Web – Rodando Flash sem o Flash!!

A notícia remete a uma façanha e tanto. Escrito por Chris Smoak, o Smokescreen é um “Flash player escrito em JavaScript”, que pega os objetos em Flash e os converte em JavaScript em tempo real.

Bom, o resultado disso, apesar de parecer pouco significativo, simplesmente dá a qualquer browser a façanha de poder executar animações em Flash sem precisar do famoso Flash Player instalado.

Pode parecer pouca coisa, mas se esta façanha tomar forma, o sonho de independência da plataforma Flash por parte de muitos fabricantes do mercado será realidade, uma vez que é preciso suportar apenas o padrão javascritp, o que qualquer engine de browser já faz. O impacto que a iniciativa traz é descomunal para o desenvolvimento Web e plataformas móveis, que sofrem por não suportar o padrão ou não tê-lo por parte da Adobe.

O Tablet iPad, da Apple é o caso mais recente de “não suporte” oficial e mais importante, não interesse. A Apple já disse não ter pretensões de suportar o Flash em seu novo produto.

Exemplos de animações feitas em Flash e transformadas pelo Smokescreen podem ser vistas no site oficial do autor:

http://smokescreen.us/

O resultado já é bem interessante, apesar de inicial. No browser Chrome, da Google, o desempenho é favorecido pelo motor de javascript.

Comentários

comentários