Google resumiu no post oficial: “Mantendo cada guia (tab) em seu próprio ambiente, isolado, evitando que um erro em uma guia cause problemas para as demais. Também melhora a capacidade do navegador de proteger os usuários e suas máquinas de sites que abrigam software maliciosos. A velocidade e o tempo de resposta foram melhorias importantes, construímos o V8, um motor de JavaScript mais poderoso para impulsionar a próxima geração de aplicações web, que não são possíveis nos navegadores de hoje“.

O navegador deverá estar disponível para Windows e versões para outros Sistemas Operacionais deverão ser lançadas em breve. Com ele, o Google pretende melhorar a experiência do usuários, disponibilizando todos seus serviços numa interface limpa e integrada. Assim, juntamente com o Android, o Chrome deverá ajudar a difundir e facilitar o uso dos aplicativos do Google, transformando o navegador em um Sistema Operacional que utilizará a tão difundida “Computação nas Nuvens” como suporte além de possibilitar que o usuário utilize aplicações do Google mesmo estando sem conexão ativa de internet.

Comentários

comentários