Excel – Ativando Macros Automaticamente

Excel Macros Ativar Para Sempre
Eis um assunto polêmico. Tão polêmico que desde a primeira versão vez em que tive contato com o Microsoft Excel e VBA, ouço falar dele. Para quem programa em VBA, ter as macros ativadas é um requisito para que todo seu código, fruto de suas longas horas de trabalho façam algum sentido na vida de seus usuários e clientes.

Infelizmente, não há como forçar sua ativação pelo próprio Excel. É preciso intervenção externa, seja via configuração (nível de segurança de macros) ou por aplicação externa. Existe a opção de certificados digitais, que é mais segura, mas exigem um nível de conhecimento e acesso ao computador muito específico. Não vou entrar em detalhes, pois acredito que se chegou até aqui, já deve ter passado por tudo isso.

A opção que vamos explorar para obter essa façanha é a “aplicação externa”, onde vamos produzir um aplicativo em um linguagem de programação que não o VBA para ativar as automaticamente as macros. A escolha desta opção se dá, principalmente pelo fato de facilitar a distribuição, uma vez que não é preciso ter acesso a máquina do usuário ou qualquer outra configuração. É a abordagem perfeita para aqueles que distribuem suas planilhas para clientes a distância.

O aplicativo externo

Utilizarei a linguagem C# rodando sobre .NET. Se não a conhece, recomendo dar uma lida neste curso, até porque, todas as instruções para seguir os passos do aplicativo que vamos construir estão nele.

O motivo da escolha é porque, primeiro, já trabalho com ela há mais de 10 anos (UAU!). Segundo, ela tem sido a linguagem  mais utilizada para produzir aplicações para Windows na última década e vem sendo atualizada constantemente. Terceiro, se está lendo este artigo de um computador com Windows, você provavelmente já a tem instalada, tanto para executar como para criar aplicativo.

Nosso aplicativo será responsável por executar o Microsoft Excel, abrir o arquivo  que contém as nossas macros com elas ativadas, sem intervenção  do usuário. Bom demais para ser verdade não? Pois é isso mesmo que iremos fazer.

Criando o aplicativo

Passarei as instruções para que você possa criar o aplicativo sem precisar de programas adicionais. No futuro, você poderá facilitar o processo utilizando ferramentas mais avançadas, como o Visual Studio Express (que possui versões gratuitas). Para o momento, usaremos o Bloco de Notas e o compilador que vem com o .NET Framework, já instalado no seu Windows.

Vamos começar. Primeiro, crie uma pasta no seu disco no caminho:

C:\ExcelMacros.

É aqui que vamos trabalhar neste tutorial. Esse caminho não é obrigatório. No produto final, ele poderá estar onde quiser.

Obtenha seu arquivo Excel com suas macros. De preferência, coloque uma macro no Auto_Open ou no Workbook_Open para ter a visão imediata de que as macros estão sendo executadas. Salve o arquivo dentro da pasta que acabamos de criar acima. Para exemplo, vou usar um arquivo chamado ExcelComMacros.xlsm com o seguinte código VBA:

Private Sub Workbook_Open()
    MsgBox "Funcionou!"
End Sub

Dessa forma, terei certeza se o código funcionou assim que executar o aplicativo.

Agora, abra o Bloco de Notas e insira nele o seguinte código:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Reflection;
using System.Threading;
using System.Windows.Forms;
 
    static class Program
{
	// variáveis de instãncia
	static object oExcel = null;
	static object oBooks = null;
	static object oBook = null;
	static object oMissing = System.Reflection.Missing.Value;
	static System.Globalization.CultureInfo ci = Thread.CurrentThread.CurrentCulture;
 
	[STAThread]
	static void Main()
	{
		string CaminhoDoArquivo = @"C:\ExcelMacros\ExcelComMacros.xlsm";
 
		if (ExcelEstaInstalado())
		{
			try
			{
				if (System.IO.File.Exists(CaminhoDoArquivo))
				{
					AbrirArquivo(CaminhoDoArquivo); 
				}
				else
				{
					MessageBox.Show(string.Format("O arquivo {0} não foi encontrado", CaminhoDoArquivo));
				}
			}
			catch (System.IO.IOException)
			{
				MessageBox.Show("Erro de acesso ao arquivo. Verifique o arquivo de configuração ou as permissões de pasta");
			}
		}
		else
		{
			MessageBox.Show("Não foi possível encontrar a instalação do Microsoft Excel no seu computador");
		}
 
		Application.Exit();
	}
 
	private static void AbrirArquivo(string caminhoDoArquivo)
	{
		object oFileName = caminhoDoArquivo;
		oExcel = Activator.CreateInstance(Type.GetTypeFromProgID("Excel.Application"));
		oExcel.GetType().InvokeMember("AutomationSecurity", BindingFlags.SetProperty, null, oExcel, new object[] { 1 }, ci);
		oExcel.GetType().InvokeMember("Visible", BindingFlags.SetProperty, null, oExcel, new object[] { true }, ci);
		oBooks = oExcel.GetType().InvokeMember("Workbooks", BindingFlags.GetProperty, null, oExcel, null, ci);
		oBook = oBooks.GetType().InvokeMember("Open", BindingFlags.InvokeMethod, null, oBooks, new object[] { oFileName, oMissing, false }, ci);
	}
 
	public static bool ExcelEstaInstalado()
	{
		Type officeType = Type.GetTypeFromProgID("Excel.Application");
 
		if (officeType == null)
		{
			return false;
		}
		else
		{
			return true;
		}
	}
}

Salve o arquivo com o seguinte nome e caminho:

C:\ExcelMacros\AbreExcelComMacros.cs

A extensão “.cs” é própria para arquivos da linguagem C#. Como o C# é uma linguagem compilada e não script (ver mais no curso já citado), precisamos compilar nosso pequeno programa para que ele se torne um executável. Para isso, no seu computador, navegue até a pasta:

C:\Windows\Microsoft.NET\Framework

Caso seu Windows seja 64bit, a pasta alvo será “Framework64”. Dentro desta pasta, você verá todas as versões do .NET Framework, necessários para executar programas em C# instalados no seu computador. Em nosso caso, vamos utilizar a versão v2.0.50727, ou simplesmente versão 2.0, que tem tudo o que precisamos e também porque temos mais certeza de que os computadores dos clientes o terão instalado.

Agora, abra o Prompt de Comando do Windows (sim, aquela tela preta esquisita) executando-a em modo administrador. Nele, navegue até a pasta que encontramos logo acima com o comando:

cd C:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v2.0.50727

Nessa pasta, existe o executável chamado csc.exe (CSharp Compiler), que é nosso compilador, ou seja, o cara que vai transformar nosso “.cs” em um “.exe” pra lá de útil. Se algum dia chegou a estudar Java, ele é equivalente ao “javac”.

Por fim, vamos compilar nosso programa. Execute a seguinte linha de comando:

csc /target:winexe /out:”C:\ExcelMacros\AbreExcelComMacros.exe” “C:\ExcelMacros\AbreExcelComMacros.cs”

O que isso faz? Gera um arquivo “.exe” do nosso código C# pronto para ser executado. Se alguma coisa der errado aqui, como alguma mensagem de erro do compilador, volte e recomece desde a criação da pasta.

Os três parâmetros passados para o compilador foram:

  • out: o caminho do arquivo de saída
  • target: o tipo de aplicativo gerado, no caso, um Windows Application
  • no fim de tudo, o arquivo com o código fonte da aplicação

O resultado será provavelmente este:

A pasta C:\ExcelMacros após a compilação do aplicativo
A pasta C:\ExcelMacros após a compilação do aplicativo

Em destaque, nosso arquivo .exe gerado. Agora, execute-o (duplo-clique, enter, etc). Se tudo der certo, você verá seu arquivo Excel ser aberto com as macros ativadas.

Como funciona?

Aqui, há algumas coisas para explicar. Como a intenção aqui é ser simples, vou resumir ao máximo:

O código que faz a maior parte da mágica está dentro do método AbrirArquivo, que recebe o caminho do arquivo no Excel no disco. O código cria uma instância o aplicativo Excel, o que é bastante trivial até mesmo no VBA. A grande sacada está na propriedade AutomationSecurity, que aqui é definida para o nível de segurança mínimo, o que faz que com o Excel, neste contexto, aceite executar as macros automaticamente.

O resto é simples, abre o arquivo, define o aplicativo como visível, etc. Há algumas verificações “bônus”, como checar se o arquivo existe ou se o Excel está instalado no método ExcelEstaInstalado.

Outro detalhe que merece ser mencionado é o fato do código usar Reflection (no linguajar do VB, Late Binding) ao invés de fazer referência a bibliotecas. O motivo é que o Excel e todo o Office tem APIs versionadas. Se você fizer um código fazendo referência para a versão 2010, abrir na 2007 daria conflito. O código como está, evita esse problema.

Tudo pronto

De posse desta façanha, você pode agora distribuir suas planilhas com este arquivo de apoio que servirá para facilitar a execução de seus aplicativos. Para este caso em específico, se você dominar a linguagem C#, poderá incrementar seu aplicativo com uma séria e outras verificações.

Arquivos de Exemplo:

ExcelMacros.zip (11.5 KiB)

Acompanhem a discussão no fórum:

http://www.tomasvasquez.com.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=2946

Bom proveito!

Comentários

comentários

Um comentário em “Excel – Ativando Macros Automaticamente”

Os comentários estão fechados.