Por Patricia Daltro
Imagine que trabalhamos em uma loja e precisamos emitir para os fornecedores, semanalmente, um relatório de compra de produtos.
O padrão seria sentarmos e digitarmos no Word esse relatório. Especificando os produtos e a quantidade desejada.
Esse tipo de tarefa fica muito mais rápido e profissional quando automatizada. Isso é, criamos um sistema que já traga os produtos digitados, dando-nos a opção apenas de selecioná-los e liste os fornecedores, de maneira que bastariamos clicar sobre o nome do fornecedor desejado, marcar os produtos e solicitar a impressão.
Fazer isso não é nem um pouco complicado. Resolvemos essa equação usando a Ferramenta Formulário do Word.
Normalmente, quando pensamos em formulário, pensamos em programas como Access, um software da Microsoft – pertencente ao grupo do Microsoft Office, que nos permite criar, atualizar e modificar banco de dados, além de outras coisas.
Mas, se o nosso objetivo é somente a criação de um formulário simples, feito o exemplo acima, podemos deixar o Access de lado e construí-lo todo no Word.
Para a criação de um Formulário o primeiro passo é exibirmos a Ferramenta Formulário – clique em Exibir (na Barra de Menu) – opção Barra de Ferramentas – Formulário.
Entendendo a Barra de Ferramentas Formulário:
Um formulário é composto de diversos campos, cada um deles tem uma função específica, para facilitar a vida de quem digita e se tornar claro para quem o preenche.
Quando exibimos a Barra de Ferramentas Formulário, somos apresentados a esse campos de formulário, (que no caso do Word se restringe a três).
Caixa de texto – Neste campo o usuário poderá digitar valores tais como: nome, endereço, e-mail, etc. Mas pode também ser configurado para aceitar valores numericos tais como: telefone, cep etc.
Caixa de verificação – Neste campo o usuário marca as opções desejadas. Podemos configurar tamanho e se a caixa aparecerá previamente marcada.
Lista Suspensa – Neste campo as opções são listadas como um menu suspenso, aonde o usuário clica sobre a opção desejada para selecionar.
Após escolhermos os tipos de campos a serem aplicados em nosso formulário, podemos usar o botão Opção de Formatação para formatarmos os campos, definindo especificações para cada um deles.
Os próximos botão na Barra de Ferramentas Formulário é o Desenhar Tabela e o Inserir Tabela. Parece estranho esses botões na construção de um formulário, mas o uso de tabelas na elaboração de um documento/formulário é o mais indicado, pois ajuda a alinhar e organizar nossos campos.
O botão inserir Quadro, serve para criarmos uma caixa de texto.
O penúltimo botão permite a visualização das marcas dos campos do formulário.
E o último botão, tem a finalidade definida no próprio nome: Proteger Formulário.
Essa proteção não é garantia da não alteração do que foi feito, pois o que esse botão faz é criar um bloqueio nos ítens do formulário, mas basta clicar novamente sobre ele que é desbloqueado.
Uma proteção mais efetiva será vista no final desse artigo.
Agora que já entendemos os componentes do formulário, vamos passar para a etapa da construção.
1) Clique em Exibir – (na Barra de Menu) – opção Barra de Ferramentas – e selecione Formulários;
2) Vamos iniciar nosso formulário desenhando a tabela – faça uma tabela de duas (02) colunas e três (03) linhas;
3) Na primeira célula digite Responsável:;
4) Na segunda célula da primeira linha – insira um campo de formulário tipo caixa de texto;
5) Vamos definir as propriedades do Caixa de Texto – podemos fazer isso de duas maneiras: clicando 2X sobre a caixa de texto ou selecionando-a e clicando no Botão Opção de Formatação, na Barra de Ferramentas Formulário;
6) Na janela de formatação que se abre devemos definir na caixa tipo, se o valores a serem digitados são númericos, de texto ou de cálculos;
7) Na opção maximum lenght – definimos o número máximo de caracteres que este campo pode aceitar;
8 ) Por último definimos o formato dos caracteres – só é válido se formos usar números. Encerre clicando em OK.
9) Na Primeira célula – segunda linha digite Fornecedores;
10) Na segunda célula – segunda linha insira um campo de Lista Suspensa;
11) Para formatar esse campo repita o procedimento nº 5;
12) Para adicionar os nomes dos fornecedores, clicamos na primeira caixa de texto e digitamos o nome;
13) Clique em adicionar, repita o procedimento até o último fornecedor (use o exemplo abaixo:
14) Encerre clicando em OK.
15) Na última linha da tabela, na primeira célula, digite; Produtos;
16) Na segunda célula, insira 5 campos do tipo Caixa de Verificação;
17) Digite ao lado de cada uma o nome do produto (conforme o exemplo abaixo):
18) Finalize o formulário clicando no Botão Proteger Formulário.
Protegendo o Formulário
Com esses procedimentos o seu formulário estaria pronto, mas para que o trabalho fique completo, vamos protegê-lo realmente de possíveis modificações. Para isso, clique em:
a) Ferramentas – na Barra de Menu – opção Proteger Documentos;
b) Marque a opção Formulários na Janela que aparecerá;
c) Digite uma senha e clique em OK;
d) Confirme a senha digitada e pronto o seu formulário estará protegido.
Salvando o Formulário como Modelo
A última etapa do trabalho é salvar o formulário como um modelo, de maneira que ele esteja pronto para o uso todas as vezes que se quiser utilizá-lo.
1) Clique em Arquivo – na Barra de Menu – Salvar Como;
2) Dê um nome para o seu trabalho;
3) Clique na caixa Tipo de Arquivo e selecione modelo.dot;
4) Clique em Salvar.
Com isso, você terá sempre o formulário pronto para o uso, bastando clicar em Arquivo – Novo – e selecionando o formulário criado.
Tomás Vásquez
www.tomasvasquez.com.br
Muito bom!
Simples, leve e objetivo
Obrigado
Muito bom, me ajudou bastante, bem explicativo…Obrigada
Eu já consegui montar o questionário e apliquei num grupo de pessoas. Já estou recebendo as respostas.
Porém, gostaria de importar essas respostas para o EXCEL e montar um planilha para poder tabular as informações e emitir gráficos e relatórios.
Como eu posso fazer isso?
obrigado pela ajuda
Paulo,
Já tentou ver este modelo?
https://www.tomasvasquez.com.br/blog/modelo-de-aplicativo-de-cadastro-em-vba-no-microsoft-excel
É possível adaptá-lo a suas necessidades. Qualquer dúvida, há um Fórum exclusivo para discussão desta planilha em:
http://www.tomasvasquez.com.br/forum
Nos vemos lá!
Tomás
Conseguir fazer isso, porém no meu formulário tem uma parte que é livre, onde eu faço um relato e nesse relato, as vezes insiro tabela, marcadores e numeração, porém com a ferranta caixa de texto não consigo alterar a fonte, inserir tabela, inserir marcadores e numeração…
tem alguma solução pra isso?
Grato, Moisés
Moisés,
Sem muito segredo, só evoluindo para macros e VBA mesmo.
Qualquer outra dúvida ou sugestão, recomendo o fórum:
http://www.tomasvasquez.com.br/forum
Nos vemos lá!
Abraços
Tomás
gostei muito , gostaria de saber se vc tem como nos ensinar como passar um formulario do access para um documento do word . dentro do meu formulario teria um botão que passaria os dados daquele formulario para word .
Sergio,
Como a quantidade de dúvidas que são enviadas é grande, abri um fórum para melhor atender a estas solicitações. O endereço do fórum é:
http://www.tomasvasquez.com.br/forum
Além disso, a probabilidade de alguém ter tido o mesmo problema e de ele estar resolvido é bem grande. Há inclusive um tópico dedicado a esta planilha. Nos vemos lá!
Abraços
Tomás
obrigado pela atenção !!! Fique com Deus
POXA MEU VÉIO DESCULPE O INCOMODO POR FAVOR !!!
MAS NAO ACHEI NENHUM POST RELACIONADO , SERÁ QUE VC PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR E MUITO IMPORTANTE .
Tenho uma duvida incrivel !!!!
Eu tenho um banco de dados em access , gostaria que no formulário tivesse um botão onde eu pudesse ter esse mesmo formulario com suas informações dentro de um documento do word . Seria como se invés de eu visualizar o formulario num relatorio , Eu o visualizasse dentro de um documento word .