Dicas úteis para o Outlook Express 6


1 – Não permitir anexos que possam conter vírus; Ferramentas > Opções > Segurança

ø Não permitir que sejam salvos nem abertos anexos que possam conter vírus.

clique aqui para ver um exemplo

Com esta opção voce pode desabilitar a visualização de arquivos anexos. Uma vez selecionada o usuário não poderá ver e nem abrir o anexo, somente ler o que estiver escrito no corpo do e-mail e mais nada. Quando voce clica sobre o arquivo anexo o nome arquivo aparecerá desabilitado (na cor cinza) sem a possibilidade de voce saber do que se trata. Mas se voce já sabe que o anexo que te enviaram é seguro e deseja abrir e executar o anexo, voce poderá fazer isto desmarcando a opção de ‘Não Permitir arquivos anexo’.

Obs.: Só tem essa opção no Outlook 6 ! (Necessita atualização do IE, para o 6)

2 – Avisar quando outro aplicativo tentar enviar e-mail. Ferramentas > Opções > Segurança

ø Avisar quando outro aplicativo tentar enviar e-mail como se fosse eu.

clique aqui para ver um exemplo

Esta opção voce especifica se você deseja receber um aviso do Outlook Express quando outro programa tentar enviar uma mensagem para os contatos da lista de contatos ou do catálogo de endereços sem a sua aprovação. Os vírus podem se espalhar através do envio de cópias de mensagens de email contendo vírus para os seus contatos

3 – Visualização do Email no Painel de Visualização.

Mesmo que o email não seja aberto, muitas pessoas têm seus computadores infectados, pois não perceberam que a configuração do Outlook está permitindo que os virus anexados sejam importados, pois ao aparecer na tela a mensagem, o virus já se instalou. Para minimizar, sugiro os seguintes passos:

  • Clicar em “Ferramentas”
  • Clicar em “Opções”
  • Clicar em “Ler”
  • Desmarcar o item “Fazer download automáticamente ao exibir no painel de visualização”

Estas ações podem inibir a proliferação de virus na rede, pois mesmo que seja visualizada a mensagem, a mesma os anexos não são importados, assim, em alguns casos, ao se colocar o mouse sobre a mensagem, o anti-virus já acusa a presença de virus, aí, é X – Excluir, no caso do Norton. Na seqüência, aparecerá a tela para download. Clique em cancelar e exclua a mensagem da sua caixa de entrada. Em outros casos, o virus só é detectado quando você abre a mensagem. Assim, o anti-virus acusa a presença e os passos são os mesmos acima.
Com esta opção desmarcada, você poderá exibir o corpo da mensagem, selecionando o cabeçalho e, em seguida, pressionando a BARRA DE ESPAÇOS.

4 – Configurando o Outlook e o I.E. contra Vírus

O Outlook, um dos programas mais populares de e-mail, tem um terrível recurso que permite que vírus possam ser executados automaticamente. Vários vírus famosos usam essa falha de segurança para atacarem micros, como o I Love You e o Melissa.
A história é a seguinte: quando uma mensagem possui um script em attach (scripts são pequenos programas escritos em linguagens como Visual Basic Script ou Java Script), o Outlook executa o script automaticamente. Em princípio, essa “facilidade” foi criada para automatizar processos, só que programadores “do mal” logo descobriram essa vulnerabilidade e escreveram vírus usando essas linguagens de programação.

Em nossa dica de hoje veremos passo-a-passo o que é preciso fazer para desabilitar esse recurso. Mesmo que você tenha um bom antivírus instalado em sua máquina, recomendamos que você siga os passos abaixo para desabilitar a execução automática de scripts. Entre parênteses, colocamos o nome das opções na versão em inglês do programa, caso seja essa a versão instalada em sua máquina. O nosso passo-a-passo foi baseado na versão 5 do Outlook Express e do Internet Explorer.

  1. Inicie o Outlook
  2. Clique em Ferramentas (Tools) e selecione Opções (Options). Isso abrirá uma nova janela.
  3. Selecione a guia Segurança (Security) dessa janela.
  4. Há dois painéis dentro da janela Segurança. O painel de cima chama-se Zonas de segurança (Security Zones) e possui duas opções: Zona da Internet (Internet Zone) e Zona de sites restritos (Secure Zone).
  5. Selecione “Zona de sites restritos”. Clique em Ok e a configuração necessária no Outlook estará feita. Agora é necessário desabilitar a execução automática de scripts. Essa configuração é feita através do Internet Explorer.
  6. Inicie o Internet Explorer.
  7. Clique no menu Ferramentas (Tools) e selecione Opções da Internet (Internet Options). Será aberta uma nova janela.
  8. Clique na guia Segurança (Security).
  9. Clique no ícone vermelho com sinal de contra-mão chamado Sites restritos (Restricted sites).
  10. Clique no botão Nível personalizado (Custom level). Isso abrirá uma janela com várias opções.
  11. Role a tela para baixo até você encontrar uma chave chamada Scripts (Scripting).
  12. Deverá aparecer várias subchaves abaixo de Scripts (Permitir operações de colagem através de script, Scripts ativos, Scripts de miniaplicativos java, etc). Se isso não ocorrer, basta dar um duplo clique em Scripts.
  13. Na subchave Scripts ativos, você deverá marcar o botão Desativar referente a essa subchave, como mostra a Figura 1.
  14. Clique em ok em todas as janelas abertas e a sua configuração antivírus estará feita.

Adrian
www.umtoquedemotivacao.com

Comentários

comentários

11 comentários em “Dicas úteis para o Outlook Express 6”

  1. Boa Tarde,

    Tomas, como eu faço para salvar um modelo(rascunho) de email na área de trabalho.

    Ja copiei o email, salvei como, mas na hora de abrir e enviar e apenas deixa no email as opções de responder…

    Na verdade preciso do botão enviar neste email. (oq não possuo)

    Obrigado

  2. Tomaz, boa noite.

    seria possivel voce me ajudar em um problema no outlook express pois nao sei mais o que fazer.

    aqui na empresa criamos um email do nosso dominio

    assim: compras@empresa.com.br
    rh@empresa.com.br
    financiero@empresa.com.br e outros

    tinhamos um email antigo do terra: empresa@terra.com.br

    com as contas criadas eu fui nas maquinas dos departamentos e configurei
    3 maquinas com a conta do financeiro 2 maqinas para o rh e assim sucessivamente.

    alem do direcionamento da conta empresa@terra.com.br para todas as contas nova, afinal ela
    seria desativada aos poucos.

    o meu grande problema é que as mensagens nao estao chegando como deveriam.
    os usuarios reclamam que na parte da manhã nao chega mensagem so depois do meio dia
    outros reclamam que o cliente mandou um email e nao chegou.

    ja estou arrancando os cabelos, porque para mim nao tem logica, todas as contas estão configuradas
    corretamente, eu nao entendo porque as mensagens nao chegam. ja liguei para o site que hospeda nossa conta
    e eles dizem que nao tem problema algum, como de fato eles tem empresas mairores e com muito mais contas e
    as mensagem sempre chegam, ja nao sei mais o que fazer. nao sei se é problema no speedy,
    no terra em relaçao a conta antiga, nao sei se o direcinameno do terra é que esta afetando
    as contas novas, nao sei se é problema no outlook, porque ja verifiquei isso. a nao ser que a versao 6
    tenha algum bug que nao esteja sabendo.

    Toda a ajuda e bem vinda

    desde ja agradeço

    att.

    guto marcelo

  3. Guto,

    Segundo sua própria descrição, as possibilidades são tantas que seria preciso uma análise mais pontual do problema. Meu palpite é que o problema é por parte do provedor (Terra). Como sugestão, recomendo que desative o redirecionamento, coloque uma máquina ou cliente de email só para cuidar da conta antiga e a partir dela, redirecionar o que for preciso. E não demore muito para desativa-la, ou os emails jamais pararão de chegar.

    Mais uma dica: Abandone o Outlook Express. Ele está sem atualizações a muito tempo e tem um caráter de uso pessoal. Migre se possível de o Microsoft Outlook.

    Att,
    Tomás

  4. Tomás, boa tarde! Meu outlook express está programado para gravar na pasta de contatos, todos os endereços de e.mail para os quais eu remeto alguma coisa. Porém,não está gravando automaticamente. Pior: quando tento incluir o remetente ou destinatário da mensagem, via barra de ferramentas ou clicando com o botão da direita sobre a mensagem, aparece mensagem “Este contato já está no catálogo de endereços”, só que não está! Queria evitar de ter que inserir os endereços um a um no campo novo contato. O que posso fazer?

Os comentários estão fechados.