Excel – Abrindos arquivos em uma nova instância do Excel

Por padrão, as versões mais atuais do Excel abrem novos arquivos na mesma instância do aplicativo, caso já exista um aberto. É o comportamento padrão quando você dá um duplo-clique em arquivo pelo Windows Explorer.

Porém, dependendo do comportamento do determinado arquivo, é desejável que ele seja aberto e uma nova instância. Isso é relativamente simples em VBA. Porém, seria interessante ter o mesmo comportamento de forma mais tradicional. Issoé possível, seguindo os seguintes passos:

Passo 1: Com o Windows Explorer aberto, vá em Ferramentas->Opções de pasta. Nessa janela, vá para a aba Tipos de Arquivo e procure pela extensão XLS. Selecione e clique no botão Avançado.

Passo 2: Com a janela Editar tipo de arquivo aberta, clique no botão novo.

Passo 3: Na janela Nova ação, selecione um nome para esta. Como sugestão inicial, coloque “Abrir em uma nova instância do Excel” já que é isto mesmo que a ação fará e no campo Aplicativo usado para executar a ação, coloque o seguinte comando:

“C:\Arquivos de programas\Microsoft Office\OFFICE11\EXCEL.EXE” “%1”

É importante que a primeira parte do comando aponte para a pasta onde está instalado o office no seu computador. O comando acima faz referência a instalação padrão do Excel 2003.

Passo 4: Agora é fazer o teste. Abra o Windows Explorer e aponte para qualquer pasta que contenha um arquivo em Excel (.xls) e clique com o botão direito para que a ação que acabamos de configurar está presente no  menu:

Porém, para efetuar o teste com clareza, deixe aberto antes de executar a ação acima algum outro arquivo do Excel. Agora basta conferir pelo gerenciador de tarefas (Ctrl+Shift+Esc) que quando este comando é executado, uma nova instância do Excel é aberta.

Para remover o comportamento, basta ir até o passo 2 deste tutorial, mas ao invés de clicar em novo, selecione a ação que acabamos de criar em clique em remover.

Bom proveito!

Referências:

http://www.vadriano.com/excel-vb/

Comentários

comentários